MAGAZINE LUIZA Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Orientador Prof. CIDADE DO ALUNO 2020 RESUMO O presente estudo tem por finalidade apresentar os estudos abordados nas disciplinas de Administração por Categoria de Produtoz; Matemática Financeira e Compras e Negociação/Sistemas de Precificação, no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, assimilar esses conteúdos à prática observada no estudo de caso da empresa privada Magazine Luiza. Uma grande varejista, do comércio de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, moveis, brinquedos, presentes e artigos em Geral. A realização dessa pesquisa permite ao profissional o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva, que dá através de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais para a formação do futuro profissional. Será apresentado nesse estudo todas as informações coletadas da empresa Magazine Luiza para que seus aspectos possam ser visualizados no conhecimento teórico adquirido na formação acadêmica, como a logística da empresa e sua administração de produtos, vendas e gestão de pessoas.

MATEMÁTICA FINANCEIRA 12 5. COMPRAS E NEGOCIAÇÃO/SISTEMAS DE PRECIFICAÇÃO 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIAS 16 1. INTRODUÇÃO O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar V, que visa uma aprendizagem interdisciplinar, que assimila teoria e prática para possibilitar ao aluno do curso de Gestão Comercial uma aprendizagem efetiva. Nesse projeto serão apresentadas as seguintes disciplinas como base do estudo: Administração por Categoria de Produtos; Matemática Financeira e Compras e Negociação/Sistema de Preciação, será abordado também um tópico sobre gestão de vendas e de equipe de vendas. A empresa estudada nesse PIM é a Magazine Luiza, amplamente conhecida no Brasil, uma empresa de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, além de outras categorias em geral, com lojas físicas e online pelo site da empresa e aplicativo, além de atendimento de televendas, também apresentada como Magalu, realiza vendas e atende pessoas por todo o território nacional.

Além disso, abordaremos a disciplina de Compras e Negociação/Sistema de Precificação em que será apresentado como a empresa faz aplicações nos temas de compras e sistemas de preços. ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTOS A empresa foi fundada em 1957 em Franca-SP, pelo casal Luiza e Pelegrino, começou com uma loja de presentes chamada A Cristaleira e o nome Magazine Luiza surgiu depois em um concurso cultural de rádio pela escolha dos clientes. Hoje a loja possui mais de 857 filiais pelo país, dez centros de distribuição e três escritórios. É uma das maiores varejistas do país. Os clientes podem comprar nas lojas físicas, e-commerce, televendas, lojas virtuais e televendas, ou até mesmo pelas redes sociais. A gestão da cadeia de suprimentos tem representado uma nova estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, cujo objetivo final é maximizar os potenciais relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final (POZO, 2010, p.

apud SOLIMAR, 2018, p. Dessa forma, que a empresa faz a gestão da cadeia de suprimentos, através de estratégias que permitem além de vantagens competitivas uma agilidade maior na entrega dos produtos e ampliação de tipos de produtos oferecidos, para satisfazer os clientes. No próprio relatório de administração da empresa, publicado em 2019, já nas primeiras páginas o assunto é a inclusão digital, a democratização de acesso, a oportunidade a pequenos e médios empreendedores. Nosso mais importante passo nessa direção foi o lançamento do marketplace, em 2017. Para o 1P (produtos de estoque próprio), 66% das entregas são realizadas em até dois dias -- um percentual que melhora continuamente. Com o MagaluEntregas, nossos sellers se beneficiarão dessa mesma cadeia logística, o que inclui a venda de produtos com retirada em nossas mais de 1.

lojas. Enfim, temos hoje um marketplace multicanal de verdade (MAGAZINE LUIZA S. A. Gestão de Pessoas A empresa Magazine Luiza tem como um de seus pilares a valorização da pessoa. “Na era do conhecimento, na qual os ativos importantes não são apenas bens e dinheiro, reconheceu-se que as pessoas é que são responsáveis pelo sucesso da companhia” (SOLIMAR, 2018, p. A empresa atua com políticas específicas para criar e manter a diversidade. Em relação à políticas para as mulheres além de ser uma das grandes empresas brasileiras com maior número de mulheres em seu conselho de administração. O magazine luiza também possui políticas de incentivo financeiro à projetos de combate à violência contra mulher. Plano de vendas para três cidades próximas: O plano de vendas para três cidades próximas é uma sugestão para ampliação da área de vendas da empresa.

Para isso, foram alocados três equipes com 2 vendedores para as cidades escolhidas, essas equipes irão visitar as pequenas lojas das cidades e propor a elas a participação do programa de Marketplace da empresa para que postem seus produtos no site do Magazine Luiza, para que as pessoas que moram na região possam comprar pelo site e dessa forma conhecer a loja e demais produtos do seu interesse. Isso irá alavancar as vendas na loja virtual Magazine Luiza, através das vendas indiretas pela plataforma e da satisfação cada vez maior dos clientes. As três equipes de vendas serão treinadas para abordar os lojistas locais e explicar minuciosamente o planejamento para parceria com o Magazine Luiza. Primeiro, irão estudar o funcionamento de todo o processo Marketplace e como se dá a logística das vendas e entregas ao consumidor final.

Como explica Fernandes (2019, p. “as atividades de gestão de compras e gestão de estoques têm uma grande relação entre si, tendo como finalidade suprir a empresa com os insumos necessários para o cumprimento de seus objetivos e atender seus clientes com eficiência e eficácia”. A empresa possui um Sistema de Precificação e de Compras de acordo com cada ponto de venda, os preços e as compras das lojas físicas são diferentes da loja virtual, e-commerce, por isso o planejamento é fundamental na empresa pesquisada. Seu sistema de precificação segue as necessidades de seus clientes, pois, ela passou a lidar com os novos consumidores, com pouco tempo, que buscam agilidade através do e-commerce, além disso, passou a investir em tecnologia para atender da melhor forma seus clientes.

Através disso, observou que nem sempre o preço é o que faz com que o cliente deixe de comprar na concorrência, mas a agilidade na entrega, investiu muito nessa área. O sistema de comércio varejista de vendas online tem crescido de forma tão acelerada, quando as inovações tecnológicas que surgem a cada dia. Dessa forma, estudar uma empresa com os padrões do magazine luiza foi importante para conhecer esse processo do novo mercado, que necessita conhecimento e investimento para crescer e se manter no mercado. REFERÊNCIAS FERNANDES, Alexandre Laurindo. Compras e Negociação/Sistemas de Precificação. São Paulo: Editora Sol, 2019. Relatório da Administração 2019. Disponível em: <https://ri. magazineluiza. com. br/ShowCanal/Relatorio-Anual?=BbuKf7H6X12vxuD6Hytzyw==>, acesso em: 20 de nov.

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