Redação - Gestão ambiental - 123 trabalhos feitos para baixar

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Gestão Ambiental E Tratamento De Resíduos Preservação da Floresta Amazônica e Poluição Do Ar

A consciência internacional como forma de auxílio nesta tarefa é fundamental. Afastar…

Palavras: 550Páginas: 2

A HISTORIA DA EDUCACAO INFANTIL E SUAS LUTAS

A educação infantil tem uma história rica e complexa que se entrelaça com as transformações sociais, políticas e culturais ao longo do tempo. A seguir, encontrará um texto que explora esse tema, destacando as principais lutas e conquistas na área da educação infantil. …

Palavras: 825Páginas: 3

Educação Texto Dissertativo

Texto dissertativo sobre educação…

Palavras: 275Páginas: 1

Educação infantil em tempo integral

Em resumo, a educação infantil em tempo integral é fundamental para o desenvolvimento da criança e para a formação de cidadãos responsáveis e preparados para o futuro. …

Palavras: 275Páginas: 1

A TECNOLOGIA APLICADA NA MODALIDADE EJA

A educação é um direito social estabelecido pela Constituição Federal, através dela entende-se que todo cidadão tem direito a educação para formação plena e preparação para o exercício da cidadania. A Educação de Jovens e Adultos- EJA consiste em uma modalidade que oportuniza o acesso à educação de indivíduos que por algum motivo não concluíram a educação básica na série/idade conforme está previsto no artigo 37, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Tornando o processo educativo um instrumento de cidadania, de modo que possibilita contribuir com a redução das desigualdades sociais. No entanto, mesmo diante do avanço significativo a EJA vem enfrentando inúmeros desafios que muitas vezes provocam o fracasso escolar. Atualmente, as novas demandas impostas pelas sociedade esperam uma educação que vise formar cidadãos críticos, preparados e conscientes para exercer o seu papel social. Sendo assim, para acompanhar esse processo de inovação é preciso que as metodologias seja desenvolvidas de maneira que garantam ao aluno a autonomia no seu processo de aprendizagem. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na educação e a negligencia desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais acarretando um ensino anacrônico. Partindo disso, o presente trabalho objetiva investigar como as tecnologias podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EJA. Com este estudo, percebeu-se que a tecnologia nos dias atuais é um recurso indispensável. Enfatizando o uso das tecnologias na educação como metodologia favorável para a formação do cidadão do século XXI. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico, com a análise de textos de pesquisadores que contribuíram para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da autonomia e criticidade do educando…

Palavras: 10175Páginas: 37

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

A educação indígena intitula a educação laborada pelas próprias sociedades indígenas de acordo com seus ritos e costumes. Já a Educação Escolar Indígena é uma categoria da educação básica cedida pelo Governo do Estado aos indígenas. Esta modalidade de ensino se flexiona conforme as peculiaridades indígenas…

Palavras: 2200Páginas: 8

TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA

Certamente, não é fácil inserir a tecnologia de modo eficiente na educação. As exigências pedagógicas concernentes ao domínio tecnológico variam e exigem diligentes esforços por parte do corpo docente que, por sua vez, constituem a responsabilidade primordial de educar. Nesse processo, o lecionar torna-se tarefa além da simples transposição de conhecimento, e toma novas incumbências. Por isso, o presente trabalho aborda a integração da tecnologia no cenário pedagógico como oportunidade de alavancar conhecimento e construir a cidadania crítica do indivíduo. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Plano de aula - meio ambiente

Revisão de conteúdos de meio ambiente…

Palavras: 550Páginas: 2

METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Sabe-se, a priori, que o novo coronavírus desestabilizou os sistemas educacionais, monetários, comunitários, econômicos e psicológicos da sociedade. Imensuráveis tristezas foram contabilizadas desde seu início na China, e se alastraram pelo mundo. Mudanças comportamentais foram obrigatórias para a salubridade, incluindo a área pedagógica, que precisou ser efetivada no formato EaD. Dentro disso, o trabalho englobará os elementos intrinsecamente responsáveis por instaurar o ensino a distância de modo eficaz. …

Palavras: 2200Páginas: 8

INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Quase 9% dos professores e 8% dos funcionários de escola pública do país sofreram, por parte dos alunos, algum tipo de discriminação, como agressão física, acusação injusta ou humilhação. Nessas escolas em que há mais atitudes preconceituosas, o desempenho dos alunos foi menor na edição de 2007 da Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo federal. De acordo com a pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 96,5% dos entrevistados têm preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 91% de geração, 87,5% socioeconômico, 87,3% com relação orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial. …

