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Danton o processo da revolução

DANTON - O PROCESSO DA REVOLUÇÃO Data de lançamento: desconhecida / 2h 15min / Histórico, Drama Direção: Andrzej Wajda Elenco: Gérard Depardieu, Wojciech Pszoniak, Anne Alvaro Nacionalidades Polônia, França, Alemanha Ocidental …

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha filme A guerra do fogo

A Guerra do Fogo, Título original: La Guerre du Feu Aventura, França/Canadá, 1981, 100 min. Direção: Jean-Jacques Annaud …

Palavras: 275Páginas: 1

Resenha Filme Parasita

PARASITA Diretor: Bong Joon-ho Tempo: 2 Horas 11 Minutos Suspense/Suspense Dramátic …

Palavras: 275Páginas: 1

O papel e a importância da identidade humana para as pessoas vivas e mortas

Identidade, identidade é aquilo que nos distingue um dos outros, seja ela civil, judicial, ou penal, a identidade embora presente em diversos eixos de seres vivos se mostra mais influente ao tratar dos aspectos humanos, constando-se uma vez que como identidade humana se define as etnias, gênero e demais fatores relacionados ao ser. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Projeto de uma embalagem biodegradável para lasanha

Projeto feito para a disciplina de embalagens do curso de engenharia de alimentos, é uma embalagem biodegradável para lasanha…

Palavras: 5775Páginas: 21

Projeto de uma vinícola para a disciplina de Projetos Industriais

O projeto será desenvolvido visando a criação de uma nova vinícola, tendo como produto principal o vinho tinto com aditivo natural, buscando agregar valores como saudabilidade, qualidade, sustentabilidade e inovação. O desenvolvimento será feito levando em conta diversos fatores que influenciam o funcionamento da indústria e o produto final…

