PORTFÓLIO - AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Cidade Ano de entrega sumário 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. Tarefa 1 4 2. Tarefa 2 6 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO Analisando o Centro de Educação Infantil “Sítio do Pica Pau Amarelo”, percebeu-se que a diretora Fernanda, juntamente com a pedagoga Rosa, comunicou aos professores que haverá uma semana de estudo diferenciada, a Semana Cultural. Para exposição serão usadas atividades e apresentações relacionadas às áreas do teatro, da música, da dança, das artes visuais e da literatura. A diretora também comunicou que os trabalhos e apresentações deverão assumir um caráter interdisciplinar, favorecendo a compreensão das relações existentes entre os conteúdos estudados. Acriança desde bebe começa a conhecer o mundo das mais diversas maneiras, e nesse processo, e nesse processo, iniciam-se as relações em as pessoas interagindo com quem está a sua volta esse momento de interação leva a criança a manifestar desejos e preferencias por aquilo que mais lhe atrai isso acontece por meio das brinca deiras e dinâmicas vivenciadas no seu meio.

Segundo Dornelles (2001 ): “É pelo brincar que as crianças se expressam e se comunicam. É através das brincadeiras que elas começam a experimentar e a fazer interações com os objetos e pessoas que estão a sua volta. ” (pág104). A medida que a criança cresce o lúdico a toma novas dimensões e para Vygotsky (2007), quando a criança chega a idade pré-escolar é o momento em que surge uma grande quantidade de tendências, desejos, muitas vezes não possíveis de serem realizadas de imediato. Tarefa 2 Identificação da escola Estalinho de Aprendizado Período de realização 30 Turma AM2 Título/tema da atividade Sabor legal Objetivo geral da atividade -Respeitar a evolução natural da criança, pois cada uma tem seu tempo para desenvolver suas habilidades.

Estimular a espontaneidade da criança para realizar ao verdadeiro desenvolvimento ; -Incentivá-los a perceber a funcionalidade de cada órgão dos se ntidos; -Estimular o autoconhecimento ; -Incentivar a exploração do meio a sua volta a través dos órgãos dos sentidos; -Conscientizar para manutenção da saúde dos órgãos dos sentidos; -Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas pelos portadores de algumas deficiências nos órgãos dos sentidos, mostrando alguns problemas que a fetam e sses órgãos; -Utilizar jogo, brincadeiras e oralidade para auxiliar no processo de ensino -aprendizagem. Trabalhar a coordenação motora fina. Objetivos específicos da atividade - Apresentar os materiais e ferramentas utilizados; - Ensinar às crianças a importância do trabalho em grupo, já que a atividade será desenvolvida em grupos de 3 pessoas; Percurso metodológico -Organi zar as crianças em volta da mesa.

F azer uma introdução sobre o projeto: “trabalhando os cinco sentidos; - Trabalhando o Paladar, olfato e a v isão. ed. ão Paulo: picione Ltda, 1997. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. New York: Pergamon Press, 1984. p. BRASÍLIA. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Unidade IV.

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