Palavras: 4125Páginas: 15

O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Com o intuito de vislumbrar o impacto tecnológico na área educacional, o presente trabalho aprofunda seus estudos sobre o uso de mídias digitais na pedagogia. …

Palavras: 3025Páginas: 11

GESTÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SOCRATIVE

Torna-se indispensável que hajam não apenas ferramentas tecnológicas cabais de labor pedagógico, como também metodologias vantajosas de aplicação. Por isso, este paper traz investigações pertinentes sobre a funcionalidade de uma ferramenta tecnológica muito usada no cenário educacional: o socrative. …

Palavras: 2200Páginas: 8

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NO ENSINO SUPERIOR

Lecionar tem sido um desafio composto de fortes empecilhos no cenário mundial. As drásticas mudanças naturais, governamentais e econômicas têm impacto na gestão pedagógica das instituições e, concomitantemente, com a empírica relação docente. …

Palavras: 2200Páginas: 8

FERRAMENTAS DO GOOGLE NA QUALIDADE DO ENSINO

A inserção da tecnologia no ambiente escolar é um tema constantemente debatido, porém, sempre com novas preocupações e peculiaridades encontradas. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Educação inclusiva

De fato, atitudes coerentes precisam ser tomadas no combate ao preconceito e discriminação, principalmente no ambiente escolar…

Palavras: 825Páginas: 3

DIAGRAMA DE ISHIKAWA NA EDUCAÇÃO

Este paper procura congregar elementos usualmente encontrados no cenário administrativo para melhorar a gestão escolar. Tendo em vista que inúmeras ferramentas existentes nos panoramas organizacionais auxiliam na identificação e resolução de problemas variados, busca-se implementar a utilização do diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) para aprimorar as técnicas gestoras das escolas. …

Palavras: 1925Páginas: 7

USO DO KAHOOT COMO PLATAFORMA ADAPTATIVA DO ENSINO - favocrecimento da tecnologia na promoção lúdica da educação

A versatilidade educacional prepondera-se diante dos cenários expostos constantemente. As mudanças que articulam o cenário pedagógico necessitam não apenas de moldes técnicos e tecnológicos como também humanos. Tais mudanças corroboram consideravelmente com o crescimento educacional, desde não sejam olvidados os princípios essenciais de compreensão e efetivação das ferramentas. …

Palavras: 2200Páginas: 8

ANÁLISE SWOT NA EDUCAÇÃO

A matriz SWOT, inicialmente dedicada ao mundo administrativo, descortina forças e oportunidades (características positivas e benéficas), além de fraquezas e ameaças (aspectos maléficos e preocupantes) da instituição. As mais variadas necessidades institucionais podem ser identificadas através dessa ferramenta. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A TAXONOMIA DE BLOOM COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Serão vislumbradas maneiras de aperfeiçoar a relação entre a taxonomia de Bloom com os requisitos de uma aprendizagem colaborativa. Serão inclusos, nesse contexto, averiguações literárias sobre planos de aulas, reuniões e encontros entre docentes e discentes, de modo a medir, avaliar e efetivar a cognição humana lecionada na taxonomia de Bloom, propiciando, ao fim, uma aprendizagem colaborativa duradoura. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

As discussões sobre o tópico das mídias digitais no ensino se empoderam, além de apresentar diferentes situações pedagógicas, tanto positivas quanto negativas. Para vencer os perigos dessa bifurcação comportamental, é indispensável haver uma concreta relação entre as tecnologias, e a aprendizagem colaborativa. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, destaca-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância da ludicidade na Educação Infantil

O significativo crescimento do direito a educação infantil desperta no ser humano a esperança de uma nação mais próspera e desenvolvida. A história concede luz ao futuro, que por sua vez, exige considerável dedicação por parte de todo o corpo docente, de modo que a educação infantil seja concedida eficientemente para todas as crianças…

Palavras: 2750Páginas: 10

A CONTRIBUIÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM PARA UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Sabe-se que as dificuldades encontradas no cenário educacional exigem novos olhares investigativos, de modo que cada necessidade encontrada no ramo seja rapidamente identificada e sanada. Por isso, estratégias de crescimento periódicas são a composição chave da taxonomia de Bloom que, indiscutivelmente, trará benefícios para a revolução necessária no âmbito pedagógico. …

