DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA ADOLESCÊNCIA

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Eldon Mendes de Souza Boa Vista- RR 2019 SUMÁRIO 1- TEMA. DELIMITAÇÃO DO TEMA. OBJETIVOS: 4 3. GERAL / ESPECÍFICOS: 4 4- INTRODUÇÃO 5 5- JUSTIFICATIVA 6 6- REFERENCIAL TEÓRICO 6 7- METODOLOGIA: 12 8- CRONOGRAMA: 12 9- CONSIDERAÇÕES FINAIS: 13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 14 1- TEMA Dependência Química. DELIMITAÇÃO DO TEMA Palestra educativa e preventiva sobre dependência química realizada no dia 31 e Maio de 2019 para adolescentes da Escola Estadual Euclides da Cunha. A adolescência é vista como uma fase de transição entre a infância e a vida adulta considerado um momento delicado e de diversas modificações no corpo, mente e nas relações sociais. Figlie, Bordin e Laranjeira4 (2004) relatam que as transformações sofridas, em geral, vêm permeadas de dúvidas, instabilidade emocional e a famosa crise da adolescência e de identidade; o uso de drogas entra nesse contexto como uma resposta para amenizá-las.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) no ano de 2015 indicam cerca de 12% dos alunos do 9° ano do ensino fundamental das redes estaduais e privadas no estado de Roraima já fizeram uso de drogas ilícitas. Segundo a pesquisa, o estado apresenta um dos maiores percentuais conforme o levantamento realizado. O aumento desse consumo foi de 7,3% em 2012 para 9,0% em 2015. Ensino fundamental Horário: 6- REFERENCIAL TEÓRICO A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, causando alterações em seu funcionamento é tida como droga, sendo identificadas como drogas psicotrópicas, conhecidas também como substâncias psicoativas. Incluem-se ai as substâncias que são usadas com a finalidade de promover efeitos benéficos como medicamentos e que mesmo produtos de uso doméstico possuem este poder de causar alterações no cérebro.

Vale lembrar que nem todas as substâncias psicoativas têm a capacidade de provocar dependência. Sendo que a dependência química caracteriza-se por um estado em que o indivíduo não mais consegue realizar suas atividades cotidianas de forma plena por causa do uso descontrolado de uma ou mais substâncias ou devido aos efeitos adversos deste uso. SENAD, 2013). A implantação, envolvimento e o comprometimento do órgão da saúde, e muitas vezes dos profissionais, é um campo que encontra barreiras e dificuldades, pois nem todos estão dispostos a enfrentar de frente a 16 questão das drogas e seus desdobramentos nos campos da violência e da saúde (COSTA e CASTRO, 2001, p. O aumento descontrolado dos problemas inerentes ao uso de álcool e tóxicos forçou a colocação em prática de algumas ações mais efetivas que fizessem frente ao problema.

Assim, no ano de 2002, estabeleceu-se a Política Nacional Anti Drogas, atualmente Política Nacional Sobre Drogas e em 2006 o Sistema Nacional de Políticas Sobre Álcool e Drogas (SISNAD) (BRASIL, 2006). A Lei 11. reconhecida como Lei de Tóxicos, foi a responsável pela instituição do SISNAD, que institui medidas para prevenção do uso indevido, assim como também atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, instituindo ainda regras para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas (BRASIL, 2006). Drogas lícitas e ilícitas Na visão de Lopes e Pessanha (2008), as drogas não se caracterizam apenas por serem compostos químicos, mas também por serem visos como resultados do rótulo ideológico, aliado às condições de acesso e consumo.

Reafirmando o conceito de droga, esta de acordo com Kolankiewczl et al. p. “é toda e qualquer substância que possui a capacidade de atuar sobre um ou mais sistemas do organismo, produzindo alterações em seu funcionamento; seu problema não está tanto em seu uso, mas sim no abuso, o que pode levar à dependência”. De acordo com Costa e Castro (2001, p. O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. Depressoras: Diminuem a atividade cerebral. Álcool, calmante, inalantes etc. Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral. Cocaína, anfetaminas (remédios para emagrecer), cafeína e nicotina. Sendo assim, evidencia-se a necessidade de variadas abordagens aos sujeitos envolvidos neste quadro clínico, entretanto a assistência aos mesmos ainda é considerada como precária por muitos no contexto literário.

Na visão de Costa e Castro (2001, p. o treinamento adequado de todos os profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção, permitirá um diagnóstico adequado e a superação das barreiras culturais no diálogo entre profissionais de saúde, em todos os níveis de atuação, permitindo um diagnóstico adequado e a superação das barreiras culturais no diálogo entre o profissional de saúde e pacientes e poderão contribuir para uma melhor aceitação desses doentes nos serviços de saúde, maior adesão e reconhecimento da oferta de ajuda por parte dos serviços de saúde formais e, consequentemente, para intervenções mais efetivas. De acordo com Lopes e Pessanha (2008, p. o profissional de enfermagem assume importante função em promover, prevenir, reduzir danos e reinserir socialmente os dependentes químicos – quer seja de drogas lícitas ou ilícitas – onde, “desta forma se faz premente o preparo do enfermeiro para atender esta população, assegurando uma melhoria na qualidade de vida aos seus clientes”.

O estudo tem como objetivo ponderar os mais variados aspectos sobre o respectivo tema, destacando os principais motivos sobre a dependência química. Portanto, haverá o processo de revisão literária e estudo bibliográfico, para levantamento de conceitos e procedimentos aplicados, sendo necessários seguir diretrizes que venham sistematizar e canalizar esforços dedicados ao trabalho. CRONOGRAMA: a) Prazo para entrega planejado: três meses. b) Encontros com o Professor Orientador: Todas as sextas-feiras das 14/16h. c) Escolha do tema: 25/02/2019 d) Finalização do projeto: 24/05/2019 e) Entrega do projeto: 31/05/2019 ATIVIDADE MARÇO ABRIL MAIO INÍCIO DO TRABALHO X REVISÃO DE LEITURA X CORRECÃO X APRESENTAÇÃO X ENTREGA DO TRABALHO X 9- CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conforme o que foi abordado, conclui se que na juventude, dentre os transtornos mentais mais frequentes, a dependência de drogas é um dos diagnósticos mais comuns.

terapiadebolso. com. br/dependencia-quimica-na-adolescencia-orientacoes-de-uma-psicologa/ http://www. scielo. br/pdf/rlae/v19n2/pt_13. ufmg. br/biblioteca/imagem/4896. pdf.

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