Projeto de Estágio

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 4 2. METODOLOGIA 4 2. CRONOGRAMA 5 REFERÊNCIAS 6 ANEXOS 6 1 PARTE I: PESQUISA 1. Formação e profissionalização docente As políticas públicas de educação são programas ou ações que são criadas pelo governo e garantidas pela Constituição Federal para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e preparando para o exercício da cidadania. O presente projeto de estágio para alunos de cinco anos inseridos no Pré - II tem como tema: A importância da Educação Infantil para vida escolar dos estudantes e está inserido na área de concentração: Educação, Escola e Políticas Públicas. Os campos de experiência que devem-se contemplar é o eu, o outro, e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O Código Civil também é base para o devido projeto, em especial a lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Nesse sentido, na transição entre o Ensino Infantil para o Ensino Fundamental é necessário que haja equilíbrio entre essas etapas, de forma que garanta a integração e continuidade dos processos de aprendizagem. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 2. Data Turno e horário Atividade 26/04/2019 Matutino das 8h às 10h Entrevista 29/04/2019 Matutino das 7h às 9h Entrevista 29/04/2019 Vespertino das 13 h às 17h Observação 30/04/2019 Vespertino das 13 h às 17h Observação 02/05/2019 Vespertino das 13 h às 17h Observação 03/05/2019 Vespertino das 13 h às 17h Observação REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum. mec. gov. htm>.

Acesso em 08 de maio de 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica Organização: A Creche Municipal Lar Menino Jesus está localizada na Rua Domingos Martins S/N, Centro, CEP: 78. na cidade de Marcelândia – MT, os telefones de contato são: (66) 3536-1168/3536-1780, o prédio é alugado, e-mail: educacao@marcelandia. mt. gov. br, O atendimento da instituição acontece nos períodos matutino e vespertino, recebe crianças de 0 a 3 anos das 6h às 18h; 4 a 5 anos das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00h. Sendo possível somente o atendimento em salas de aulas e em uma pequena área para atividade direcionadas relacionada ao esporte. A limpeza é feita diariamente em conservação do prédio estando sempre em condições de uso pela comunidade escolar; Por se tratar de prédio alugado a instituição tem rampas para acessibilidade, porém nem todos os espaços são adaptados de necessidades especiais.

O lanche é oferecido pela instituição de forma gratuita, não sendo necessário os alunos trazerem lanche; Os equipamentos multimídia que a instituição possui são: possui 4 computadores para o uso dos professores, 5 impressoras, 01 notebook, 01 data show, 3 caixas de som, 1 kit de microfones, 10 televisores e 10 aparelhos de dvd. Os alunos não recebem materiais da gestão pública, salvo algumas necessidades extremas, (Não há recursos nem de gestor municipal e nem estadual para esse fim). Os reparos são feitos pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação. é rediscutido reformulado todo ano, as inovações são comunicadas através de reuniões. Constam registrados no documento os eventos que envolvem a comunidade com por exemplo projetos do União Faz a Vida, festa junina, exposição das atividades como o dia da árvore.

É realizada exposição em forma de feira dos projetos desenvolvidos, passeio e reconhecimento de áreas externas como complemento pedagógico. Os conteúdos trabalhados são divididos por faixa etária onde são desenvolvidas e aprimoradas as habilidades e competências dento da proposta curricular para educação infantil tendo como eixo norteador as interações e brincadeiras. A metodologia utilizada é a pedagogia de projetos em parceria com o Programa União Faz a Vida, tendo a BNCC como referencial teórico para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Ela mora no município, está sempre buscando se aperfeiçoar através de formação continuada. Planejamento didático – pedagógico O planejamento é realizado diariamente, são definidos os objetivos para cada aula, a avaliação está empregada em conformidade com o PPP.