Palavras: 1650Páginas: 6

A TEORIA DA AUTOPOIESE E SUA RELEVÂNCIA PARA A RETOMADA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Este resumo trata da teoria da autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela e de sua relevância para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia. A teoria da autopoiese se refere à capacidade de um sistema de produzir e reproduzir sua própria estrutura e é uma teoria importante para entender como os sistemas, incluindo sistemas sociais, se mantêm coerentes e mantêm sua integridade. O resumo discute como a compreensão da teoria da autopoiese pode ajudar a entender como os sistemas de ensino se adaptaram à pandemia de COVID-19 e como eles podem ser aperfeiçoados no futuro, bem como a importância das relações entre professores e alunos para o sucesso do processo de aprendizado e como essas relações podem ser mantidas e fortalecidas no período pós-pandemia…

Palavras: 550Páginas: 2

JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 8525Páginas: 31

O aluno autista na escola regular

O autismo é uma síndrome, que mesmo sendo tema de muitas pesquisas nas mais variadas abordagens, sua origem ainda é desconhecida. Caracterizado por apresentar dificuldade de interação social, na linguagem e no comportamento. O objetivo desse trabalho foi analisar os possíveis métodos que podem ser trabalhados no sistema educacional com as crianças autistas e de conhecer melhor as questões relevantes acerca dessa síndrome. Para tanto, utilizamos como metodologia a análise bibliográfica, trabalhos de pesquisadores e estudioso da área. Com este estudo percebemos que existem muitas possibilidades de metodologia que podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem do aluno autismo, a principal é acreditar que este aluno tem potencial para aprender, mas para isso é necessário que professores, escola e família estejam aliados no processo de desenvolvimento para garantir ao aluno o direito a aprendizagem e a inclusão social. Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Aprendizagem. …

Palavras: 6050Páginas: 22

PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA

Para aqueles que vão chegando na Universidade, diferentes desafios se abrem, então como diferentes responsabilidades. Diversas vezes, os alunos passaram por um Ensino Médio em que nunca se desenvolveu a realizar um estudo de acordo com os dados, recursos e interesses exigidos em uma pelas instituições de ensino superior. Acontece de um estudante entregar uma produção acadêmica, em sua faculdade, que incide em plágio. Algumas vezes, por não saber como a análise se faz em uma produção, diversas vezes, por má fé também…

Palavras: 550Páginas: 2

TCC Psicomotricidade e Ludicidade

TCC utilizado na Pós Graduação em Psicomotricidade e Ludicidade, tendo como tema: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Obtive nota 10. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A Importância do ato de ler

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a leitura do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da palavra mundo…

Palavras: 275Páginas: 1

AULA SEQUENCIADA – tema: Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade

AULA SEQUENCIADA : DIDÁTICA. atividade apresentada no curso de Graduação em pedagogia pela PUCCAMP O tema que será abordado nas atividades propostas será o Movimento com ênfase em Equilíbrio, Coordenação motora e Expressividade…

Palavras: 2200Páginas: 8

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS

A motivação para esse estudo vem de encontro com outro estudo feito por varios autores O Trabalha aborta como iremos utilizar as historias em quadrinho como ferramenta Muito mais do que um simples passatempo Assim como alguns momentos historicos vividos pelos quadrinhos . Foram realizadas pesquisas e observações que envolviam quadrinhos como recurso didático com alunos da 3° série do Ensino Fundamental I; A continuidade desse estudo se concretiza através da produção da dissertação de mestrado, que envolve a utilização das histórias em quadrinhos além das aulas. As histórias em quadrinhos como recurso didático as aulas de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental …

Palavras: 5225Páginas: 19

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA vs EDUCAÇÃO REGGIO EMÍLIA

A maneira como avaliamos, pensamos, compreendemos, deduzimos e abordamos as crianças afetam sua experiência como criança. A infância é um período fundamental e precisa ser entendida como uma etapa da própria vida, não só como uma preparação para o futuro e, por isso, a educação é o elemento principal que define a infância…

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA REGGIO EMÍLIA

Através da criação de uma escola para crianças pequenas conduzida pelo município era garantido o direito de uma escola de qualidade, onde todos possuem os mesmos direitos e são oferecidas as mesmas oportunidades. É analisado o construtivismo de Piaget, afirmando a existência de uma construção do conhecimento pelas crianças…

Palavras: 550Páginas: 2

Pedagogia

PAPER DE ESTÁGIO …

Palavras: 4400Páginas: 16

Jogos e Brincadeiras no Aprendizado de crianças deficientes visuais, autistas e com síndrome de Down

