Marketing Multinivel

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Outra característica da indústria atuante no mercado multinível é a forma de adesão dos revendedores e o seu processo de treinamento. Inicialmente, a empresa abre oportunidade a um grupo seleto de interessados, apresentando os produtos ou os serviços disponíveis para comercialização; demonstra as vantagens, evidencia os benefícios e informa a necessidade de adquirir o material de divulgação (kit) para se cadastrar e tornar-se um revendedor (KISHEL; KISHEL, 1993). O treinamento é ministrado, muitas vezes, pelos próprios empresários e idealizadores do projeto, promovendo ainda mais credibilidade e interesse, por parte dos interlocutores, agora distribuidores na rede. Os distribuidores, por sua vez, tornam-se replicadores no processo de treinamento, quando estenderem a oportunidade a outros interessados ou novos entrantes. Entre as vantagens para os distribuidores independentes, que por característica principal da atividade são seus próprios patrões e tem a autonomia para gerir o negócio à sua maneira, estão: estipular metas particulares, determinar a área de atuação, estabelecer sua carga horária e promover eventos e treinamentos visando expandir sua própria rede.

Entre suas vantagens, está o menor número de intermediários entre quem produz e quem consome, com base nos relacionamentos pessoais. O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores. Normalmente, quem pratica o marketing de rede defende com unhas e dentes o modelo. Muitos, inclusive, chegam a ser bem insistentes quando apresentam o seu plano de MMN e convidam outras pessoas. Nesse caso, a rede ganha uma comissão em cada venda feita pelos ‘distribuidores independentes’ que consegue recrutar”, explica a analista do Sebrae Minas Andreza Capelo. Outro ponto positivo desse tipo de negócio é o investimento mínimo na compra de produtos, o que facilita o início das operações.

O “distribuidor independente” não precisa investir em infraestrutura, não assume o pagamento de salários dos empregados que participam das tarefas administrativas da empresa e nem arrisca seu capital montando um grande negócio. Antes de aceitar o convite de uma empresa, pesquise se o negócio é marketing multinível ou um modelo de pirâmide (que é ilegal no Brasil). Algumas diferenças importantes O foco da pirâmide é o recrutamento de novos participantes. E o movimento de produtos por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis irá lhe gerar os bônus que você receberá da empresa. As pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível e assim por diante.

Alguns dados do Marketing Multinível O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede, já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se formar. Segundo a última divulgação feita pela ABEVD, em 2009 o setor registrou um crescimento de 18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$ 21,858 bilhões. Legitimidade Comercial do Marketing de Rede Por quase todos os países do globo, milhares de empresas de Marketing Multinível faturam, ano após ano, bilhões de dólares, com total permissividade por parte dos governos e órgãos competentes. Trata-se de uma indústria estabelecida como qualquer outra, que recolhe impostos, gera empregos, oportunidades e riqueza para pessoas e nações.

Marketing Multinível no Brasil Embora ainda estejamos “engatinhando” em relação ao Marketing Multinível, o perfil empreendedor do Brasileiro vem fazendo a indústria explodir nos últimos anos. Para endossar a afirmação de que o “momento do Brasil chegou”, além do crescimento geométrico das tradicionais empresas do setor, como Herbalife, Forever Living, Amway Corporation, dentre outras, podemos citar também algumas gigantes que utilizam esse modelo para distribuir seus produtos, como por exemplo o Unibanco e a Polishop. Autores consagrados já se renderam ao Marketing de Rede, indicando-o aos seus milhares de leitores e seguidores, por todo o mundo, como uma das melhores alternativas há quem deseja empreender, mas não dispõe de muito capital ou habilidade para gerir toda a complexidade de um negócio tradicional.

Importância do Networking no Marketing Multinível: Os 4 Pilares 1- A Empresa O marketing multinível está sempre em expansão, com novas empresas pipocando a todo momento. Apesar disso, apenas algumas delas trabalham o modelo do marketing de rede de maneira estruturada e profissional. Alguns dos pontos principais que deve ser observado na hora de escolher a empresa ideal para o negócio de marketing multinível: Pesquisar o histórico da empresa • Conhecer o time de gestores da marca e suas funções • Buscar qual a estratégia comercial da empresa • Quais são os produtos vendidos • Qual o plano de marketing da empresa que você procura Nesse momento, é importante ter em mente que o produto da empresa é tudo aquilo que move a empresa. É tudo aquilo que a mantém funcionando, ou seja, é seu bem mais precioso.

Por isso, é importante entender muito bem o que está sendo vendido. A falta de experiência pode ser o grande vilão para quem está começando no ramo. Quando a pessoa começa o negócio, a linha ascendente o induz dizendo que a primeira coisa que ele deve fazer no novo ramo é colocar mais pessoas para trabalharem com ele e ponto. Mas na verdade, não é bem assim. Sistema de Recrutamento Diferente do que se imagina, os sistemas de recrutamento são métodos muito antigos e nasceram muito antes da internet existir. Entre os primeiros desenvolvedores do método de recrutamento está o caminhoneiro americano Dexter Yager. Agora, graças ao apoio de redes sociais e buscas como Facebook e Google tudo fica muito mais fácil. É possível expandir essa conversa ainda mais e buscar pessoas que realmente possam estar interessadas em participar do MNN.

Outra grande vantagem é a perda da barreira geográfica. Graças à internet conseguimos encontrar e patrocinar pessoas de diferentes cidades, estados e até mesmo países. Recrutamento – a pedra no sapato do distribuidor Um profissional de marketing enfrenta dois grandes problemas quando se trabalha com o marketing multinível: • Recrutamento • Capital de giro 4- Sistema de Treinamento Mesmo que não trabalhe diretamente vendendo algum produto ou serviço, as vendas fazem parte da nossa rotina diária. Com bastante empenho, planejamento e análise de mercado, é totalmente possível alcançar o sucesso com o marketing multinível. E, se você for talentoso, diferente da maioria dos vendedores e usar as ferramentas certas, você conseguirá fazer parte da elite do MMN obtendo sucesso neste excelente modelo de negócios. Referências KOTLER, P.

Administração de Marketing. ed. São Paulo: Atlas, 1997. ARAGÃO, Paulo de Tarso. Pequena história do marketing multinível. Recife: Comunigraf, 2009. COBRA, Marcos. São Paulo: Makron Books, 1993. CHURCHILL, G. A. PETER, P. Marketing: Criando valor para o cliente. Acesso em 21/03/2014.

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