Redes Sociais e o seu impacto no Recrutamento Pessoal

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O recrutamento inicia-se com o conhecimento dos cargos ou posições disponíveis na organização, e depois é realizada a análise do cargo com os requisitos necessários para o serviço e as características exigidas. Assim, destaca-se a importância de atrair pessoas qualificadas para se candidatar aos cargos da organização. A seleção tem início depois que se forma uma lista de candidatos ao cargo disponível e compreende algumas etapas, que são pré-estabelecidas pela empresa. Para o gerenciamento dessas etapas, a área de recrutamento e seleção de pessoal deve ser competente e flexível, a fim de identificar, atrair, escolher e contratar os melhores profissionais, contando ainda com os recursos da internet nos processos seletivos. Com o advento da internet, os sistemas de informação para Recursos Humanos têm promovido uma enorme mudança nas organizações.

Os microbloggins se assemelham aos blogs, porém o tamanho das mensagens é mais restrito, pois seu objetivo principal é a agilidade na disseminação da informação. E por fim, nos sites de relacionamentos de mídia são postados fotos ou vídeos onde outros usuários podem fazer comentários. As redes sociais da internet podem ser utilizadas tanto por interesse pessoal quanto profissional. Além dessas redes, há outras que são formadas somente com foco profissional, em que seus membros são interligados pelas comunidades conforme a classificação de seu trabalho, a sua formação, o seu conhecimento e ainda, seus contatos profissionais. Essa classe de redes sociais é representada pelo LinkedIn e o Via6. Uma empresa que busca candidatos que sejam capacitados para ocupar cargos na organização tem a possibilidade de encontra-los utilizando esse meio.

Há vantagens e desvantagens, como em todo processo de recrutamento e seleção, alguns candidatos se destacam enquanto outros são mais oprimidos. Uma busca pela rede social Facebook ajudaria o recrutador a saber um pouco mais sobre o comportamento de um possível contratado da empresa. Porém não deve-se limitar somente a essa pesquisa, pois em alguns casos, o perfil encontrado na internet pode ser o oposto do que realmente é o perfil profissional do recrutado. Existem empresas que apostam e acreditam que há grandes chances de encontrar pessoas qualificadas e competentes através da pesquisa virtual. Bibliografia Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, Disponível em: <www. simpoi. fgvsp. br/> Acesso em: 07 mai.

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