Projeto de Conclusão de Curso de Pedagogia, com citações, referências, imagens e livre de plágio. Este trabalho é sobre uso de jogos na educação e ensino de crianças com Autismo, Síndrome de Down e Deficiência Visual…

Palavras: 5225Páginas: 19

Gestao escolar democrática

Artigo científico …

Palavras: 4125Páginas: 15

Juventudes, relações raciais e gênero: debates contemporâneos

Juventudes, relações raciais e gênero: debates contemporâneos. Esta atividade é dividida em tópicos que são considerados relevantes para esta temática. …

Palavras: 1375Páginas: 5

12 - ANALISE_MUDANÇAS NA SOCIEDADE E AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Mudança simboliza uma palavra de ordem na sociedade atual, que significa “estar mudando” . Na sociedade ouve varias mudanças que o ser humano tanto se adaptou quanto se viu em algumas situações complicadas de compreensão e de adaptação. Ainda assim as mudanças nunca deixaram de existir e acontecer, ao contrario disso, esta cada dia, ou consideravelmente a cada minuto evoluindo. Ou seja, cada dia esta aparecendo algo novo e surpreendentemente estrondoso. O avanço tecnológico, por exemplo, cresce aceleradamente com um piscar de olhos. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Pesquisa-ação: conceituação e exemplos

Resumo do que é a pesquisa-ação e como funciona na prática, seguido de exemplos…

Palavras: 825Páginas: 3

A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente estudo trata sobre a magia da contação de história na educação infantil. Desde os nossos antepassados, a arte de contar história é uma prática milenar inerente ao ser humano, por meio da qual é possível expressar os sentimentos, emoções e experiências, bem como transmitir costumes, valores e culturas de geração em geração. A pesquisa em tela objetiva analisar a importância da contação de histórias no desenvolvimento imaginário, linguagem, escrita e interação das crianças da educação infantil. …

Palavras: 1100Páginas: 4

APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL a função dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem da criança

Este trabalho versa sobre o Aprender brincando na educação infantil: a função dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem da criança. E tem por objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras como instrumento facilitador da aprendizagem em turmas da educação infantil. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Arborização Urbana

O trabalho é uma síntese, sobre arborização urbana…

Palavras: 550Páginas: 2

Tendências Pedagógicas análises sobre casos de professores

Esse trabalho explica sobre as tendências pedagógicas de diversos autores, como Saviani, Libâneo, Godotti, Luzuriaga, Mizukami entre outros autores. …

Palavras: 2200Páginas: 8

LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIENCIA

Portfólio sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiência em escolas regulares…

Palavras: 737275Páginas: 2681

AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR

TRABALHO COM 18 PAGINAS , ATINGIR NOTA MÁXIMA NA FACULDADE . …

Palavras: 4675Páginas: 17

Resumo do Livro "Gestão Integrada" de Heloísa Luck

Descrição breve das principais informações e conceitos…

Palavras: 275Páginas: 1

GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIAS TEXTUAIS, VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Gêneros Textuais, Tipologia de Textos…

Palavras: 550Páginas: 2

IMPRESSÕES PESSOAIS ACERCA DAS CONSIDERAÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA SOBRE A FILOSOFIA DE JHON DEWEY

Trabalho nas normas da ABNT, editado e revisado…

Palavras: 825Páginas: 3

TRANSTORNO AUTISTA E A ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO PSICOLÓGICO

TRANSTORNO AUTISTA E A ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO PSICOLÓGICO…

Palavras: 3025Páginas: 11

História infantil para trabalhar os direitos humanos

Uma história infantil original para trabalhar de forma lúdica os direitos humanos, tais como a liberdade, a diversidade, a vida, etc…

Palavras: 275Páginas: 1

Alfabetização

A contacao de histórias no processo de alfabetização, principais contribuições e metodologia de ensino …

Palavras: 10175Páginas: 37

OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho aborda a literatura como intermediação para diminuir as dificuldades de ensino aprendizagem. Busca-se compreender a importância que a leitura possui na vida de cada pessoa e suas Análises a cerca do desenvolvimento do aluno em nível tanto educacional como social, trouxe subsídios para determinar a escolha do que abordar e a importância da mesma dentro do ambiente escolar aborda-se nesse contexto a literatura como mediação no processo de ensino aprendizagem. O tema será abordado dentro das metodologias de ensino, concentradas nas práticas educativas e no planejamento. A aprendizagem é o principal objetivo que buscam as escolas (instituições formais de educação), em todas as modalidades de ensino que possuem, entretanto, nem sempre esses objetivos são alcançados, pois, há alunos que apresentam algumas dificuldades. Neste sentido existe toda uma preocupação de como diminuir essas dificuldades, sendo de fundamental importância buscar a literatura como intermediadora desse processo. …

