Relatório de Estágio Final - Curso Técnico em Química

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Química

Documento 1

Melissa Reis Martins Aluna _________________________ Jamile Mariano Macedo Taborda Professora Orientadora _________________________ Júlio Sancho Linhares Teixeira Militão Supervisor de Estágio _________________________ Alberto Pérsio Alves Ewerton Coordenador de Integração Empresa, Escola e Comunidade DEDICATÓRIA Dedico este trabalho de conclusão de estágio à minha família, aos meus amigos e aos professores do curso Técnico em Química. AGRADECIMENTOS À minha família, pelo apoio incondicional e por sempre proporcionar amor, carinho, sabedoria e motivação na minha jornada. À Professora Orientadora Jamile Mariano Macedo, pelos ensinamentos teóricos, paciência e suporte na produção do Relatório de Estágio. À coordenação do Laboratório de Produtos Naturais, por receber calorosamente os discentes do curso Técnico em Química do IFRO. Aos pesquisadores e discentes do curso de Licenciatura em Química, pelo auxílio durante todo o período de estágio, sempre proporcionando um ambiente de estágio agradável e interessante.

Participação e Auxílio no planejamento de aulas práticas 10 4. Preparação da matéria-prima e amostras para pesquisa 11 4. Extrações de óleos essenciais e lubrificantes por meio de destilação 11 4. Atividades desenvolvidas 11 4. Manutenção e Organização do laboratório 12 4. O Núcleo de Ciências Exatas e da Terra – NCET, mais especificamente na área de Química, conta com laboratórios que executam projetos e auxiliam os próprios discentes por meio de monitorias e estágios. O Laboratório de Produtos Naturais, coordenado pelo professor Júlio Sancho Linhares Teixeira Militão – Bacharel em Química situa-se no Campus Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia e as principais atividades realizadas estão diretamente relacionadas com a pesquisa e exploração de matérias-primas naturais da região, sendo em sua maioria objeto de estudo plantas, frutos e sementes regionais.

Os procedimentos realizados em laboratório visam identificar e caracterizar a matéria-prima natural da região, promovendo estudos que avaliem as aplicações tecnológicas e cotidianas dos materiais utilizados. Tais quais, combustíveis, lubrificantes, graxas etc. A extração de óleos essenciais provenientes de plantas, frutos e sementes a partir de destilação é o método mais utilizado neste processo. A etapa seguinte é a fase onde é extraído o óleo. Nessa etapa, a parte escolhida vai à estufa a 60ºC por uma per noite para secagem, depois é feito um cartucho com filtro e é colocado em extrator Soxhlet com solvente Hexano. Nesse momento o óleo é extraído e fica em refluxo durante 6h. Após o término das 6h, o óleo é destilado, assim é obtido o óleo bruto. Após o óleo bruto ser obtido, ele fica estocado em uma geladeira.

Preparação da matéria-prima e amostras para pesquisa Descasque, trituração e separação de cada parte das oleaginosas utilizadas na pesquisa ou extrações de rotina. Separando a fruta em casca, poupa e amêndoa. Assim, cada parte irá gerar um óleo respectivo. Extrações de óleos essenciais e lubrificantes por meio de destilação Extração e destilação das partes componentes de oleaginosas para a obtenção de óleo bruto e posterior analise do mesmo e seu potencial energético e/ou possíveis demais utilidades. Atividades desenvolvidas Todas as atividades propostas no plano de atividades foram cumpridas com êxito. Caso a remoção utilizando apenas com o papel toalha úmido não obtenha êxito, a limpeza se dá pela utilização de uma esponja embebida em detergente neutro.

