Cândido Portinari e Wesley Duke Lee

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Capítulo III - Artistas que influenciaram Cândido Portinari em suas produções artísticas. Capítulo IV - A Pintura Mural de Cândido Portinari. Capítulo - As Principais Obras de Cândido Portinari. Capítulo VI - Wesley Duke Lee. Capítulo VII - Principais Obras de Wesley Duke Lee. I A Vida de Cândido Portinari Em 1903, Cândido Portinari nasce numa fazenda de café, em Brodowski, São Paulo, no dia 29 de dezembro. Seus pais foram os imigrantes italianos Batista Portinari e Domênica Torquato, que tiveram 12 filhos. Nasci numa fazenda de café. Meus pais trabalhavam na terra. Mudaram-se da fazenda Santa Rosa para a estação de Brodósqui - onde não havia ainda povoado; eu devia ter dois anos de idade”. Em 1924, participa do Salão Nacional de Belas Artes com o quadro Baile na Roça obra com temática brasileira, mas é recusado pelo júri.

Em 1930, sente saudade de Brodowski e escreve para o Brasil. Daqui fiquei vendo melhor a minha terra - fiquei vendo Brodowski como ela é. Aqui não tenho vontade de fazer nada. Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor. Essa obra está sendo atualmente realizada por Candido Portinari, para o novo edifício do Ministério da Educação. ” Em 1941, em Brodowski, na casa de seus pais, Portinari passa a pintar uma capela para sua avó - "Capela da Nonna", que já não mais podia freqüentar a Igreja. Em 1942, passa vários meses nos Estados Unidos, pintando quatro afrescos para a Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington, vê o quadro "Guernica", de Pablo Picasso, que o impressionou profundamente.

Ilustra o livro infantil "Maria Rosa”, de Vera Kelsey. Em 1943, a pedido de Assis Chateaubriand, pinta uma série de murais para a Rádio Tupi do Rio, inspirados na música popular brasileira. Em 1946, expõe na Galeria Charpentier, de Paris, seus quadros e desenhos das séries "Os Retirantes" e "Meninos de Brodósqui". Recebe a "Legião de Honra" do Governo Francês. Em 1947, candidato a Senador, em São Paulo, pelo Partido Comunista, perde por pequena margem de voto, colocando em dúvida a lisura do pleito. Viaja para Buenos Aires, onde faz uma Exposição Individual, que volta a apresentar em Montevidéu, no Salão da Comissão Nacional de Belas Artes do Uruguai. Em 1948, pinta em Montevidéu, à têmpera, o grande painel "A Primeira Missa no Brasil”, para o Banco Boavista do Rio de Janeiro.

Na Itália é lançada a monografia Portinari, organizada e apresentada por Eugenio Luraghi (ed. Della Mondione, Milão). Em 1952, pinta para o Banco da Bahia, em Salvador, o Mural "A Chegada da Família Real Portuguesa à Bahia”. Com ilustrações de Portinari, o semanário “O Cruzeiro”, publica o romance “Os Cangaceiros” de José Lins do Rego. Pinta um conjunto de obras sacras para a Igreja Matriz da cidade de Batatais - SP, pequena cidade próxima de Brodowski. Estou proibido de viver”, reclama. Em 1955, participa da III Bienal de São Paulo, ocupando novamente uma sala especial. O Internacional "Fine Arts Council", de Nova Iorque, confere-lhe uma medalha como o pintor do ano. Ilustra o Romance "A Selva", de Ferreira de Castro. Em outubro é inaugurado o painel "O Descobrimento do Brasil”, encomenda do Banco Português do Brasil, no Rio.

É convidado a participar do júri da II Bienal do México. Realiza-se em Moscou, uma mostra de fotografias de várias de suas obras. Em 1962, envolvido no trabalho para a exposição de Milão, descuida-se de vez de sua saúde. Morre, no dia 06 de fevereiro, na Casa de Saúde de São José, no Rio de Janeiro. Seu corpo é velado no Ministério da Educação, de onde sai o enterro, com grande acompanhamento. II O Contexto Histórico vivido por Cândido Portinari Quando Portinari estava com onze anos, estourou a Primeira Guerra Mundial, envolvendo as maiores potências da Terra. Esse conflito matou dez milhões de pessoas e deixou trinta milhões de feridos, devido às armas utilizadas, e tudo isso representou anos de sofrimento, de atraso social e humano para todos.