Palavras: 13200Páginas: 48

MONOGRAFIA PEDAGOGIA - O PAPEL DO PEDAGOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSAO ESCOLAR

Esse projeto se desenvolve na área da docência. Especificamente no que se refere a atuação pedagógica na inclusão escolar. A linha de pesquisa baseia-se na fundamentação teórica do desenvolvimento psicomotor e psicossocial da criança e adolescente. A escola é uma das ferramentas mais importantes para os desenvolvimentos dos princípios de respeito, convivência e igualdade, sendo ela o centro que fundamenta a inclusão de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A inclusão é um direito e um dever de todos, pois conforme a nossa Constituição Federal de 1988 traz que todos são iguais perante a lei. Segundo Morina (2004) a inclusão pode ser definida como um modelo de educação que propõe escolas aonde todos possam participar. Trata-se assim de uma filosofia educativa que pretende melhorar a aprendizagem e participação ativa de todo o aluno em um contexto educativo comum. O modelo de educação inclusiva se concebe como um processo inacabado que desafia a qualquer situação de exclusão, procurando mecanismos para eliminar as barreiras que obstaculizam uma educação para todos. …

Palavras: 6600Páginas: 24

A importância do Storytelling na alfabetização e no letramento

Trabalho de conclusão de curso da UNIP EaD no curso de Pedagogia, o trabalho foi apresentado em 2019 recebendo nota 10 da banca examinadora. …

Palavras: 11275Páginas: 41

PTI - Os desafios e possibilidades de igualdade de gênero no espaço escolar

1º) Pesquisar e realizar a leitura de materiais sobre diversidade e igualdade de gênero, com foco na fase da adolescência. 2º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico também poderá utilizar para a elaboração do projeto os materiais disponibilizados pelas disciplinas de semestre: 3º) Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo.1: Com base nas leituras indicadas, nos materiais pesquisados e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 laudas e no máximo 8 (sem contar introdução, conclusão e referências). Passo.2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Passo 3: Considere as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. Seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto:  A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada pela transição da infância para a vida adulta. Nesta fase, várias são as transformações pelas quais os adolescentes passam, seja a nível biológico (com o crescimento dos ossos, amadurecimento das características sexuais secundárias), seja a nível psicológico (envolvendo alterações de humor, desejo de viver intensamente, atração sexual, necessidade de aceitação, questionamento sobre a vida, entre tantos outros). Todas essas mudanças levam o adolescente a um objetivo: conseguir sua autonomia e independência. Diante disto, questiona-se: qual a importância da família e da escola nesta fase do desenvolvimento? De que maneira o grupo de amigos, de iguais, pode influenciar, tanto positiva quanto negativamente, neste desenvolvimento? A escola é o espaço de socialização do conhecimento científico, visto que a partir do acesso ao saber as pessoas realizam uma leitura do mundo e de sua participação social. Estudos apontam que a luta contra os preconceitos e desigualdades se dá por meio da reflexão crítica propiciada pelo saber. Por tais questões os professores devem conhecer os direitos de seus alunos e serem mediadores destas discussões que formam pessoas críticas e humanas, que conhecem seus direitos e deveres. Com base no exposto e a partir das indicações dos artigos, reflita sobre as seguintes questões: O que as legislações revelam sobre o direito à igualdade de gênero? Quais são os caminhos possíveis para que isso se efetive na escola? Portfólio Igualdade Gêneros. Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar…

Palavras: 2475Páginas: 9

MONOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

FACULDADE KURIOS - FAK - PEDAGOGIA 2014 (Aprovado)…

Palavras: 13750Páginas: 50

AUTISMO INFANTIL: ENTENDER/COMPREENDER PARA INCLUIR

Originalidade: 98% INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 2015…

Palavras: 9625Páginas: 35

A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO INFANTIL

Trabalho original, sem plágio Copyspider: 0,4% Centro Universitário São Lucas…

Palavras: 9625Páginas: 35

Entrevista sobre inclusão

entrevista sobre inclusão para ser realizado ao um professor de educação especial…

