As Normas APA são bastante usadas nos trabalhos científicos. A American Psychological Association (APA) desenvolveu-a como uma forma de tornar uniforme a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo é servir de parâmetro para os estudantes, com o intuito de assegurar a coesão e a qualidade dos trabalhos científicos. Neste artigo, analisaremos os principais elementos das Normas APA, desde os aspectos gerais, como a estrutura e formatação, até as regras APA para citação e referências.
Você vai encontrar aqui:
- O que são as normas da APA?
- Regras gerais para formatação
- Estrutura e conteúdo da dissertação e artigo
- Confira o vídeo em relação à norma APA, citações e referências
- Formatação de citações nas normas APA
- Apresentação de resultados
- Regras para referências
- Está com dificuldade nas normas APA? Podemos te ajudar!
- Perguntas frequentes
- Checklist
O que são as normas da APA?
O conjunto de regras da American Psychological Association (APA) é conhecido como Normas da APA. Possuem aplicabilidade na formatação, e são bastante utilizadas no ambiente universitário. Contribuem para assegurar o formato adequado para o trabalho, assegurando a sua coesão e coerência.
As normas APA são amplamente utilizadas na área das ciências sociais, incluindo psicologia, educação, sociologia e outras disciplinas relacionadas. As normas APA formatação abrangem aspectos como a estrutura do documento, a formatação do texto, a citação de fontes, a referência bibliográfica e outros detalhes importantes para garantir a clareza, a consistência e a credibilidade dos trabalhos acadêmicos.
Regras gerais para formatação
O conhecimento das diretrizes gerais de formatação do manual APA é relevante porque proporcionam aos autores redigirem e apresentarem seus trabalhos de forma clara e coerente.
Para utilizar a formatação APA Word o processo é muito semelhante ao de utilizar normas ABNT, com a solução ideal sendo utilizar um modelo de documento que facilite o processo de adequar o texto às normas e assim aumentando a eficiência da escrita.
Assim, a formatação da APA fora criada com o intuito de auxiliar os autores a adaptarem seus trabalhos para atender às necessidades editoriais e acadêmicas. Dessa forma, conhecer como elaborar textos conforme as normas APA 2023 tornam o texto objetivo e adequado.
Formatação do estilo APA | |
Papel | A cor do papel deve ser branca, e o formato é A4 |
Fontes | Utiliza-se o tamanho 12, fonte Times New Roman. Apenas em “notas”, deve-se utilizar a fonte 10. |
Margens | Superior/esquerda é de 3 cm, e inferior/direita é de 2 cm. |
Parágrafos, espaçamentos e alinhamentos | O alinhamento justificado possui recuo de 1,25 cm. O espaçamento é de 1,5. |
Paginação | Artigo acadêmico: deve-se numerar as páginas em árabe.
Dissertação: as folhas devem ser contadas em sequência, e a numeração deve ser iniciada na introdução. |
Estrutura e conteúdo da dissertação e artigo
A estrutura e o conteúdo são fundamentais para a qualidade de uma dissertação ou de um artigo. Isso ocorre porque a instituição acadêmica estabelece regras a serem seguidas nos trabalhos acadêmicos. Desta forma, é preciso ser cauteloso ao usá-las, visando que seja aprovado o trabalho científico.
Elementos pré-textuais
São as partes do trabalho que antecedem o corpo principal textual. São elementos fundamentais para o artigo científico, que ajudam a guiar o leitor, transmitir a ideia central do artigo, fornecer o contexto do tema e permitir conhecer as informações relevantes.
Sendo assim, na dissertação, os elementos obrigatórios são: capa, lombada (caso o trabalho seja encadernado), folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, resumo, palavra-chave e sumário. Já os elementos opcionais: errata, dedicatória, epígrafe, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e lista de símbolos.
Elementos textuais
Os elementos textuais, são o desenvolvimento do trabalho. Esses elementos são características fundamentais, e servem como forma de transmitir informação de uma forma mais clara, organizada e correta.
Os elementos textuais, são bastante conhecidos pelos acadêmicos, estes são: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Elementos pós-textuais
São utilizados para deixar o texto mais acessível aos leitores. Pretende complementar o entendimento do conteúdo principal apresentado no desenvolvimento do projeto.
Essas dicas são úteis tanto para os leitores compreenderem e apreciarem os acontecimentos e resultados, quanto para os autores, uma vez que dão mais confiabilidade. Estes elementos, são: referências, glossário, apêndice e anexo.
Confira o vídeo em relação à norma APA, citações e referências
Verifique o vídeo abaixo sobre o conceito da norma APA, além de citações, referências, de maneira elucidativa, por meio da exemplificação no Word. Verifique abaixo.
Formatação de citações nas normas APA
É uma técnica fundamental para o desenvolvimento de textos de pesquisa profissionais. Os trabalhos que obedecem às normas, porque são o modelo adotado em algumas instituições brasileiras, auxiliam na manutenção da credibilidade dos cientistas.
- Citação direta. É a expressão textual de alguém, sendo geralmente separada das outras partes do texto usando aspas. É usado para enfatizar um argumento ou exemplificar um ponto. Citações diretas dão aos autores a oportunidade de transmitirem credibilidade aos seus argumentos. Deste modo, na norma APA, pode ser utilizada, em citações inferiores a 40 palavras, e incluindo aspas duplas na expressão que se pretende mencionar. Se ultrapassar o limite de 40 palavras, é necessário criar um bloco isolado contendo: na margem esquerda colocar 1.25cm de recuo, fonte Times New Roman, Tamanho 12 e espaçamento simples.
