Andragogia

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O responsável pelo treinamento motiva as pessoas deixando claro que para elas os conhecimentos que precisam adquirir serão fundamentais para suas atividades práticas e projetos de vida. A figura do treinador no contexto corporativo é bem diferente da assumida pelo professor da educação infantil. No caso dos adultos, existe o facilitador, que é a pessoa que conduz a relação da aprendizagem. Não há dependência do facilitador, há interação. O conhecimento do facilitador e as experiências partilhadas pelos alunos se integram. O treinamento deve ser um momento de encontro de pessoas com troca de experiências e conhecimentos em diferentes direções. Andragogia na Prática • Aulas de Carro: Para adquirir a habilitação, é necessário realizar aulas práticas de carro ou moto, esse exemplo se enquadra na Andragogia, pois é algo que o adulto precisa fazer e que quer fazer, para em seguida colocar em prática no seu dia a dia.

• Aulas envolvendo instrumentos sensoriais: Tais como massinhas, bexigas, músicas, o aluno tem mais contato com a aula quando ele vê claramente o objetivo. • Estudo de Caso: O aluno vivencia um problema que pode estar ou ser comparado a um problema real, no estudo de caso ele pode sugerir soluções e colocá-lo em prática. • Dinâmicas: Assim como o estudo de caso, as dinâmicas sempre integram e interagem com os alunos. Desvantagens da Andragogia: Uma das grandes desvantagens da Andragogia é o trabalho em grupo, muitas pessoas apresentam dificuldades em realizar trabalhos de pesquisas ou projetos em grupos. Heutagogia Trata-se de uma teoria que determina que o estudante é o único responsável pela sua aprendizagem, sendo ele, portanto, quem define o que e como aprender, também defende que o aprendizado acontece por meio de experiências práticas e quanto mais se erra, mais se aprende.

Exemplos • Vídeo Aulas: aulas pré-formadas para reprodução • Impressos: livros didáticos e atividades de aprendizagem • Internet: uso progressivo de ambientes virtuais de aprendizagem • Vídeo Conferência: aulas e atividades interativas Conclusão Os adultos tendem a ser mais independentes no seu processo de aprendizagem, o professor deve ficar atento a isso, e, conforme o momento do aluno, fazer com que o aprendiz saia de uma postura de maior dependência, para se tornar gestor de conhecimento, e, o professor servir como facilitador. O adulto tem necessidade de independência no que diz respeito as decisões sobre sua própria vida, professor deve ir além do ensino unilateral, em que o professor é visto como único detentor do conhecimento. Deve também observar as diferentes expectativas e vivências anteriores do aluno, e, assim professor e aluno planejarem juntos os conteúdos a serem abordados.

br/trabalho-docente/andragogia. htm • http://www. cpdec. com. br/2015/07/01/educacao-de-adultos-os-6-principios-da-andragogia/ • http://www.

334 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download