Palavras: 19525Páginas: 71

Gestão do projeto educativo Pedagogia

Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia O objetivo da disciplina de Gestão do Projeto Educativo é proporcionar, para você, reflexões e investigações, as quais terão como resultado a produção de um projeto. O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a elaboração projeto, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência , para promover o seu desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências, realizadas durante o curso, vinculadas às inovações que encontramos na atualidade. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para o contexto escolar e contexto não escolar. Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o projeto é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. É importante reforçar que o trabalho se constituirá de uma elaboração teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada, seja em contexto escolar ou contexto não escolar. Gestão do projeto educativo Pedagogia 2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), o projeto que deverá ser produzido por você transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente. A qualidade de um projeto, característica que leva à sua efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais geral” Gestão do projeto educativo Pedagogia (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto na disciplina de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto envolve todo um processo de construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar, sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:  análise da realidade;  projeção de finalidades;  formas de mediação. Em síntese, por meio da organização deste projeto, você deverá: analisar as contribuições das metodologias ativas no processo de gestão dos processos educativos; compreender determinado contexto de atuação pedagógica (comunidade, escola, alunos); delimitar o alcance das ações previstas em sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e definir os procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento (metodologias, recursos). A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o acadêmico deve considerar os seguintes elementos:  Introdução (Apresentação do Tema);  Objetivos;  Problematização;  Referencial Teórico;  Método;  Cronograma;  Recursos;  Avaliação;  Referências. Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes curriculares ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser contemplados no projeto. 2.1 TEMA Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja provar ou desenvolver” construindo uma ideia inovadora sobre o que está sendo estudado. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatores internos (afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003). O tema do Projeto deve ser direcionado para a atuação do pedagogo, contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e participativa dos alunos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e competências propiciadas a partir da utilização de metodologias ativas, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia as quais são desenvolvidas pelo pedagogo e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a organização Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e não formais. É importante que o projeto se efetive como um instrumento para a Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da realidade. O enfoque deverá apresentar coerência Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso. Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como: Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu projeto. Sabe por quê? Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é possível de ser estudada no contexto educacional devido à complexidade da temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem fundamentação teórica e os limites não ficam bem delineados, muitas vezes, confuso, até mesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em consideração essas observações, para desenvolver seu projeto. Para refletir sobre a escolha do tema, é necessário considerar os seguintes aspectos: Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção do seu Projeto Educativo. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho desenvolvido nas linhas: docência (Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental) ou gestão (em contexto escolar ou em contexto não escolar). O Projeto deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem definido, observando os objetivos que pretende alcançar, os quais devem estar alinhados à utilização das metodologias ativas. Sendo assim, o processo deve acontecer da seguinte forma: 2.2 OBJETIVOS Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156). Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito , aquilo que almeja com o estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto para o contexto escolar e contexto não escolar. 2.3 PROBLEMATIZAÇÃO A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano escolar e de estudos já realizados, Gestão do projeto educativo Pedagogia verificando-se dificuldades, questões conflitantes, possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de estudo e gerar uma pergunta. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 159). Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada em contexto escolar ou contexto não escolar? Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto. 2.4 REFERENCIAL TEÓRICO Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum conhecimento precedente. A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos”, e os “conceitos Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item. Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o tema que escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos. Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, você deverá seguir os seus passos: 1° PASSO: Ler o artigo denominado “Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda” de José Moran (TEXTO 1). Independentemente do tema que você escolher, você deverá construir um projeto a partir de uma das metodologias ativas, sendo assim, é preciso que você aprofunde esse tema e esse texto te auxiliará. 2° PASSO: Realizar a leitura dos seguintes artigos, conforme a linha de pesquisa adotada por você DOCÊNCIA Ler os artigos denominados “Metodologia ativa do ensino da matemática na educação infantil” de Bruna Linhares, Iorlete Lima Ferreira e Luciana Salazar dos Reis (TEXTO 2) Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia e “Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento” de Rosimary Batista da Silva e Luciene Lima de Assis Pires (TEXTO 3). GESTÃO Ler o artigo denominado “Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da educação básica” de Antônio Eustáquio Ferreira (TEXTO 4). 3° PASSO: Com base na leitura dos textos, construa um texto entre cinco a sete páginas que aborde a seguinte reflexão: Atenção: Seu texto NÃO precisa abordar as duas linhas, mas apenas a que você escolheu para realizar o seu projeto. Os textos indicados são leituras essenciais, mas você poderá selecionar outros artigos para complementar. 2.5 MÉTODO O método refere-se ao caminho traçado para que os objetivos propostos sejam atingidos. Segundo Trujillo (1974, p. 24), método é a “forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo”. Ainda, conforme Kaplan e Grawitz (1975, p. 18), “A característica distintiva do método é a de ajudar a compreender, no sentido mais amplo, não os resultados da investigação científica, mas o próprio processo de investigação”. Richardson (2012, p. 22) explica que: método é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo, distinguindo-se assim, do conceito de metodologia, que deriva do grego méthodos(caminho para chegar a um objetivo) + logos (conhecimento). Assim, a metodologia Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. Por exemplo, o método científico é o caminho da ciência para Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia chegar a um objetivo. A metodologia são as regras estabelecidas para o método científico, por exemplo: a necessidade de observar, a necessidade de formular hipóteses, a elaboração de instrumentos etc. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Visando uma reflexão sobre os temas atuais que envolvem o trabalho do pedagogo, você deverá selecionar uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. As metodologias ativas estão articuladas com o uso das tecnologias e a inovação na educação. Nesse sentido, Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia partimos da relevância da tecnologia em decorrência das novas formas de viver, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia na reorganização dos processos pedagógicos e na relação aluno /aluno e professor/aluno, interferindo , assim, nos processos de ensino e de aprendizagem. Frente a este cenário, cabe atentar para o que indicam Silva, Sampaio Lima e Bandeira Andriola (2016, p. 90 apud PEREIRA; SILVA, 2018, p. 64), pois segundo Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia eles “[…] os futuros professores devem ser preparados para enfrentar os desafios atuais de uma sociedade em constante mudança.” Diante desse cenário de mudanças, surge a ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo. Para isso, indica-se como uma das possibilidades o uso de metodologias ativas, por favorecerem a formação de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORÁN, 2015, p. 04). Gestão do projeto educativo Pedagogia As metodologias ativas, segundo Morán (2015) partem da ideia de que não basta apenas o aluno ler sobre o tema, mas é necessário experimentar e vivenciar, sendo assim, as propostas de metodologias devem, Portfólio Gestão Pedagogia necessariamente, estar relacionadas aos objetivos pretendidos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Para Morán (2015), a criação de desafios, atividades e jogos relacionados às competências são fundamentais para o sucesso na aprendizagem. Materiais e métodos alicerçados em desafios, atividades, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia histórias, jogos que mobilizam os alunos, em cada etapa, permitindo aprendizagem colaborativa e/ou individualizada, recrutando tecnologias adequadas (e possíveis) em cada momento são essenciais para o sucesso da aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor caracteriza-se como mediador e incentivador ao contrário do que se via alguns anos atrás, em que o professor explicava e os alunos, por sua vez, eram os receptores. A partir desse contexto, você deverá escolher uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. Destacamos que ela deve ser pertinente ao tema que você selecionou e ter condições de atender os seus objetivos. Segue abaixo algumas metodologias, reflita e escolha uma para compor seu projeto: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS Do inglês project-based learning (PBL), faz com que os alunos construam seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. Assim, o estudante precisa se esforçar para criar, explorar e testar as hipóteses a partir de sua própria vivência. O professor pode incluir tecnologias como vídeos ou fóruns digitais, além de propor atividades que envolvam elementos físicos, bem como cartazes e maquetes. Parte-se da ideia de permitir que o estudante busque o saber por si mesmo por meio da presenta do professor como mediador e orientador, dando feedbacks e mostrando erros e acertos ao longo do processo. Gestão do projeto educativo Pedagogia SALA DE AULA INVERTIDA A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é derivada do ensino híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia –, pois mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado. Trata-se de uma pré-aula que pode ser um vídeo, um texto ou outro material, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia o qual o aluno estuda por conta própria para, então, na aula, o professor poder conduzir a aula em continuidade com o que fora estudado. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS É focada na parte teórica da resolução de casos. O método promove a interdisciplinaridade, um dos focos centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Propõe-se a construção de conhecimento por meio de debates e júris, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia discutindo em grupo um problema. Na prática, o aluno estuda um determinado assunto antes da aula. Depois, traz suas dúvidas e dificuldades para o encontro com o professor e os colegas, debatendo sobre sua interpretação. GAMIFICAÇÃO É o uso de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula. Utilizada, principalmente, para gerar maior engajamento, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia motivar a ação, promover a aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo. Dessa forma, o professor gamifica aspectos normais de sala de aula por Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia meio de desafios individuais ou em grupo, promovendo maior engajamento em sala de aula.2.6 CRONOGRAMA DO PROJETO Após a escolha da metodologia ativa, você deverá descrever todo o percurso Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia…

