LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Liderar não é somente administrar. A liderança fundamenta-se em influência: influenciar um grupo de pessoas direcionando-as para um objetivo comum. A premissa de que a liderança é instrumento base para atingir objetivos organizacionais, pode ser encontrada nos principais autores da Literatura Científica da área. Segundo Chiavenato (2007, p. Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos. Trabalhar em grupo requer estar preparado para a prática democrática, em defesa da ética coletiva. YUKL; VAN FLETT, 1992; YUKL, 1989; AUBERT, 1991; BERGAMINI, 1994 apud FARIA, MENEGHETTI, 2011, p. A expressão “ética coletiva” também é um princípio básico de um líder, enfatizado por diversos autores da literatura, que estabelecem como pressupostos adicionais o respeito ao indivíduo, ao coletivo, além do diálogo eficaz.

ESTILOS DE LIDERANÇA É preciso considerar que na perspectiva do pensamento em administração os estudos sobre liderança e sua importância para a gestão das organizações têm sido conceituados de forma mais ampla, a partir de três abordagens: a. como traços de personalidade; b. no estilo democrático: a) As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder; b) A divisão de tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho; c) O líder procura ser um membro normal do grupo. O líder é objetivo e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios.

O estilo democrático de liderança tem como objetivo principal, criar um compromisso entre os liderados e gerar novas ideias e iniciativas. Um líder que utiliza preferencialmente este estilo tenta assegurar o compromisso de todos através do consenso. no processo de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo, a eficiência econômica, a preservação e conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, a democracia política; partindo de uma nova ética de responsabilidade, compaixão e solidariedade entre os seres humanos [. RIGOTTO, 2005, p. Segundo Moretti e Treichel (2003, p. a qualidade de vida no trabalho (QVT) proporciona uma maior participação por parte dos funcionários de uma empresa, criando um ambiente de integração com os superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades das pessoas.

A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. BOM ANGELO, Eduardo. Empreendedor corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. ed. Liderança e organizações. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. n. p. jul. Qualidade de Vida no Trabalho e auto-Realização Humana. Revista Leonardo pós-Órgão de Divulgação Científica e Cultural do ICPG, Blumenau, v. n. p. PILATTI, Luiz Alberto. In: 3. ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador: 3. ª CNST: “Trabalhar, sim! adoecer, não!”: coletânea de textos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2005. p.

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