Palavras: 1100Páginas: 4

Diário de campo de inclusão

O presente trabalho a presenta uma observação sobre a inclusão de Alunos com necessidades especiais no ensino fundamental nos anos iniciais e finais …

Palavras: 1375Páginas: 5

Plano de aula Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil, para relatórios ou ser usado em sala de aula, por professores do ensino infantil…

Palavras: 1375Páginas: 5

Contação de Histórias no Processo de Alfabetização na Educação Infantil

Essa monografia pretende apresentar a contação de histórias como uma ação que contribui no processo de alfabetização, gerando de forma lúdica benefícios cognitivos por meio da criatividade e imaginação…

Palavras: 8250Páginas: 30

A importância do Lúdico na sala de aula

O brincar faz parte da vida de toda criança, vindo a estimular a imaginação desses sujeitos, sendo um importante instrumento de ensino-aprendizagem. …

Palavras: 11000Páginas: 40

Monografia de Gestão

MONOGRAFIA SOBRE GESTÃO EM EDUCAÇÃO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO EDUCACIONAL…

Palavras: 11275Páginas: 41

GESTÃO ESCOLAR E O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA

O trabalho apresenta uma análise sobre os desafios encontrados na formação de leitores nas escolas públicas. Objetiva-se a reflexão e investigação sobre a importância da leitura e as estratégias utilizadas para alcançar metas, verificando o quanto à falta do hábito de leitura tem prejudicado os alunos quanto à qualificação para a vida profissional, para o seu dia-dia em sala de aula no que refere-se a interpretação de texto ereflexão dos vários textos apresentados em outras disciplinas, além dos de Língua Portuguesa.Apresenta-se algumas definições de aprendizagem relacionando-se as mesmas as causas do fracasso escolar. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem quantitativa e qualitativa, focalizando a pesquisa bibliográfica.Utilizou-se como referências o ponto de vista de vários educadores a respeito do tema, onde destaca-se, Sole, que vem apontando reflexões sobre a aprendizagem da leitura, bem como as ponderações pessoais sobre o objeto a ser investigado. Prevaleceu-se como ferramenta para a pesquisa, questionários que trazem perguntas subjetivas para melhor conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no que trata esta pesquisa. Foram questionários de fácil entendimento. Após a análise dos questionários identificou-se que o grande problema diagnosticado, é que nossos alunos não desenvolveram este hábito de leiturano decorrer de sua vida, seja no âmbito escolar, seja no âmbito social, isto gerou uma grande lacuna em suas vidas.Então, comunidade (pais), junto aos gestores são importantes aliados para vencerem os desafios encontrados e obterem os resultados esperados…

Palavras: 13200Páginas: 48

Docente da EAD

RESUMO A educação a distância é um método capaz de democratizar o ensino, pois este alcança muitos lugares de difícil locomoção, com o advento da internet, este tem se tornado cada vez mais popular se expandindo no Brasil, com este movimento, vê-se a necessidade de compreender mais …

Palavras: 2200Páginas: 8

O QUE AS ARTES MARCIAIS PODEM AJUDAR NA SOCIABILIZAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA

O presente estudo tem o intento de levantar questões a respeito das Artes Marciais e a sociabilização da criança, geralmente em idade escolar. A origem das Artes Marciais são milenares. E hoje, repercutem como modalidades de educação física extra escolar. Enquadrado em um molde curricular, a Arte Marcial é mais que isso. Ela traz benefícios e qualidade de vida ao aluno que escolhe educar-se sob suas diretrizes milenares. A metodologia deste estudo é qualitativa, com levantamento de referencial teórico, muita pesquisa na área de Educação Física, para rebater o conceito de desporto da Arte Marcial e Competitividade. A criança bem sociabilizada pode trazer para as aulas mais valores e para os companheiro de arte marcial melhor exemplo. …

Palavras: 8800Páginas: 32

Brinquedos e Brincadeiras

O trabalho segue mostrando a história do conceito de infância que surgiu após a era medieval, para enfim definir brincadeira e sua importância para crianças no seu desenvolver social e motor, detalhando jogos também.No decorrer do conteúdo se desenvolve a relação do professor da educação infantil com …

Palavras: 5500Páginas: 20

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

Este artigo tem o objetivo de estimular reflexões sobre as experiências e as dúvidas que aparecem, impedindo muitas vezes a implementação de ações em favor da criação de uma escola mais justa, apresentando que a Educação é um direito de todos os cidadãos…

Palavras: 4675Páginas: 17

IDEB: avanço ou retrocesso à educação brasileira? Um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados em periódicos entre 2007-2014