- Citação indireta. Ocorre quando se usa as palavras pessoais com o intuito de reproduzir o que alguém disse ou escreveu, permitindo a liberdade de adaptar a frase para que seja compatível com o restante do trabalho científico. Nesse sentido, devendo-se informar apenas o sobrenome do autor e o ano de publicação, entre parênteses.
- Citação de citação. É uma referência a um determinado trecho de outra citação. É utilizado para enfatizar a linguagem de uma parte especialmente relevante do trabalho original, destacando sua importância. As pessoas podem encontrar facilmente os textos originais para esses trechos, se quiserem com o intuito de estudo ou de uma ideia de análise científica. Portanto, segundo a norma APA, é deve-se informar: nome do autor, ano e incluir “citado em”, e posteriormente, incluir o autor, ano e obra.
- Citação de trabalhos com um autor. É a referência ao trabalho de um autor em um trabalho. Esta citação auxilia o leitor na busca de dados sobre uma entrada específica que está sendo citada. É uma forma de mostrar ao leitor de onde veio a informação e dar crédito ao autor. Assim, precisa ser realizada, o único requisito é que deve conter o sobrenome do autor com letra maiúscula.
- Citação de trabalhos com dois autores. É a menção a uma obra, artigos, publicação, teoria, entre outras, criada por dois autores, sendo importante, que sejam mencionados para assegurar a credibilidade da referência e evitar problemas. Desta forma, deve-se manter o padrão, colocando os sobrenomes dos autores em letra maiúscula.
- Citação de trabalhos com três ou mais autores. Possui como objetivo preservar a obra original de seus autores. É utilizada para indicar qual material específico foi utilizado como referência. Porém, a norma é um pouco diferente. Deve-se colocar o sobrenome, e incluir a expressão et. al. e a data da publicação.
- Citação de um mesmo autor com várias datas de publicação. Quando um autor tem diversas obras publicadas e você precisa citar todas as relevantes, isso é chamado de citação de um mesmo autor com várias datas de publicação. Neste tipo de citação, basta colocar o sobrenome do autor em maiúsculo, e colocar todas as datas de publicação entre parênteses.
- Citação de um mesmo autor com a mesma data de publicação. A citação de um mesmo autor com a mesma data de publicação é uma forma de referenciar um em um trabalho científico quando é citado material de um autor ou publicação mais de uma vez em um documento. Assim, deve-se apenas colocar o nome do autor em letra maiúscula, acrescido do sufixo “a”. O outro ano, deve estar em sequência pelo sufixo “b”, e assim, sucessivamente.
- Citação de capítulo de livro. Referencia-se um capítulo específico de uma obra. Conforme as normas APA, fazendo a citação em um texto, deve-se colocar o autor do capítulo de livro em letra maiúscula, e entre parênteses colocar o ano e a página.
- Citação de autoria institucional . É uma forma de citar o trabalho de pesquisadores em vez de apenas a autoridade individual responsável pelo trabalho original. Pode-se utilizar dentro do parêntese ou fora dele, o nome do órgão com letras iniciais maiúsculas, seguido do ano.
- Citação de material da internet. É o reconhecimento da informação usada, por um código, para direcionar os leitores para a fonte original. Precisa ser informado o autor, ano e a página entre parênteses. Se não obtiver a paginação adequada, deve ser utilizado o título entre aspas.
Apresentação de resultados
Esta, é uma parte crucial do artigo científico. Isto porque, é o momento de apresentar os resultados obtidos, após a longa pesquisa realizada. Deste modo, estes, podem ser feitos por meio de tabelas ou de figuras, para que o texto fique conciso, claro, objetivo e segundo a norma APA.
Verifique abaixo uma tabela elucidativa, contendo as principais regras:
Resultados da pesquisa científica | |
Tabela | Possibilita a compreensão do conteúdo acadêmico de maneira organizada, prática e simplificada. |
Figura |
Facilita a compreensão da parte textual, onde, por: desenhos, fotografias, organogramas, dentre outros; possibilita a compreensão do texto de maneira facilitada. |
Além disso, deve-se procurar algumas vezes, exemplo ou um guia, assim como atualizações, sigla, série, publicação, palavras-chave; para possuir uma base melhor.
Regras para referências
As normas para bibliografia na APA são de suma importância nas publicações acadêmicas. Proporcionam aos escritores um formato claro e uniforme para citar as obras de outros que foram consultadas, lidas ou referenciadas.
Assim, verifique as regras para as referências:
- Lista de referências: deve haver os dados dos autores, porém, devem estar em ordem alfabética;
- Espaçamento: entrelinhas deve ser simples, com separação de 12 pt, e alinhamento justificado;
- Abreviação: deve ser utilizadas constando o ponto no final. Ex.: “Edição” = “Ed.”
Está com dificuldade nas normas APA? Podemos te ajudar!
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Perguntas frequentes
Quais são as normas da APA?
Como fazer um trabalho nas normas da APA?
Como colocar o Word nas normas da APA?
Qual é a diferença entre ABNT e APA?
Qual o espaçamento da norma APA?
Checklist
Autora do Studybay
Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.