Trabalho Acadêmico - Gestão ambiental - 15 trabalhos feitos para baixar

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DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre as dificuldades da alfabetização, que podem comprometer o processo do desenvolvimento do aluno tanto na leitura como também na escrita. Induzindo o indivíduo ao aumento da probabilidade de problemas sociais, emocionais. A inclusão de alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem em escolas de ensino regular é um grande desafio, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes físicos ou mentais devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino de qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com vulnerabilidade com os demais alunos. Desta forma, acredita-se que essa inclusão realizada com todos os alunos é uma forma de acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3300Páginas: 12

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil passou por um processo de transformação que levou a evolução desse nível até chegar ao que conhecemos hoje. Desta forma, hoje se reconhece que o primeiro nível de escolaridade é a base referencial da educação e, muitas vezes, molda o futuro do aluno. No entanto, mesmo diante dos avanços alcançados, muitos são os desafios pelo qual a educação infantil tem enfrentado. Em muitas instituições de educação infantil ainda persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos…

Palavras: 2200Páginas: 8

A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Educação Especial

O presente artigo pretende abordar sobre a educação especial e as formas de comunicação alternativa que são aplicadas. A inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em escolas de ensino regular é um grande desafio que estamos prestes a alcançar, na qual, todos os alunos sejam eles deficientes ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino com qualidade. Sendo assim, se faz necessário que a escola reflita sobre esse novo conceito de ensino, e realize algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que mantenha a convivência dos alunos com necessidades especiais com os demais alunos. Para o desenvolvimento do artigo a metodologia utilizada foi por meio de pesquisas bibliográficas, e o objetivo principal é fazer com que a inclusão relacionada aos deficientes e os demais alunos possam acabar com as desigualdades existentes em nossa sociedade, e garantir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 3575Páginas: 13

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM COM AUTISTA

O presente artigo busca relatar sobre a inclusão dos autistas, como também a inclusão daqueles que necessitam de atendimentos especiais em escolas de ensino regular que sem dúvidas é um grande desafio, na qual, todos os alunos que apresentam necessidades especiais ou não devem estar incluídos nas salas de aulas, e receber um ensino digno e capaz de garantir o aprendizado de qualidade. Desta forma, é necessário que cada ambiente escolar busque realizar esse novo conceito de ensino, e faça algumas mudanças necessárias no trabalho pedagógico da escola, para que seja possível realizar a convivência dos deficientes com os demais alunos. No entanto, acredita-se que essa forma de realizar a inclusão é uma forma de sanar com todas as desigualdades presentes em nosso dia a dia, e conseguir o direito ao ensino com qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS E INCLUSÃO SOCIAL

O presente artigo abrange o início da história de educação de surdos no Brasil até os dias atuais, bem como toda a evolução para garantir a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS), que para ser reconhecida como a língua materna do deficiente auditivo fez uma grande trajetória, mostra também os mecanismos de educação e inclusão dessas pessoas junto a sociedade, visto que, está língua é o instrumento principal que assegura a acessibilidade comunicativa para os surdos. Relata também as dificuldades encontradas pelos surdos para conseguir a inclusão em diversos locais, como também nas unidades de saúde, assim como, a necessidade de mais professores e intérpretes capacitados. A comunicação é um fator fundamental para o ser humano, e o objetivo principal do artigo é mostrar que a comunicação através da Libras é essencial para os surdos, com ela conquistaram o direito não só da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, mas também sua efetiva participação na sociedade. …

Palavras: 2750Páginas: 10

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O presente artigo busca abordar sobre a Gestão Escolar, enfatizando pontos relevantes sobre a evolução, ou seja, o histórico dessa gestão e também como ela é fundamental para a melhoria na qualidade de ensino. A ideia que aqui se defende é a de que a categoria da gestão escolar deve ser compreendida como decorrente do desenvolvimento dessas esferas e, portanto, produto da dinâmica engendrada no decorrer do século XX. Isto porque o aflorar dessa dimensão no final desse século, só foi possível devido ao fato de as condições históricas apresentarem-se propícias ao seu desenvolvimento. Mostrará também o quanto é fundamental a participação de todos os envolvidos do ambiente escolar, para que os objetivos desejados possam ser alcançados. A Gestão orienta a organização das escolas, tanto no aspecto técnico administrativo como também no aspecto pedagógico, de fato, essa gestão escolar alcançou maiores destaques na sociedade abordando conteúdos mais pedagógicos e político. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS DEFICIENTES

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a Neuropsicopedagogia na educação, um novo paradigma nos tempos atuais, na qual, se fundamenta como uma nova forma de conhecimento com o objetivo de agir e pensar sobre as dificuldades que são encontradas no momento da aprendizagem. Haja vista que é do interesse do neuropsicopedagogo compreender como ocorre o processo de aprendizagem, será abordado as suas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem, na contribuição também para o desenvolvimento da memória. No entanto, o presente artigo com base em revisões bibliográficas tem como objetivo relatar sobre o histórico da Neurociência, sua afinidade com a Neuropsicopedagogia, e também o trabalho do neuropsicopedagogo…

Palavras: 4125Páginas: 15

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a importância do PPP. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu parcialmente o que foi proposto. É importante ter mais embasamento teórico para apoiar seu posicionamento sobre a liderança flutuante na escola. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho atingiu o que foi proposto. Poderia ter mais aprofundamento na análise teórica das metas do PNE, pense nisso nas próximas atividades. Mas está no caminho certo. EXTENSÃO: Seu texto atingiu a orientação proposta. Poderia ser um pouco mais extenso, considere isso para as próximas atividades. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

Prática de ensino em gestão educacional

AVALIAÇÃO FINAL: Avaliação final do texto: Satisfatório DESENVOLVIMENTO TEXTUAL (APROFUNDAMENTO TEÓRICO E CRÍTICO) : Seu trabalho ainda não atendeu o que foi proposto. Você está no caminho certo, porém é necessário mais posicionamento crítico com argumentos baseados em fundamentos teóricos da disciplina ao fazer sua análise das duas metas do PNE. GRAMÁTICA: Ótimo trabalho! O seu texto está bem escrito e segue a norma padrão da língua. Avaliação Gramatical: --…

Palavras: 275Páginas: 1

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - PERÍODO REPUBLICANO

O seguinte trabalho apresenta a educação no período republicano…

Palavras: 1100Páginas: 4

A Inclusão e seu Relacionamento

O trabalho examina as representações das diferenças, da atenção exclusiva à surdez e a síndrome de Down entre crianças especiais no cotidiano escolar. …

Palavras: 275000Páginas: 1000