Aproximando-se da comparação e do contraste dos tópicos de redação

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
mparar e contrastar os tópicos de ensaio, vamos nos familiarizar com o verdadeiro significado de uma comparação e um ensaio de contraste. Esse é um dos tipos mais populares de redação em aulas de inglês. Francamente falando, muitas vezes contrastamos e comparamos quando escrevemos, embora geralmente façamos isso sem um propósito definido. Quanto a um ensaio de comparação e contraste, nosso objetivo número um é informar, explicar e até persuadir.

Embora o propósito número um de um contraste típico e a comparação de ensaios seja informar, explicar e convencer, as razões reais pelas quais alguém pode querer escrever essas coisas variam muito:

  • para explicar algo desconhecido simplesmente comparando-o com algo já conhecido
  • para mostrar a superioridade de um item sobre outro
  • para provar que duas coisas dissimilares são realmente semelhantes e vice-versa
  • para demonstrar como algo mudou radicalmente ao longo do tempo

Se você tiver interesse em escrever uma redação de alta qualidade, invista algum tempo na pré-escrita. O processo de pré-escrita é necessário para ajudar um autor a coletar boas ideias antes de organizá-las de forma lógica.

Você pode usar com sucesso um diagrama de Venn para o propósito de pré-escrever. Para fazer este diagrama, você precisa desenhar dois círculos. Esses círculos devem compartilhar o mesmo tamanho e devem se sobrepor. Cada círculo representará um item, que precisa ser comparado no ensaio. Você deve rotular cada círculo para um ou vários itens e, em seguida, escrever ideias sobre um item em cada círculo. Nesse lugar onde os círculos se sobrepõem, você precisa escrever ideias, que são verdadeiras para ambos os itens. Essa é uma boa abordagem de pré-escrita, pois mostra claramente diferenças e semelhanças. Como você já deve ter adivinhado, nas partes em que você não vê nenhuma sobreposição, só é possível encontrar diferenças.

É hora de mudar para a organização. Na verdade, existem duas maneiras de organizar eficientemente um ensaio de comparação e contraste.

O primeiro é a organização em bloco. Aqui você terá quatro parágrafos. O primeiro parágrafo servirá como uma introdução. o segundo parágrafo tratará de todos os pontos do item. Por exemplo, você pode fornecer informações reais sobre maçãs, sua popularidade, disponibilidade e conteúdo nutricional. O terceiro parágrafo deve discutir os pontos do segundo item. Neste caso, você pode discutir laranjas. Como no parágrafo anterior, ilustre sua disponibilidade, conteúdo nutricional e popularidade. Talvez você já tenha adivinhado o parágrafo final. Claro, isso é uma conclusão. Em geral, podemos dizer que a organização em bloco é ideal para ensaios relativamente curtos.

O segundo método de organização de ensaios é ponto-a-ponto. A estrutura dada sugere escrever até 5-6 parágrafos, dependendo do número de pontos de comparação que você vai discutir. Como na estrutura anterior, o primeiro parágrafo aqui também é uma introdução. O segundo parágrafo ilustra um ponto e conta como se relaciona com os dois itens. Por exemplo, um parágrafo pode revelar o conteúdo nutricional de duas frutas - uma maçã e uma laranja. O terceiro parágrafo dará atenção a outro ponto referente a ambos os itens. Aqui, você é bem-vindo para avaliar a popularidade geral de ambas as frutas. Espera-se que o quarto parágrafo faça o mesmo que no terceiro ponto. A conclusão é o quinto parágrafo final aqui. A principal vantagem desse tipo de organização de ensaios é que, nesse caso, os dois itens são avaliados ao mesmo tempo, de modo que o público recebe um claro juízo de valor para cada ponto. No entanto, essa estrutura tem uma desvantagem óbvia. Se você não elaborar adequadamente, você provavelmente terminará com parágrafos muito curtos. Portanto, verifique se você escreveu pelo menos quatro frases em cada parágrafo. Caso contrário, o seu tutor ficará muito insatisfeito com o seu trabalho de escrita.

Não há dúvidas de que a importância de um tópico para essa tarefa de redação não deve ser subestimada. Cabe a você apresentar uma comparação e um tópico de ensaio de contraste de uma forma que possa engajar seu público e explicar totalmente todo o escopo do trabalho. Você precisa cavar fundo no assunto antes de pegar um tópico para sua redação. Evite aderir a um tópico para o qual você não tem dados suficientes para provar seu ponto de vista. Aproveite ao máximo o brainstorming para gerar idéias valiosas para sua comparação e ensaio de contraste.

A lista de tópicos promissores de contraste e comparação de ensaios

  • Fumar é mais perigoso do que beber.
  • Ateísmo versus religião.
  • Música pop versus rock-n-roll.
  • Viver no lado do país é pior do que morar em uma cidade.
  • A evolução não é uma explicação lógica para a existência, ao contrário da criação.
  • Tecnologia da computação: prós e contras.
  • Religião e ciência.
  • Composição e poesia.
  • Pintura e música.
  • Idade adulta e adolescente.
  • As diferenças e semelhanças entre Steve Jobs e Bill Gates.
  • Apple e Microsoft.
  • Blackberry e iPhone.
  • Laptop e desktop.
  • Filmes e livros.

Estamos prontos para escrever para você!

Depois de optar pelo excelente serviço de redação personalizada, você esquecerá todos os inconveniências, falhas e dificuldades acadêmicas anteriores. A partir deste momento, não importa se você sabe como fazer uma tese, uma entrevista de estudo de caso, uma introdução à dissertação em inglês. Você não está familiarizado com um formato de relatório de laboratório? Isso não importa também. Apenas conte conosco e faremos o resto.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.