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Alfabetização de crianças autistas e seus direitos: Uma revisão de literatura, Educação, Artigo - 1208

Número do pedido
1208
Disciplina
Processando
26 Fevereiro 2018
COMPLETO EM
27 Fevereiro 2018
Preço
R$629,00
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Amanda Barbosa de Oliveira
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Resumo: Os alunos com transtorno do espectro autista oriundos de escolas especiais tem sua inserção em escolas regulares garantido por lei. As opiniões sobre o assunto são divergentes. Por um lado, há os que concordam que é de vital importância para o desenvolvimento da diversidade, enquanto outros consideram que as limitações da criança autista podem agravar seus sintomas. Nesse contexto justifica-se a importância de explorarmos que metodologias podem ser aplicadas para que esse aluno assimile os processos de alfabetização e se inclua socialmente dentro das suas limitações.
Com o advento da lei 12.764¹ que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno de espetro autista, o autismo passou a ser considerado nas políticas de inclusão na área da educação. Muitos autistas não usufruíam dos benefícios das diretrizes gerais de inclusão, portanto viu-se a necessidade de criarem-se leis específicas, reforçando assim, a luta pela inclusão dos autistas em educação.

A lei inclui como direito da pessoa com transtorno de espectro autista, à educação e o ensino profissionalizante. Muitos especialistas divergem sobre a capacidade da escola em receber esses alunos ou até mesmo se seria mais benéfico para esses alunos, estudarem em escolas especializadas separando-os.

Numa reportagem de Elisa Meirelles na revista escola, ela relata q Mostrar todos
Além de representar um direito, a inclusão das crianças com deficiência na escola, corresponde à concepção de uma pedagogia heterogeneizadora favorecendo as competências pessoais dos alunos. Apesar de gerar conflitos e opiniões divergentes, a educação inclusiva pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades morais. (Mendes, 2012) .

Brasil, Lei 12.754 de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de proteção da pessoa com transtorno de espectro autista. Artigo 7°.

Brasil, lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação, artigo 2°.
Brasília, MEC. Saberes e práticas de inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem: autismo. 2004, pag 15.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL, CIDEB, 2014, Resignificando a funcionalidade do brincar das crianças autistas: convertendo em educação democrática e inclusiva. SANTOS, Patrícia Araújo Nunes.

COSTA, Dóris Anita Freire. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 23, n. 72, 2006

DOS SANTOS, Ana Maria Tarcitano. Autismo:Desafio na alfabetização e no convívio escolar. Trabalho de concl Mostrar todos
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