O tema dessa pesquisa refere-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo ele um indicador estatístico do ensino básico que fornece informações referentes ao rendimento de cada escola brasileira. A pesquisa além de conceituá-lo, o insere em um contexto maior, que corresponde ao cenário educacional brasileiro, permeado pela lógica das avaliações externas. O objetivo geral da pesquisa constitui em um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados no período entre 2007-2014, possibilitando à pesquisa, a criação de duas categorias de análise acerca do IDEB: artigos que possuem como concepção entendê-lo como avanço à educação brasileira, e artigos que o percebem como retrocesso. A abordagem metodológica valeu-se da pesquisa bibliográfica, exploratória, utilizando-se de artigos científicos como fontes principais. Acreditamos que a pesquisa é de grande valia a todos os profissionais ligados a área da educação, pois, oferece uma multiplicidade de olhares sobre a temática do IDEB…

Palavras: 13750Páginas: 50

Curso Coaching Pedagógico

Através da aprendizagem de modelos mentais altamente gratificantes, o Coaching Pedagógico, leva a criança de um Estado Atual ao Estado Desejado. Identificar com a criança, o grau de felicidade que está nas áreas de sua vida, que depende dela mesma, é a finalidade desta metodologia. A partir desta definição, estabelecer metas com o coachee, para atingir o grau máximo na concepção do mesmo. Dentro do que a ciência já pode evoluir em termos de comportamento, não há nada mais gratificante para o ser humano do que a emoção e sensação de prazer do próprio cérebro. Isso é realmente poderoso! O curso está disponível em pdf, ead em vídeos, acompanha recursos e ferramentas de coaching. …

Palavras: 14575Páginas: 53

Dicas de estudo para cada tipo de inteligência

Através de um estudo em inteligências múltiplas foi desenvolvido uma dica de estudo para cada forma de aprender…

Palavras: 275Páginas: 1

As maiores curiosidades da humanidade

as maiores curiosidades da humanidade…

Palavras: 81400Páginas: 296

Educação e a Tecnologia

O pleito de ensino- aprendizagem também já se indicação diferente do de noutro tempo, pois as formas de amparar e aprender são diferentes, isto é, o instrutor não é mais um fácil transmissor do conhecimento. Hoje, ele é um medianeiro, facilitador do processo de ensino-aprendizagem e os alunos são os sujeitos ativos desse termo, deixando de ser leal receptores do conhecimento. Dessa traço, o professor precisa operar recursos que transformem suas palestras, de modo a instigar mais e mais a investigação pelo conhecimento por pedaço dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e atinando que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, as quais vêm para elaborar com o professor, funcionando como cabide, como um recurso a mais para esse método e não como um recurso em sua substituição…

Palavras: 5500Páginas: 20

Resenha do artigo de Isabel Chagas - Aprendizagem não formal-formal das Ciências. Relações entre os museus de Ciências e as escolas. 1993

Prontinho! Resenha crítica do artigo de Isabel Chagas: "Aprendizagem não formal-formal das Ciências. Relações entre os museus de Ciências e as escolas" (1993). Críticas embasadas em bibliografia (vide final do trabalho)…

Palavras: 825Páginas: 3

Avaliação Diagnóstica - Educação Infantil

Avaliação Diagnóstica para ser avaliada crianças de 2 anos…

Palavras: 550Páginas: 2

Educação Infantil - Combinados

Combinados para sala de aula na Educação Infantil. 2017…

Palavras: 1375Páginas: 5

APOSTILA PARA O MATERNAL I e II

Exercícios para serem aplicados as turmas do Maternal I e II. Editada Janeiro 2018. Não existe material didático para a educação infantil, por este motivo fiz uma coletânea.Esta apostila auxilia os professores no dia a dia…

Palavras: 11275Páginas: 41

Paulo freire pedagogia do oprimido

paulo freire…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS - O sujeito surdo

Resumo sobre a importância do Decreto Federal No. 5626 de 22 de dezembro de 2005 para o sujeito surdo…

Palavras: 550Páginas: 2

Introdução da Telemática Educacional em relação ao ensino EAD

Portfólio sobre a Introdução da Telemática Educacional em relação ao ensino EAD. …

Palavras: 550Páginas: 2

“EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS”