Após a higienização tanto com papel toalha quanto com a esponja, utiliza-se um pano úmido para finalizar a limpeza retirando qualquer resquício de impureza e garantindo maior eficácia. b) Lavagem de vidrarias: A lavagem das vidrarias do laboratório é realizada com a utilização de um detergente neutro especifico e esponjas que podem variar de tamanho ou serem retorcidas conforme a morfologia de cada vidraria. Para que aja confiabilidade na limpeza das vidrarias, a diluição do detergente neutro é controlada de acordo com o tipo de vidraria. Além disso, o procedimento se dá pelo ensaboamento e esfregaço da vidraria, enxague com água corrente e posterior enxague com água destilada. A composição desses pode variar quando também variarem as condições externas. O clima, altitude e a composição do solo influenciam no teor dos compostos do OE que são, entre outros, os terpenos, cetonas, aldeídos, álcoois, ésteres, ácidos carboxílicos.

A substância química com maior presença e a relação entre todos os componentes determinam o aroma e a aplicação do OE. Esses óleos possuem grande importância industrial e são empregados nas indústrias de perfumaria, cosmética, alimentícia e farmacêutica, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais. Quimicamente falando, óleo essencial é um óleo natural, com odor distinto, segregado pelas glândulas de plantas aromáticas, obtido por processo físico e estrutura química formada por carbono, hidrogênio e oxigênio, dando origem a complexa mistura de substâncias, que podem chegar a várias centenas delas, havendo predominância de uma a três substâncias que caracterizam a espécie vegetal em questão.

c) Extração com supercrítico: Este método consiste na colocação das partes da planta a serem extraídas em um tanque onde é injetado dióxido de carbono hipercrítico a uma pressão de 200 atm e temperaturas superiores a 31° C. d) Prensagem a frio: É o método mais utilizado para obter óleos essenciais a partir de frutos cítricos tais como bergamota, laranja, limão etc. Neste processo, as frutas são prensadas por uma prensa hidráulica, extraindo-se desse modo tanto o óleo essencial quanto o sumo. e) Extração Soxhlet: A técnica de extração Soxhlet é frequentemente utilizada na extração sólido-líquido em laboratório analítico ou sintético e se faz necessária quando um composto desejado apresenta somente uma limitada solubilidade em solvente, e a impureza é insolúvel no solvente.

Em suma, o princípio de funcionamento dessa extração pode ser descrito como um refluxo de solvente-baseado. A matéria-prima é colocada dentro do dedal; 2. O dedal é colocado na câmara central do Soxhlet; 3. O solvente adequado a extração é colocado no frasco de destilação, colocando-se uma quantidade correspondente a cerca de 3 a quatro vezes o volume da câmara central do Soxhlet; 4. O frasco é colocado na fonte de aquecimento; 5. O Soxhlet é colocado por cima do frasco; 6. MOURA et al, 2007) Figura 1 - Reação geral de Transesterificação. Fonte: Meneghetti, S. M. P et al, 2013. Esta reação esta presente em diversos processos industriais, como por exemplo, na poliesterificação e procedimentos para obtenção de tereftalato de polietileno (PET) que é um material amplamente utilizado atualmente, principalmente como garrafas de refrigerante, água etc.

O agente de alcoólise usado é o TMP (trimetilpropano), enquanto os catalisadores podem variar de acordo com a espécie de oleaginosa utilizada e o que se quer obter como produto final geralmente, Hidróxido de Potássio (sólido) ou Ácido Clorídrico (1 M). Segundo Meneghetti (2013) a utilização de catalisadores básicos na reação de transesterificação necessita do emprego de matérias-primas o mais puras possível, uma vez que caso a amostra apresente alto teor de ácidos graxos livres, acabarão por reagir com o catalisador, ocasionando a saponificação. Enquanto a utilização de ácidos na reação de transesterificação pode acarretar inconvenientes devido à corrosão dos equipamentos industriais quando entram em contato com os mesmos e às baixas taxas de conversão quando comparadas a sistemas que utilizam bases como catalisadores.

