A importância dos jogos no ensino da matemática

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

Para a implantação desta metodologia o professor tem um papel fundamental de orientar os alunos. O trabalho também apresenta alguns jogos que podem ser aplicados nas aulas de Matemática de algumas séries para melhorar o desempenho dos alunos. A aplicação dos jogos ajuda os alunos que temem a Matemática e se sentem incapazes de resolver seus problemas. Os jogos são recursos pedagógicos que melhoram o raciocínio dos alunos para a resolução de problemas e cálculos, onde os alunos aprendem brincando. Apesar do seu uso ainda não ser uma rotina nas escolas sua aplicação dentro ou fora da sala de aula possibilita uma maior predisposição para a aprendizagem. Saindo da rotina diária da sala de aula o jogo ajuda na assimilação do conhecimento agindo como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem reduzindo os bloqueios e dificuldades apresentadas aumentando também o interesse dos alunos pelos conteúdos.

‘’Por intermédio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e não mecanizado, pode-se observar uma maior interação dos alunos envolvidos, uma melhor concentração, uma maior rapidez e precisão de raciocínio, desenvolvimento do caráter social de ajuda mútua e cooperação e um nível menor de estresse relacionado à rotina escolar. BORIN, 1996, p. ’ O ensino de Matemática têm vários objetivos: ‘’desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, desenvolver a criatividade, desenvolver a capacidade de manejar situações reais e resolver diferentes tipos de problemas. LARA, 2004)’’ Segundo Rosada (2013) a Matemática ensina o aluno a resolver problemas, ‘’Os jogos possibilitam situações problemas que exigem soluções imediatas e ajudem a desenvolver um raciocínio rápido. A meu ver através de atividades com jogos os alunos vão diminuir seus bloqueios e dificuldades de aprendizagem se tornando mais interessados pela disciplina.

Além de jogos serem materiais de baixo custo que podem até mesmo serem confeccionados pelos próprios professores. O principal objetivo deste trabalho é descrever sobre a importância do lúdico para o aprendizado do aluno e como os jogos podem contribuir para o seu processo de ensino e aprendizagem. Têm-se como objetivos específicos: • Conceituar jogos; • Introduzir jogos nas salas de aula; • Desenvolver conhecimentos matemáticos; • Explorar o pensamento dos alunos em aulas práticas através dos jogos; • Estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos; • Selecionar jogos que podem ser usados na aprendizagem da Matemática. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA O trabalho apresentado tem como objetivo descrever a importância dos jogos para o aprendizado dos alunos os ensinando a resolver os problemas matemáticos.

‘’Hoje a matemática vem passando por uma grande transformação. Isso é absolutamente natural. Os meios de observação, de coleção de dados e de processamento desses dados, que são essenciais na criação Matemática, mudaram profundamente. Não que se tenha relaxado o rigor, mas sem duvida o rigor científico hoje é de outra natureza. ’’ (D’ AMBRÓSIO, 2009, P. Quando o aluno participa somente de aulas tradicionais muitos deles apesentam dificuldades para assimilar e aplicar os conteúdos em situações do cotidiano. Porém a vida das pessoas e principalmente dos alunos estão envolvidas pela Matemática, cabendo assim os professores mostrarem suas aplicabilidades. Uma das maneiras para reverter tal situação é o uso de jogos nas aulas de Matemática. De acordo com Ribeiro (2009) a inserção dos jogos é visto como uma possibilidade significativa de aprender brincando, gerando interesse e prazer.

Porém para Santos (2016) o uso de jogos é importante não só para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, mas também para aproximar mais o professor e os alunos, para que estes tenham mais vontade de aprender. Portanto, o professor deve preocupar-se muito em saber sobre como a criança aprende do que como ensinar. LOPES, 2001, p. Uma maneira fácil e eficiente de se aprender gerando debates é por meio de jogos sendo uma prática válida para todas as idades de criança a adultos. ‘’Nesse aspecto refere-se a jogos recreativos e jogos pedagógicos que tem o objetivo de auxiliar na assimilação e fixação de conteúdos, despertar o raciocínio lógico e dedutivo. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento despertar o interesse do aprendiz, que se torna sujeito ativo do processo, e a confecção dos próprios jogos é ainda muito mais emocionante do que apenas jogar.