Palavras: 3850Páginas: 14

POLÍTICA E BASES DO DIREITO EDUCACIONAL

Trata-se de uma resenha crítica sobre as políticas de base e o direito a educação…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha - Residencia en La Tierra - Pablo Neruda

Resenha da obra “Residencia en La Tierra” de Pablo Neruda…

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha - Linguística textual - Anna Christina Bentes

Resenha do artigo "Linguística textual" escrito por Anna Christina Bentes…

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha - A linguística o texto e o ensino da língua notas para continuar o debate - José Carlos de Azeredo

Resenha acadêmica do ensaio A Linguística, o texto e o ensino da língua: notas para continuar o debate, publicado por José Carlos de Azeredo em 2014. …

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA de VERAS RP OLIVEIRA M Envelhecer no Brasil a construção de um modelo Ciência Saúde Coletiva v 23 n 6 p 1929-1936 2018

Resenha crítica do artigo VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Martha. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1929-1936, 2018…

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA de ALMEIDA Patrícia CA BIAJONE J Saberes docentes e formação inicial de professores Educação e Pesquisa v 33 n 2 2007

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007…

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA DE CUNHA Manuela C Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico Revista USP v 75 p 76-84 2007

RESENHA CRÍTICA DE: CUNHA, Manuela Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, v. 75, p. 76-84, 2007…

Palavras: 825Páginas: 3

Ensaio científico sobre Marie Curie

Ensaio científico feito para curso de Biologia da UFRJ. Foi desenvolvido para a disciplina de projeto em pesquisa sobre importantes personalidades no mundo da ciência…