RESUMO DO TEXTO “EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS” …

Palavras: 550Páginas: 2

Projeto de leitura

Projeto de para sala de aula…

Palavras: 1100Páginas: 4

Opção do Aluno Portador de Necessidades Especiais pela Educação Profissional e Tecnológica

conforme pedido pelo instituto federal de educação ciência e tecnologia do triângulo mineiro, campus Uberaba, mestrado em educação tecnológica; nota 10, trabalho, portanto a ser adotado como referência, evitando assim, o plágio A LINHA DE PESQUISA: Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional. O tema: Opção do Aluno Portador de Necessidades Especiais pela Educação Profissional e Tecnológica. …

Palavras: 10175Páginas: 37

CAMPANHA DA FRATERNIDADE -2018 Lema Vós sois todos irmãos

Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. …

Palavras: 2750Páginas: 10

RESENHA CRÍTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

RESENHA CRÍTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE…

Palavras: 825Páginas: 3

RESUMO - PLANO REAL 03 FASES DE CONSTRUÇÃO

PLANO REAL: 03 FASES DE CONSTRUÇÃO …

Palavras: 825Páginas: 3

Educação é um ato de carinho e amor

Onde o amor e a educação faz parte de todos nois seres com vida desta terra…

Palavras: 6875Páginas: 25

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A presente Monografia tem como tema central a importância da Afetividade na Educação Infantil. E tem por objetivo investigar as relações interpessoais, tratando da relação professor e aluno, assim como da relação família e criança. Este trabalho constitui-se em uma reflexão sobre a questão da afetividade, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador dessa afetividade, propiciando a aprendizagem dos alunos, o que demonstra que muitas vezes a afetividade na aprendizagem pode melhorar o convívio do educando com o educador. Isso permite um relacionamento estabelecido com amizade e respeito, desenvolvendo, assim, o progresso físico, psíquico, espiritual e moral do aluno. Como se ampara em pesquisa bibliográfica, qualitativa e virtual, a fundamentação teórica se fortalece com teóricos como Piaget(1896), Maturana(1928), Winnicott(1896). Vygotsky(1896), Wallon(1879), entre outros de renome, visto que esses autores tratam da necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto. …

Palavras: 11275Páginas: 41

O lúdico na educação infantil

A ludicidade desde muito tempo é vista como fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Muitos teóricos entendem-na como atividade privilegiada da infância, e de constituição do sujeito-criança como sujeito-humano. Partindo do estudo de diversos autores que tratam da Educação Infantil, da ludicidade, bem como da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, o objetivo deste trabalho monográfico é compreender como as atividades lúdicas influenciam no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos …

Palavras: 11275Páginas: 41

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que analisou aspectos do discurso em favor da inclusão de alunos deficientes em escolas regulares, para tanto, se escolheu como corpus de análise as produções acadêmicas que foi produzido por estudiosos da area a cerca da Inclusão na Educação Infantil na última década…

Palavras: 13200Páginas: 48

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES O ESPAÇO EMPRESARIAL

O presente trabalho visa compreender qual a possibilidade de atuação do Pedagogo em espaços não escolares, com base na formação recebida na universidade, enfatiza-se a atuação do Pedagogo em espaços não escolares: o espaço empresarial. As empresas são organizações que existem em nossa sociedade e atuam em diversos segmentos, passa a ser um espaço educativo que permite ao funcionário aprender enquanto trabalha. Surge o pedagogo no espaço empresarial, com a finalidade de humanizar este ambiente, através das competências: liderar, motivar, avaliar e planejar. No capítulo IV, foi transcrito uma pesquisa feita com uma pedagoga que atua em uma empresa na cidade de Poços de Caldas -MG…

Palavras: 12925Páginas: 47

ATRIBUIÇÕES X REALIDADE - UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA DA GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as atribuições designadas aos cargos de direto escolar e supervisor escolar, usamos como base para esta reflexão as atribuições encontradas em documentos como editais de concursos e leis estabelecidas, bem como as observações vividas pelo grupo em diferentes momentos e locais. ****Necessita apenas de edição na capa, como modificação de nomes e ano…

Palavras: 2200Páginas: 8

Atividade pedagógica para aula de Português/Redação sobre a temática indígena

O trabalho contém um plano de aula de Português/Redação com 4 atividades sobre a temática indígena. …

Palavras: 3850Páginas: 14

Plano de Aula EF Geografia e História

Plano de Aula Interdisciplinar de Geografia e História para Educação Infantil a partir do 3º Ano…

Palavras: 275Páginas: 1

Plano de Aula Educação Infantil 4 anos

Modelo de Plano de Aula interdisciplinar para Educação Infantil…

Palavras: 1100Páginas: 4