LIBRAS - O sujeito surdo

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. “A construção de uma consciência social inclusiva se afirma pela livre convivência e pelo conhecimento e reconhecimento da diversidade como pluralidade e respeito às diferenças. A Libras, portanto, assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade. ” Responda: A partir dos trechos acima como você compreende a convivência social do surdo antes e depois do Decreto Federal No.

O decreto que regulamenta a LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores se constitui, no âmbito social e educacional, em avanço para a comunidade surda do país. Dispo­nível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/ decreto/d5626. htm>. pdf>. Acesso em: 19 fev. GUEDES, B. S. A língua de sinais na escola inclusiva: estratégias de nor­malização da comunidade surda. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PERLIN, G. Prefácio. In: QUADROS, R. PERLIN, G. SOFIATO, C. G. REILY, L. H. “Companheiros de infortúnio”: a educação de “surdos-mudos” e o repetidor Flausino da Gama. A. Libras em Contexto: curso básico. Livro do estudante. ed. Rio de Janeiro: WalPrint, 2009.

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