Palavras: 825Páginas: 3

Análise de Filme

Em 2020, a Lei Áurea celebrou sua 132 anos, e foi nessa época que a ficou “libertada” das correntes dos plantadores e dos forçados legalmente autorizados. Ao analisar a conjuntura desse movimento e a escravidão do período, vemos que houve a abolição dos negros raptados, traficados, vendidos e reduzidos à escravidão. A partir daí, questiona-se sobre o fato de mais de 300 anos de escravidão autorizados e trabalhados, bem como as repercussões deste processo histórico na fundação da sociedade brasileira, causado mudanças na estrutura social do país. Fernandes destaca que a relação entre a colonização portuguesa e a formação da sociedade brasileira é inegável, o que mostra que a formação social do Brasil tem suas raízes no sistema colonial, o que significa que a As elites brasileiras continuam usufruindo das vantagens conquistadas no período. Desde sua invasão, o Brasil tornou-se um ambiente para minorias sociais. Durante todo o período de colonização, através do tráfico de escravos, e mesmo após a abolição da escravatura, a superioridade de uma raça sobre as demais constitui pilares de sustentação da hierarquia social brasileira. Como resultado, as atitudes adotadas na época permaneceram latentes na elite social e econômica até os dias atuais. O papel da arte é criticar. Positiva ou negativamente, critica um determinado ponto da sociedade e influencia o pensamento do espectador. No cinema, não poderia ser diferente: chega de criticar, ele representa a sociedade e carrega o país do estilo de produção ao produto final. O cinema, como toda arte, está em constante evolução sua trajetória é completamente diferente em determinados momentos , por exemplo no Cinema Novo, depois no Cinema Marginal então a criação da Embracine, em meio a uma guerra ditadura e suas políticas, também a retomada da paz com o cinema nacional da população nos dos anos 2000 a partir da produção de O Auto da Compadecida e a criação favorecendo um gatilho para filmes de todos os gêneros, várias indicações ao Oscar, como como este foi o caso Cidade de Deus e abriu uma grande filial de sucesso de bilheteria de filmes de entretenimento e como Minha Mãe é um Peça. O presente trabalho realizou uma análise sobre o filme Medida Provisória (2022), com direção de Lázaro Ramos, que se trata de uma adaptação de uma peça de Aldri Anunciação, “Namíbia, Não!”. O filme apresenta um futuro distópico, em que o governo do Brasil decreta uma medida provisória com foco e objetivo em reparar o passado escravocrata de sua história, no entanto, ocorre uma reação no Congresso Nacional, que aprova tal medida, obrigando, portanto, os cidadãos negros a “voltarem” para a África, como uma forma de “retornar às suas origens”. No contexto do direito constitucional brasileiro, as medidas são normas com força de lei, elaboradas exclusivamente pelo chefe do poder executivo, e atualmente sujeitas à edição pelo Presidente da República. Essa prática acaba sendo uma medida de governabilidade, na qual o poder executivo exerce influência e na atividade legislativa no Brasil. Na história, estamos alguns anos à frente e o brasileiro emite uma medida provisória que obriga os descendentes a retornarem ao país de seus antepassados. O que começa como uma proposta voluntária se torna uma verdadeira perseguição racial. Nesse contexto encontram-se o casal Antônio e que deve lutar para se encontrar em meio ao caos social gerado pela medida. Completa a trama André, jornalista da Internet, que tem a do governo Isabel e a vizinha Dona Izildinha como direto da história. Nesse contexto de uma medida provisória, um casal tem sua vida afetada diretamente, trata-se de Capitú, uma médica, e Antônio, um advogado, além de André, um jornalista, primo de Antônio. Os personagens passam a debater as implicações sociais e raciais que vivenciam e referentes ao momento que estavam enfrentando, além de relatarem seus pensamentos e ansioso sobre o processo de mudança de país, destacando ainda as grandes inquietações que cercam o casal que vivenciam o centro do terror, sendo forçados a se separar e sem perspectivas de reencontro. …

Palavras: 2200Páginas: 8

PROJETO FOGUETE - FOGUETEIRO

Trabalho desenvolvido sob toda supervisão, análise de cálculos ajustados, projeto voltado a estudos e pesquisa voltada para área aeronáutica…

Palavras: 7425Páginas: 27

Fichamento

No arquivo…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha crítica documentário sem pena direção Eugenio Puppo

Este paper aborda o documentário Sem Pena, tratado a partir de três tópicos: sobre o documentário (tópico 1), opinião sobre o documentário (tópico 2) e opinião sobre o sistema penal brasileiro (tópico 3). São cinco páginas, com referenciamento de 05 obras clássicas do direito penal/ criminologia…

Palavras: 1650Páginas: 6

RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

NOÇÕES GERAIS RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PRINCÍPIO DA REPARAÇÃO INTEGRAL E TEORIA DO RISCO FATO DO PRODUTO OU SERVIÇO VÍCIO DO PRODUTO OU SERVIÇO…

Palavras: 1925Páginas: 7

Legislação trabalhista e previdenciária

O presente tema tem sua importância referente ao que diz respeito a legislação trabalhista e previdenciária em acordo com a reforma trabalhista de 2017…

Palavras: 1375Páginas: 5

FUNÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE E OS REFLEXOS NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL

FUNÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE E OS REFLEXOS NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINA…

Palavras: 2200Páginas: 8

ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO

Nesse ambiente, o processo de trabalho deve acontecer de forma clara, multi e interdisciplinar…

Palavras: 825Páginas: 3

Celia Dugger In India Lower-Caste Women Turn Village Rule Upside Down New York Times May 5 1999

