LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Em muitas instituições de educação infantil ainda persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos. PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Na educação observamos diferentes metodologias de ensino que podem contribuir para o aprendizado do aluno e o seu desenvolvimento.

O presente trabalho trata do lúdico como ferramenta no desenvolvimento integral do aluno. Como ele é aplicado no dia a dia de sala de aula, e como é capaz de desenvolver suas potencialidades. Mediante a isso, esse trabalho propõe uma discussão sobre a eficácia de trabalhar com o lúdico como ferramenta de ensino na educação infantil. Abordando o que são essas ferramentas e como as instituições de ensino podem usufruir desses recursos no processo de formação de crianças preparando-as para os futuros desafios. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso da transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 1995, p. Desta forma, o brincar vai muito além de um entretenimento para a criança, essa atividade consiste em um elemento importante no processo de desenvolvimento e socialização, além disso, os jogos e brincadeiras envolvem atividades físicas e mentais.

Maluf (2009) ressalta que “Acredito que através do brincar a criança prepara-se para aprender. Brincando ela aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável. ” Sendo assim, o ato de brincar é uma ação comum ao ser humano. A sala de aula da educação deve ser um espaço onde as crianças liberam a imaginação, são desafiadas, aprendem como trabalhar em grupo e compreende a escola como um lugar prazeroso para passar o dia. Os conteúdos propostos para essa etapa são de extrema importância e devem ser trabalhados com todo o interesse e entusiasmo. O elemento lúdico faz com que o conhecimento que a criança traz em sua bagagem seja aproveitado para toda uma gama de conhecimentos relacionados à leitura e escrita para toda uma gama de conhecimentos relacionados à leitura e escrita desde já.

“Que uma criança não saiba ainda ler, não é obstáculo para que tenha ideias bem precisas sobre as características que deve possuir um texto escrito para que permita um ato de leitura. ” (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985, p. O elemento lúdico está faz parte do processo de desenvolvimento da criança, e a implementação do brincar na escola faz com que a criança se familiarize com o ambiente. EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEGISLAÇÃO A legislação brasileira, tem uma gama de leis que abordam os aspectos do desenvolvimento educacional. Os artigos 4º e 16º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirmam esse direito, legitimado ainda pelo artigo 227 da Constituição Federal de 1988. Brasil, 1998) 19 A Constituição Federal de (Brasil, 1988) apresenta preceitos internacionais em relação à infância albergando em seu texto o reconhecimento dos direitos da criança e da necessária proteção integral que deve prestar toda a sociedade e poder público em cumprir tais direitos.

A referida lei em seu artigo 227 elenca os direitos fundamentais da criança: o direito à dignidade, à educação, à saúde, ao lazer, à alimentação, à profissionalização, à cultura, ao respeito, à vida, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. de. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. pdf Acesso em: 05 de Janeiro de 2023. FERREIRO, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985. MALUF, A. ufrgs. br/sites/publico/eixo3/ludicidade/neusa/conc_de_ludico. htm>. Acessado em 05 de janeiro de 2023.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download