Como já referimos, você pode escolher entre uma ampla gama de ideias para seus trabalhos de comunicação. Porque a Indústria da comunicação afeta um grande número de pessoas em uma base regular, você pode querer considerar tópicos que fornecem dados estatísticos sobre as mudanças que estão sendo feitas e as perspectivas futuras dessa indústria. Existem vários campos de estudo que você pode considerar, os quais iremos sugerir mais à frente, porém, existem algumas abordagens que sempre são excelentes tópicos para trabalhos de comunicação:
-
Como a televisão mudou a maneira como o mundo é visto? Com esse tópico, você pode rever formas como as pessoas veem as coisas de maneira diferente por causa da televisão.
-
A Internet tornou-se mais confiável para as notícias do que a televisão? Mais pessoas usam a internet regularmente e assistem a tudo através da internet, incluindo programas de televisão, notícias e clima.
-
A tecnologia ajudou a censurar conteúdos inadequados compartilhado na TV ou na Internet? Explore o que precisa ser mudado ou melhorado em relação à censura de conteúdo através da mídia.
-
Os sistemas de voz automatizados são uteis ou prejudiciais para uma empresa e suas relações de serviço ao cliente? Use a tecnologia de comunicação para explorar os prós e contras de usar sistemas de voz automatizados.
-
As pessoas estão mais dependentes de computadores? Nos últimos anos, vários estudos confirmam que as pessoas podem usá-los para fazer quase tudo, incluindo compras de supermercado.
-
A mídia social estimulou as comunicações positivas ou negativas entre as pessoas? Mais pessoas podem usar a mídia social para se conectar com outros, mas existe mais comunicação considerada negativa ou positiva para os usuários de mídia social?
-
Como a tecnologia de comunicação ajudou empresas a contratar mais pessoas? Que áreas de tecnologia têm ajudado as empresas a crescer a um ritmo mais rápido? Quais são as áreas que podem ter um efeito negativo na contratação?
-
O crescimento do teletrabalho. Explore como o conceito tem ajudado mais pessoas a serem capazes de trabalhar em casa.
-
Como a tecnologia desempenha um enorme papel, ajudando as pessoas a conseguir uma educação ou grau acadêmico.
-
Os telefones celulares devem oferecer a opção de fazer compras pela internet? Vantagens e desvantagens de usar celulares para acessar a internet.
Subcategorias para Trabalhos de Comunicação
Podemos dividir comunicação em várias categorias, considerando uma série de abordagens diferentes para estudar a comunicação:
-
Os diferentes processos que as pessoas tipicamente usam para realizar a tarefa de comunicar umas com as outras (tais como criação de mensagens, processamento de informações e construção de identidade);
-
As formas e tipos de comunicação (tais como conversação, discurso público, entrevistas e tomada de decisão) que são comumente encontrados na vida cotidiana;
-
As características (como estratégia, estilo e interação de códigos verbais e não-verbais) que um comunicador deve considerar na criação de mensagens;
-
Como a comunicação muda dependendo da natureza das relações (tais como familiar, trabalho e romântica) que os indivíduos constroem e mantêm através destes vários processos, formas e tipos de mensagens.
Adicionamos também tópicos sobre fatores que influenciam o modo como nos comunicamos (como gênero, etnia, orientação sexual e globalização), bem como uma série de tópicos que podem ser considerados desafios e oportunidades para os comunicadores (tais como competência de comunicação, assédio sexual, engano, etc.).
Por outro lado, o estudo da mídia tem sido um pouco mais organizado do que tem sido o estudo do processo de comunicação de forma mais geral, e existem uma série de teorias amplamente reconhecidas de mídia como comunicação para as quais considerável conhecimento tem sido gerado através de vários estudos de investigação, pelo que também existem tópicos relacionados à forma como as pessoas usam a tecnologia no processo de comunicação.
Não poderíamos esquecer outros enfoques da comunicação tais como uma profissões e os vários cursos profissionais de estudo na disciplina de comunicação: jornalismo, relações públicas, publicidade e gerenciamento de mídia. |
Tópicos de História e Teoria da Comunicação
-
A Comunicação como Campo e Disciplina
-
História da Comunicação da Fala
-
História do Jornalismo
-
Abordagens para o estudo da comunicação
-
Teoria e Filosofia da Comunicação
-
Estudos retóricos
-
Metodologia Quantitativa
-
Metodologia Qualitativa
-
Teoria critica
-
Estudos Culturais
-
Cultura Popular Feminista
-
Principais Processos de Comunicação
Tópicos Sobre Formas de Comunicação
-
Produção de Mensagens
-
Edição de mensagens
-
Conhecimento
-
Processando informação
-
Percepção Social
-
Escutando
-
Desempenho de mídia
-
Contar histórias e narração
-
Persuasão
-
Cumprimento de conformidade
-
Formas e Tipos de Comunicação
-
Análise de conversas
-
Perspectivas Dialógicas
-
Discurso
-
Entrevista
-
Resolução de Conflitos
-
Retórica e Visualidade
-
Memória Coletiva e Mídia
-
Principais Características das Mensagens
-
A Interação dos Códigos Verbal e Não Verbal
-
Estilo retórico
-
Gênero
-
Elementos dramáticos nas mensagens
-
Exigência Retórica, Estratégia e Argumentação
-
Suporte social
-
Principais relações de comunicação
Tópicos Sobre Fatores que Afetam a Comunicação
-
Cônjuges e outras parcerias íntimas
-
Crianças, pais e avós
-
Amigos
-
Namorando e Parceiros Românticos
-
Supervisores, subordinados e colegas de trabalho
-
Grupos sociais, grupos de trabalho e equipes
-
Alunos e Professores
-
Pacientes, Médicos e Outros Relacionamentos de Ajuda
-
Gênero
-
Etnia
-
Orientação sexual
-
Cultura
-
Risco
-
Liberdade de expressão
-
Globalização
Práticas de Comunicação Profissional
-
Jornalismo
-
A ideia do jornalismo
-
Relatórios, Desenvolvimento de Histórias e Edição
-
Jornalismo investigativo
-
Revista e Redação
-
Fotojornalismo
-
Transmissão jornalística
-
Jornalismo de Mídia Nova
-
Lei dos Media nos Estados Unidos
-
Ética em Jornalismo
-
Jornalismo Internacional
-
O Negócio do Jornalismo
Relações Públicas e Publicidade
-
Teorias e Efeitos das Relações Públicas
-
Pesquisa em Relações Públicas
-
Ética em Relações Públicas
-
Gerenciamento de problemas
-
Concepção e gestão de campanhas
-
Comunicação de Crises
-
Comunicação Política
-
Relações Públicas Internacionais
-
O Negócio das Relações Públicas
-
Propaganda
-
História da Publicidade
-
Pesquisa em Publicidade Campanha Design
-
Desenvolvimento criativo e redação em campanhas publicitárias
-
Planejamento de mídia para campanhas publicitárias
-
Comunicação Integrada de Marketing
-
Campanhas de Marketing Social
-
Publicidade Internacional
-
O negócio da publicidade
-
Gerenciamento de mídia