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AS COMPETÊNCIAS DA FAMÍLIA, ESCOLA E GOVERNO NA BUSCA PELA QUALIDADE DO ENSINO

Número do pedido
1142
Disciplina
Processando
14 Fevereiro 2018
COMPLETO EM
23 Fevereiro 2018
Preço
R$1.521,00
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O trabalho destaca a necessidade da qualidade no ensino básico assim como examina comparativamente os pressupostos e as ênfases de quatro gerações de agendas políticas educacionais dirigidas à educação básica, com início na década de 1970 e influência na realidade educacional brasileira atual. Discute suas potencialidades e limitações em face do desafio da qualidade. Considera novos temas que podem oferecer novas oportunidades para políticas educacionais. sinaliza que a geração de políticas educacionais dominantes na década de 80 generalizou, para a política educacional mais ampla.
A discussão sobre a questão da qualidade na educação brasileira não é nova. Ainda que esta questão tenha ocupado um lugar pouco notável ou estivesse ausente de obras mais gerais do pensamento social brasileiro, a bibliografia especializada cuidou de escrever, há muito, problemas de desigualdade no acesso e no fluxo e de qualidade na educação brasileira. Não sem razão, ultimamente alguns grupos de autores desenvolveram mais intensivamente o tema da desigualdade no acesso e no fluxo do que o da qualidade: o sistema educacional não igualava o ingresso e se mostrava extremamente seletivo, filtrando, por meio de episódios múltiplos de reprovação, as crianças que completavam o ensino primário e prosseguiam no ginasial. Este contexto acabava por direcionar esforços de pesquisa para o tema do aces Mostrar todos
É discutido sobre a qualidade no ensino em sentido geral, ressaltando a significativa importância dos profissionais da educação para garantirem a qualidade no ensino. sendo considerados os motivos da má qualidade no ensino e as consequências que ela gera no alunado, uma vez que uma educação de má qualidade deixa no alunado marcas irreversíveis. verifica-se e analisa as políticas educacionais desde os anos 70 até os dias atuais, em destaque pelas principais mudanças ocorridas no governo de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva quando houve as principais modificações benéficas para a educação dos brasileiros. Procura se mostrar como se gera qualidade no ensino, sobre a necessidade da formação adequado do professor, avaliação e motivação e é inferido o uso de tecnologia em sal Mostrar todos
ALBERNAZ, A; FERREIRA, F.H.; FRANCO, C. A escola importa?: Determinantes da eficiência e equidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, 2002.
ALVES, F. Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências, contextos e desafios. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2007
ARAUJO, A. A qualidade da educação e a necessidade da educação infantil no Brasil. Rio de Janeiro: EPGE; FGV; IMPA, 2006.
ARELARO, L.R.G. A descentralização na Lei 5692/71: coerência ou contradição. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1980
BARROS, R.P.; MENDONÇA, R. O impacto de três inovações institucionais na educação brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 1998.
BAZZO, A. W. Qualidade de Mostrar todos
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