O procedimento consiste colocar o óleo selecionado em um béquer, adicionando ao mesmo o agente de alcoólise TMP e o catalisador apropriado. Após a mistura de todas as espécies, o óleo segue para agitação por no mínimo duas horas, período que pode variar de acordo com o óleo e catalisador utilizados. Assim, seguem-se os testes de teor de éster, geralmente realizados a parir de cromatografia gasosa e teste de chama. Além disso, na realização de extração de óleos e utilização dos mesmos na produção de biodiesel é essencial a caracterização do produto obtido a partir de análises físico-químicas tais quais: acidez, corrosividade, densidade, viscosidade, glicerina livre e total e ponto de fulgor de acordo com as normas previstas na Resolução nº 45 de 25.

pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O biodiesel obtido a partir do óleo de buriti tem-se mostrado dentro das especificações exigidas na legislação brasileira. Podendo-se destacar como uma alternativa viável no desenvolvimento de combustíveis partindo dos pontos de visa econômico, social e principalmente ambiental, com a demanda sustentável cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Deve-se, porém, fazer um estudo da utilização da temperatura do óleo durante o processo, da pressão exercida, do diâmetro dos poros da membrana utilizada e a dependência do álcool usado na reação de obtenção do biodiesel, para se obter o melhor rendimento do processo. Se satisfatório quanto à qualidade da separação, este processo poderá ser muito vantajoso, pois é de baixo custo e rápida execução.

CAVALLARI, P. I. et al) Em laboratório, para a separação do biodiesel e da glicerina, o método utilizado consiste em colocar a solução do béquer era em um funil de separação, onde o produto e o glicerol são por fim separados. p. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo. Disponível em: http://sistemas. eel. usp. Extração de Óleo Essencial Utilizando um Extrator Caseiro Para Produção de Material de Limpeza: Desinfetante. Disponível em: http://www2. ifrn. edu. br/ocs/index. google. com. br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kGTsPEMNLt0C&oi=fnd&pg=PR3&dq=JUNGERMANN,+E. B+SONNTAG,+N. O. Dissertação de mestrado, Departamento de Química, Universidade Federal do Piauí, Brasil, 2005.

Disponível em: http://base. repositorio. unesp. br/bitstream/handle/11449/105714/lima_jro_dr_araiq. MOURA, E. M. Obtenção de biodiesel a partir de oleaginosas do norte e nordeste brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel, 2007, Varginha. Anais do 4° Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel. Disponível em: file:///C:/Users/Casa/Downloads/389-2782-3-PB. pdf. Acesso em: 19 de novembro de 2015. MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS (2012). Disponível em: http://oleosessenciaisnaturais. html. Acesso em: 18 de novembro de 2015. RAMALHO, H. F. SUAREZ, P. Soxhlet - Laborátorio Online. Janeiro de 2015. Disponível em: http://www. fciencias. com/2015/01/15/soxhlet-laboratorio-online/. br/scielo. php?pid=S0102-695X2002000100005&script=sci_arttext. Acesso em: 14 de novembro de 2015. TRANCOSO, Marcelo Delena. Projeto Óleos Essenciais: extração, importância e aplicações no cotidiano.

A. C. H. SILDA, R. B. WOLFFENBüTTEL, Adriana Nunes. Óleos essenciais. Informativo CRQ-V, ano XI, n. o105, págs. e 07novembro/dezembro/2007. de 13 de janeiro de 2005, que define o biodiesel como um combustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão, que possa substituir parcial ou totalmente o óleo diesel de origem fóssil; Considerando as diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, quanto à produção e ao percentual de biodiesel no óleo diesel a ser comercializado; Considerando o disposto no inciso XVIII, art.  8º da Lei nº 9. de 6 de agosto de 1997, alterada pela Lei nº 11. de 13 de janeiro de 2005, que estabelece a atribuição da ANP em especificar a qualidade do biodiesel, e Considerando a Lei 12.

de 16 de setembro de 2011 que, acrescenta e dá nova redação a dispositivos previstos na Lei nº 9. Publicado no DO no dia 26 de agosto de 2014. fragmento). Disponível em: https://www. legisweb. com. Figura 7 - Amostras na estufa para secagem. Arquivo Pessoal, outubro de 2015. Figura 8 - Reagentes do Laboratório. Arquivo Pessoal, outubro de 2015. Figura 9 - Óleos obtidos a partir de extração por solvente.

1067 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download