EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

ORGANOGRAMA DA EMPRESA 5 4. EDUCAÇÃO CORPORATIVA 5 5. CONCEITO DE COMPETÊNCIA 6 6. RELATÓRIO 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11 ANEXOS 12 INTRODUÇÃO. No Brasil, a Educação Corporativa surgiu na década de 1990 com a política neoliberal implementada no então governo Fernando Collor de Mello, com a abertura econômica o pais impulsionou a ideologia da competição para o mercado. • Visão: Ser reconhecida como referência ao setor, para a Indústria de manufatura. • Valores: Valorização e respeito às pessoas. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS • Produtos e serviços adequados: fornecer produtos e serviços adequados aos clientes, com conceitos e práticas da qualidade total e respeito ao meio ambiente; • Produtividade e eficiência: buscar padrões de produtividade e eficiência com inovação continua que nos permitam assegurar a solidez e o sucesso do negócio; • Preservação do meio ambiente: por meio de uma gestão da política de atendimento às exigências da norma ISO 14001.

• Pessoas realizadas: viabilizar, no exercício de suas funções, para que os funcionários se realizem como profissionais e indivíduos. ORGANOGRAMA DA EMPRESA 4. Os autores ainda acrescentam os significados de competência descritos no dicionário: Dicionário Webster (1981) Língua Inglesa “qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para determinada atividade [. O novo dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira Língua portuguesa “capacidade para resolver qualquer assunto, aptidão, idoneidade “e “capacidade legal para julgar pleito" Quadro 01: Definição de competência. Fonte: Adaptado de Fleury e Fleury (2000, p. McLang (1997 apud Fleury; Fleury, 2000, p. relacionando ao mundo do trabalho, a palavra competência assume diversos significados conforme a peculiaridades de cada indivíduo: “conhecimentos, habilidades, atitudes”.

Essa tendência já esta sendo observada nos Estados Unidos, e nos próximos anos no Brasil segundo pesquisas. O desenvolvimento organizacional está cada vez mais relacionado ao desenvolvimento das pessoas, e as pessoas valorizam cada vez mais os objetivos da organização. Esse contrato psicológico altera o papel das pessoas e da empresa na gestão de pessoas, mas podemos observar que no Brasil ainda se pratica o modelo tradicional. Esse modelo adota o conceito que as pessoas tem um papel passivo e submisso nas empresas, já que o objetivo é o controle. Dutra (1996) aponta que ainda que os brasileiros estejam preocupados com sua trajetória profissional, raramente assume a gestão de sua carreira e desenvolvimento onde normalmente cobra das empresas a oferta de oportunidades de aprendizagens. O Recursos Humanos atua na sugestão de diferentes alternativas e ações de desenvolvimento formais e informais de competência, subsidiando a elaboração de planos individuais.

A efetividade de uma ação de desenvolvimento está diretamente ligada á mudança de comportamento que ocorre através da mudança de atitude por meio da reflexão e experiência. A oportunidade de troca de experiência e o exercício da tutoria são consideradas ferramentas essenciais para possibilitar a aprendizagem individual. A inserção da educação corporativa como uma proposta estratégica de gestão de pessoas permite uma ação articulada para todos os participantes, dessa forma passa a ser um ponto de corte para as ações estratégicas e de transformação cultural. Os lideres precisam estar preparados para desempenhar inteiramente o papel de educador, formador e orientador no trabalho, proporcionando um ambiente de trabalho de forma a motivar os funcionários a utilizar todo seu potencial e buscar altos padrões de desempenho.

scielo. br%2Fpdf%2Frae%2Fv41n1%2Fv41n1a02. pdf&ei=mXwoVMqLJ4LesASVm4L4DQ&usg=AFQjCNE2zOougQOxvUB-WdnUcATjO5dkWg>. Acesso em: 20 de setembro. DUTRA, J. Atlas, 2012. FLEURY, Afonso; FLEURY, M. T. Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. QUARTIERO, E. M. CERNY, R. Z. Universidade Corporativa: uma nova face da relação entre mundo do trabalho e mundo da educação.

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