Provocou um colapso no setor financeiro e industrial, proporcionando assim, endividamento dos países envolvidos, afetando primeiramente a classe pobre, o homem do campo e sua família sendo que tudo isso poderia ter sido evitado, se antes do poder estivessem a inteligência e o respeito para com o próximo. Em 1918, mudou-se para o Rio de Janeiro, vivendo com muita dificuldade. Para economizar na alimentação, comia apenas uma vez por dia e quando não tinha dinheiro, juntava-se a um amigo, Barão de Itararé, filavam o almoço em um restaurante, onde o caixa era um amigo. Essas atitudes, de principal perseguição aos comunistas, levaram-no a um exílio voluntário no Uruguai e seu desligamento do P C B. No ano de 1957, foi convidado para ir aos Estados Unidos para assistir à inauguração dos Painéis das Nações Unidas Guerra e Paz, porém, o Departamento Cultural da Embaixada Americana, exigiu que Portinari declarasse que não mais fazia parte do Partido Comunista Brasileiro.

Como não chegou a dar resposta à embaixada, a inauguração realizou-se sem sua presença. Portinari era homem sério no seu modo de viver, não era homem de acordos, não aceitava trocas. No painel da “Paz”, o pintor inspirou-se na Bíblia, em “Os Quatros Cavaleiros do Apocalipse” e no painel da “Guerra”, sua inspiração veio de Ésquilo, (poeta trágico da Grécia). Pablo Picasso, no entanto, foi o artista que mais influenciou a arte de Cândido Portinari. Depois de ter contato com a obra Guernica de Picasso, Portinari encontra a solução plástica para a realização de suas obras. É como se tivesse encontrado o ponto inicial para convergir toda sua experiência artística e a partir daí redirecionar suas criações.

“Guernica, na realidade, teria fornecido a Portinari a solução para um problema técnico, que já se fazia presente nos afrescos do Ministério da Educação e Saúde – a relação entre primeiro e segundo plano -, permitindo-lhe alcançar uma harmonia paradoxal entre figuras de grande densidade anatômica e fundos abstratos “. Essa influência é reconhecida por Portinari, que através da obra de Picasso, compreende que a arte não está presa a uma fórmula num determinado período. Construção de Rodoviário III (painel), 1936, óleo sobre tela, 96 x 768 cm, Museu Nacional de Belas Artes,R. J. Construção de Rodoviário IV (painel), 1936, óleo sobre tela, 96 x 768 cm, Museu Nacional de Belas Artes, RJ. Em 1930, o Ministério da Educação e Saúde é criado e o Ministro Gustavo Capanema confia a Portinari a execução das pinturas murais do edifício; ele empenha-se então, no realismo crítico, expresso em seus afrescos e nas pinturas dos azulejos, com estes, Portinari une a funcionalidade com a questão decorativa e valores artísticos.

Borracha, 1938, Ciclo Econômico, afresco, 280 x 248 cm, Mural do MEC, Palácio Gustavo Copanema/R. Painel de Azulejos, 1944, 750 x 2120 cm, Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e integrante do conjunto arquitetônico da Pampulha-Belo Horizonte/M. G. Descida da Cruz (painel – Passo XIII da Via Sacra), 1944-1945, óleo sobre madeira, Igreja da Pampulha/M. G. Também em 1948/ 1949, realiza mais dois painéis: Primeira Missa no Brasil e Tiradentes. V As Principais Obras de Cândido Portinari Este desenho é considerado primeiro retrato feito por Candido Portinari aos 10 anos de idade retratada com certa inocência, desenho é um tanto desproporcional por outro lado, de extrema qualidade se falarmos de um artista de 10 anos em fase inicial. Baile na Roça Óleo sobre tela, 1924, 97x134cm – Coleção Particular/R.