Vygotsky (1984) ainda afirma que a criança aprende a agir numa esfera cognitivista através do brinquedo. Para ele o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança e isto também acontece com a utilização dos jogos educativos. Os jogos também favorecem as pessoas a passar do mundo real para o mundo da fantasia, essa passagem faz com que a pessoa vá além do nível de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento proximal é a distancia entre o nível de desenvolvimento real, capacidade que a pessoa tem de resolver um problema sem ajuda, e o nível potencial, capacidade de resolver um problema com orientação. A zona de desenvolvimento proximal são as funções que estão em estágio de maturação. Outra forma para aplicação de jogos durante as aulas é sua utilização como um reforço do conhecimento já adquirido a fim de analisar o que o aluno entendeu e o que ele ainda tem dúvida (CHAVES, 2009).

Além de auxiliar no ensino e aprendizagem dos alunos, o uso de jogos também pode ser utilizado como um instrumento para diagnosticar as dificuldades apresentadas por alguns alunos, pois não se sentiram pressionados como em comparação com uma avaliação tradicional (BORIN, 1996). Groenwald (2002, p. apud Chaves (2009) aponta alguns benefícios dos jogos matemáticos em sala de aula tais como: • O aluno demostra se o assunto foi bem assimilado; • Detecta as dificuldades reais dos alunos; • Os alunos ultrapassam seus limites, pois almejam participar da competição para vencer; • Durante o jogo o aluno se torna crítico, alerta, confiante, expressando o que pensa, tirando dúvidas e conclusões; • O aluno não tem medo de errar, pois o erro o levará ao acerto; • Com as aulas diferentes o aluno aprende sem perceber.

Várias capacidades, conhecimento, atitudes e habilidades são desenvolvidas com os jogos, Batllori (2006, p. p. A aplicação dos jogos na educação desenvolveu-se com lentidão e penetrou tardiamente no contexto escolar. No entanto os jogos educacionais são uma importante alternativa de ensino e aprendizagem como constatamos neste presente estudo e cada vez mais ganha popularidade nas escolas. Eles trazem grande importância para a construção do conhecimento em relação a uma aula diferenciada, fugindo do método tradicional quadro e giz. Para o ensino escolar seu uso é indispensável como um meio de transformação da realidade escolar. • Jogos de treinamento, que são utilizados como reforço para substituir cansativas listas de exercícios onde a sorte interfere nos resultados finais. • Jogos geométricos, que desenvolvem a habilidade de observação e pensamento lógico trabalhando mais com partes geométricas das figuras.

Cabe então ao professor saber utilizar destes recursos para perceber os benefícios que tem a utilização desta metodologia. Em contrapartida, Piaget (1971) também classifica os jogos de exercícios, os jogos simbólicos e os jogos de regras. Os jogos de exercícios se manifestam nos primeiros anos de vida da criança, no período sensório-motor, onde o prazer é essencial. Se a função lúdica prevalecer à atividade não passará de um jogo e se a função educativa prevalecer terá apenas um material didático. Aprender ensinar brincando, enriquece as visões de mundo e as possibilidades de relacionamento e companheirismo, de socialização e de troca de experiências, de conhecimento do outro e respeito às diferenças e de reflexão sobre as ações.

O ser que brinca e joga é também um ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve intelectual e socialmente (CABRERA, SALVI, 2005). JOGOS QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA A seguir serão apresentados segundo Moura (2015) alguns jogos matemáticos que podem ser utilizados em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem da Matemática. Jogo das frações: Este jogo pode ser utilizado em turmas de sexto ano para trabalhar conteúdos de frações equivalentes ou desenvolvimento de estratégias que lhes permitem comparar e efetuar frações. O jogo pode ser jogado por dois jogadores ou equipes. O primeiro jogador escolhe um número no tabuleiro e o segundo jogador deve assimilar todos os divisores deste número. A seguir, os papéis dos jogadores se invertem.

Caso um dos jogadores escolha um número em que não seja possível encontrar divisores ainda não coloridos, perde sua vez e deixa de ganhar pontos. O jogo termina quando não for mais possível encontrar números com fatores que não se encontrem pintados. A educação escolar pretende formar cidadãos conscientes, que apliquem os conteúdos aprendidos em seu cotidiano, e os jogos podem ajudar a melhorar a situação em que se encontra o ensino e a aprendizagem de Matemática. E nós como futuros docentes não devemos fechar nossos olhos para a necessidade de inovação no ensino. REFERÊNCIAS ALMEIDA, P. N. Educação lúdica. BROUGÉRE, G. Jogo e educação? trad. Patrícia Chiottoni Ramos.

Porto Alegre, 1998. BRASIL. Educação matemática: da teoria à prática. ed. FIGUEREDO, M. F. N. GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. f. Tese de doutorado, Campinas, 2000. LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. f. Memorial de formação (Formação de professores em exercício) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Monografia (Especialização em Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. SANTOS, G. F. Os jogos como método facilitador no ensino de Matemática. Goiás. Uni CEUB, 2003. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1989 – 1984.

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