O que é Didática?
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Gestão ambiental
e surge como mediadora do fazer pedagógico que atende às expectativas de diferentes ambientes formativos. Para atender essa diversidade, o educador, independente de sua área de atuação, necessita organizar suas ações com intencionalidade. Ou seja, um dos aspectos sobre o qual a Didática contribui é a continuidade da formação do indivíduo, preservando uma sequência lógica entre as diferentes áreas do saber fazer. Nesse sentido, a Didática, ramo da Pedagogia, se refere aos processos para a construção do conhecimento definido como a ciência e a arte do ensino e da aprendizagem. Ao se refletir sobre o significado da Didática no processo de ensino aprendizagem, é salutar lembrar que o homem, em sua ação, busca alternativas para atender seus objetivos e as mudanças que ocorrem na sociedade.
P. Plano de aula: “é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico”. LIBÂNEO, 1992. P. Planejamento participativo: “se constitui num processo político, num contínuo propósito coletivo, numa deliberada e amplamente discutido construção do futuro da comunidade, na qual participe o maior número possível de membros de todas as categorias que a constituem. Terceira aula: Pedir para as crianças colar no cartaz o que tem na cesta de Dona Maricota, utilizando imagens de revistas e panfletos de supermercados. Sem esquecer-se de solicitar esses panfletos com antecedência. Quarta aula: Recortar dos panfletos de supermercados os alimentos e em seguida separar-los em dois grupos saudáveis e não saudáveis.
Material: Livro “A cesta de Dona Maricota”; Cesta com frutas, legumes e verduras; Cartaz; Cola; Tesoura; Panfletos; Avaliação: A avaliação, contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse das crianças. Considerações finais O mais importante é compreender o campo de aplicação da metodologia, adequado às fórmulas didáticas que engessam o trabalho do educador, à criação de novas alternativas de ensino aprendizagem, Trata se, portanto, de conhecer os métodos e técnicas e, a partir da realidade educativa, transformar esses conhecimentos em situações didáticas que interfiram diretamente no processo de ensino aprendizagem do educando. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola.
São Paulo. Cortez. PILETTI, Claudino, Didática Geral.
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