J. Em1918, Portinari essas condições precária foram estabelecer-se na escola de Belas Artes no Rio de Janeiro, cinco anos depois. Pintou Baile na Roça, que foi reconhecida como sua primeira obra a ser vendida. Forte influencia, por Guernica Pablo Picasso retratou o santo São Francisco com características físicas e expressões de angustia e sofrimentos. Chorinho Série Músicos, 1942, Óleo sobre tela, 225 x 300cm – Museu Nacional de Arte Contemporânea - Lisboa/Portugal Retirantes Óleo sobre tela, 1944, 180x220cm – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand/S. P. Com esta obra resgatou imagens de sua infância e retratou famílias poderes e desabrigadas que passavam por sua cidade. Dom Quixote, de Cervantes Lápis de cor sobre cartão Utilizando a técnica alternativa com lápis de cor tentativa para escapar à intoxicação pelas tintas, pintou uma serie com 21 desenhos.

Apesar de receber, no 1º Salão de Propaganda de São Paulo duas mensões honrosas, sua inventividade impossibilitava-o de permanecer por muito tempo em qualquer emprego. Trabalhou como free-lancer publicitário e como diretor de departamento de arte de uma agência até 1957, ano em que foi demitido. Após a demissão, voltou a dedicar seus esforços às Artes Plásticas tornando-se assistente do pintor Karl Plattner. Esse novo trabalho trouxe-lhe a boa oportunidade de acompanhar o pintor em uma viagem à Itália para a realização de murais. Ao longo da década de 60, Wesley foi arduamente criticado tanto por sua postura artística, vista sem nenhum compromisso ou espírito crítico perante aos acontecimentos sócio-políticos de seu meio, como por sua confessada simpatia pela direita política, ou ainda, por sua não disfarçada admiração pela cultura norte-americana.

Em 1963, na noite de inauguração da exposição, realizada no, hoje extinto, João Sebastião Bar, em que apresentava ao público a proposta de um novo olhar sobre a realidade, um olhar mágico; uma bailarina fazia um anti-strip-tease ao passo em que um ventilador espalhava espuma de sabão, confete colorido e penas de galinha sobre a platéia, que de posse de uma lanterna, esforçava-se para contemplar, em uma semi-escuridão, suas pinturas eróticas da Série Ligas. Realizava-se o primeiro “happening” no Brasil, com direito a leitura de um protesto, em forma de agradecimento, contra os críticos de arte; conquanto nascia o Realismo Mágico, movimento com tendências narrativas, sob a ascendência da arte pop, mas fundamentalmente, enraizado no surrealismo.

Neste mesmo ano, acontecia a primeira mostra individual do pintor na Europa, em Milão, na Itália. A exposição Ligas, no João Sebastian Bar, foi o primeiro happening brasileiro, uma iniciativa que tomou força com os artistas Nelson Lerner e Geraldo de Barros, levando-os a criar, em 1966, a Rex Galery & Sons, um espaço alternativo para a publicação de manifestos artísticos e divulgação da produção fora dos circuitos fechados das galerias. Sua obra destaca-se no panorama artístico brasileiro devido ao caráter irônico e crítico, pela liberdade com que trabalha temas eróticos e pelo uso inovador de materiais e técnicas. No Espelho do Mágico. Nº2, 1964, Ponta seca s/ papel, 63. x 45. cm, Doação Artista. No Espelho do Mágico.

acrílica e óleo sobre tela. O Guardião, A Guarda, As Circunstâncias Tiptico, 1966. O Retrato de Luiza, 1976, óleo sobre tela. Conclusão A Arte Moderna trouxe para o Brasil certa inquietação para os novos artistas. O desejo de fazer uma arte desvinculada dos padrões acadêmicos de valores extremamente brasileiros estava presente desde cedo na vida de Cândido Portinari. Internet www. vitruvius. com. br - 02/04/2007 www. revista. art. br/gv/artistas_brasileiros/bio_wesleylee. php www. mac. usp.

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