O professor promove a igualdade de expressão, relacionando o que é planejado com a prática, usa os espaços externos, não falta material e não tem excesso de estudantes, para motivar os alunos são feitas muitas brincadeiras, dinâmicas e músicas, o professor é sempre pontual e chega ao ambiente de trabalhos de 5 a 15 minutos de antecedência. Caracterização das turmas em que realizará regência Na turma onde será feita a regência estão matriculados 22 estudantes, não há aluno fora da faixa etária assim como não há alunos repetentes, o espaço físico não é adequado a quantidades de alunos. Os recursos tecnológicos disponíveis são: data show, TV, aparelho de som e DVDs. Avaliação: Avaliar a compreensão e o desenvolvimento da criança a partir das atividades propostas, contagem do número 1 ao 4, atividades de ligação, e cópia do número e pintura.

Referências: A lebre e a tartaruga. Disponivel em <https://bebeatual. com/historias-a-lebre-e-a-tartaruga_103>. Acesso 16 de maio de 2019. jpg" \* MERGEFORMATINET INCLUDEPICTURE "https://atividadespedagogicas. net/wp-content/uploads/2017/09/atividades-numero-4-17. jpg" \* MERGEFORMATINET INCLUDEPICTURE "https://atividadespedagogicas. net/wp-content/uploads/2017/09/atividades-numero-4-17. jpg" \* MERGEFORMATINET INCLUDEPICTURE "https://atividadespedagogicas. com/-FcWLyFbTZsA/UzJMGJ_DmpI/AAAAAAAAMzg/794eC9H33Dk/s1600/numero-4+(3). JPG" \* MERGEFORMATINET INCLUDEPICTURE "http://3. bp. blogspot. com/-FcWLyFbTZsA/UzJMGJ_DmpI/AAAAAAAAMzg/794eC9H33Dk/s1600/numero-4+(3). blogspot. com/-FcWLyFbTZsA/UzJMGJ_DmpI/AAAAAAAAMzg/794eC9H33Dk/s1600/numero-4+(3). JPG" \* MERGEFORMATINET INCLUDEPICTURE "http://3. bp. blogspot. Anexos: PLANO DE AULA 3 Instituição Concedente: Turma: Coordenadora: Período: Professora Regente: Acadêmica estagiária: Disciplina: Matemática; Português Assunto: Número 5; vogais Objetivos: Explorar o número 5; conhecer e explorar as vogais. Conteúdo programático: - Contar com as crianças quantos alunos estão presentes; - Contar com os alunos os dias (números) do mês de maio; - Apresentar as vogais aos alunos; - Contar com os alunos quantas são as vogais.

Recursos: Quadro negro, material impresso e revistas. Sequência didática: - Recebimento dos alunos com cumprimentos (abraço, toque de mãos etc. Oração menino Jesus e Pai nosso; - Música “boa tarde coleguinhas”, música “a canoa virou”; - Entrega de crachá com os nomes e o caderno dos alunos; - Leitura “João e Maria” - Explicação das atividades; - Atividade com alfabeto (apresentar vogais) - Brincadeira “Amarelinha”. Oração menino Jesus e Pai nosso; -Música “boa tarde coleguinhas”, música “Escravos de Jó”; - Entrega de crachá com os nomes e o caderno dos alunos; - Leitura “O patinho feio” - Explicação das atividades; - Atividade de pintura e pontilhado com a letra D. Brincadeira de roda “Ciranda” e brincadeira com massa de modelar.

Avaliação: Avaliar a compreensão e o desenvolvimento da criança a partir das atividades propostas: pintar as figuras que começam com a letra D, tracejado com a letra D. Referência: O patinho feio. Disponível em <https://bebeatual. Avaliação: Avaliar a compreensão e o desenvolvimento da criança a partir das atividades propostas: desembaralhar as letras, encontrar a palavra correspondente com a figura, pintura de palavras que começam com a letra F. Referência: A galinha dos ovos de ouro. Disponível em <https://bebeatual. com/historias-galinha-dos-ovos-de-ouro_98>. Acesso em 16 de maio de 2019.

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