História do povo navajo

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
A tribo navajo tem cerca de 300 mil pessoas. É a maior tribo indígena dos Estados Unidos. A maioria deles vive na Reserva Indígena Navajo, que se estende por 70.000 quilômetros quadrados de área do Arizona, Novo México até Utah. A tribo Navajo é o soberano e o autônomo: existem as leis Navajo. Como a maioria das tribos de indianos, os navajos chamam a si mesmos de "pessoas", que em sua língua soa como "Dineh". Alojamento tradicional de Navajo é chamado de "Hogan". Habitação Navajo Hogan é construído de troncos e revestidos com argila. Portas de casas de barro sempre direcionadas para o leste. Os navajos acreditam que existem quatro direções principais: o leste, o oeste, o norte e o sul, e o leste é o mais importante deles.

No século XI, os navajos se separaram da Athabasca e se mudaram do Alasca para o sudoeste dos Estados Unidos (onde suas principais ocupações eram a agricultura e a pecuária, havia artesanato como tecelagem, cerâmica etc.). . A origem do norte do Navajo é confirmada pelo home-dugout e algumas outras características. No final do século XVII - início do século XVIII em território Navajo, fugindo dos espanhóis, representantes das tribos Pueblo se estabeleceram no território do Navajo. Isso leva ao fato de que os navajos emprestam as tradições de Pueblo, em particular, eles começaram a construir uma fortaleza-pueblo que faz lembrar a antiga fortaleza dos pueblos. As fortalezas do pueblo são destinadas a proteger contra os ataques espanhóis e Comanche e Jutes. Até o século XIX, continuou a gradual desintegração da sociedade primitiva; enquanto os navajos de fato mantinham a independência das autoridades coloniais espanholas e (depois) mexicanas. A perda da independência veio depois da captura dos EUA em 1848. Em 1860, os navajos instalaram-se em reservas (no território dos estados do Arizona, Novo México e Utah). Atualmente, a principal ocupação dos navajos é o gado. Os navajos participam ativamente do movimento para melhorar a vida dos indianos. A maioria dos crentes são cristãos ou seguidores dos cultos sincréticos. Representantes dos navajos são especialistas de renome na produção de jóias de prata e tecelagem. As cestas de casamento são usadas nas cerimônias religiosas e nos eventos importantes, como casamentos. Como o "Hogan", os cestos navajo são sempre abertos e instalados de tal maneira que eles direcionam para o leste. Representantes dos navajos usam ovelhas para a carne e a lã. A lã é usada para tecer cobertores navajos tradicionais.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.