A obra tratou da necessidade de crescimento do acesso e cobertura rodoviária inter-regional de Yogyakarta, particularizada como um principal destino turístico bem como um significativo polo educacional. Este empreendimento teria por objetivo também permitir o crescimento socioeconômico da parte sul da cidade que, em decorrência da carência e insuficiência na prestação do serviço de transporte e variantes de apoio, restava prejudicada e defasada em relação aos demais pontos do município…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha Crítica de CasoArtigo Mulheres como líderes lições dos contingentes políticos na Índia

O caso Harvard nos apresenta para análise a discussão em relação à criação de cota de um terço das vagas dos conselhos de aldeia para mulheres e, de assentos adicionais para cidadão de classes mais baixas. Episódio realizado na Índia, por meio de emenda constitucional…

Palavras: 1100Páginas: 4

PROSPECÇÃO INTERNACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO NIKE E REEBOK

Trata-se de uma análise do modo de contratação de serviços, bem como uma abordagem multinacional das instituições Nike e Reebok na Ásia e o lesionamento dos direitos humanos e trabalhistas, pelas as entidades em questão…

Palavras: 550Páginas: 2

A DOUTRINA DE STARE DECISIS E LAWRENCE V TEXAS

A doutrina de Stare e Lawrence v. Texas, existe dois tipos principais de recursos legais: direito civil e direito consuetudinário. Em países de direito civil, tais como França e Alemanha, as leis governamentais são estabelecidas por uma constituição e em normas determinadas pela legislação e escritos em direitos ou códigos de lei, tais como o Código Napoleônico na França. …

Palavras: 550Páginas: 2

O ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAIS E A SUPERLOTAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

A cada ano que passa o cenário Brasileiro de superlotação carcerário cresce. Segundo informações do INFOPEN, de fevereiro de 2020 os presos no país em custodias apenas nas unidades prisionais chegam a 758.676, sem contar os que estão presos nas delegacias…

Palavras: 550Páginas: 2

Internacionalização

Este projeto aborda uma empresa específica, contendo todas as informações da mesma. Entre outras aordagens super essenciais para quem procura um trabalho bem feito e completo…

Palavras: 3575Páginas: 13

Comorbidades relacionadas à asma

São abordadas as comorbidades relacionadas à asma, como intuito de analisar o que estes podem causar aos asmáticos e de esclarecer a relação da asma com as demais doenças respiratórias…

Palavras: 550Páginas: 2

RESENHA KAM KEY ACCOUNT MANAGEMENT- McDONALD

Ainda que grande parte das instituições dependa de um pequeno número de clientes para gerar a maior parte dos lucros, aproximadamente nada, ou muito pouco, é feito para administrar esses clientes especiais, conhecidos como key accounts. Em KAM – Key Account Management: como administrar os clientes estratégicos da sua entidade para vender mais e melhor, Malcolm McDonald e Beth Rogers apresenta um processo sólido e objetivo para que seu mercado alcance o máximo do potencial desses clientes…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha do capítulo 6 do livro Segredos Internos engenhos e escravos na sociedade colônia de Stuart Schwartz

Resenha Crítica do Capítulo 6 do Livro Segredos Internos de Schwartz…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha O Sistema Bretton Woods Barry Eichengreen

Resenha: “O Sistema Bretton Woods”, Barry Eichengreen. …

Palavras: 1650Páginas: 6

Resenha ERA DOS EXTREMOS - Capítulo 3 Rumo ao abismo econômico

Resenha: “ERA DOS EXTREMOS - Capítulo 3: Rumo ao abismo econômico” …

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha crítica do livro Saúde Global olhares do presente Helena Ribeiro

Uma completa resenha critica sobre o livro Saúde Global: olhares do presente, Helena Ribeiro …

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha crítica do livro O Leviatã Thomas Hobbes

Uma resenha critica sobre o livro O Leviatã, Thomas Hobbes…

Palavras: 550Páginas: 2

RESENHA DO LIVRO PAPO EMPREENDEDOR DE REINALDO DOMINGOS E IRANI CAVAGNOLI

O livro Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios foi escrito por Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli. O livro é todo baseado nas experiências dos dois, visando ajudar os leitores que pretendem empreender. O livro em si é um bate papo descontraído com personagens fictícios e diferentes entre si. As dicas e exemplos utilizados são com base na metodologia DSOP - diagnosticar, sonhar, orçar e poupar - já abordada por Reinaldo Domingos em livros anteriores. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Resenha sobre o artigo Ética na Avaliação Psicológica Velhas Questões Novas Reflexões

Resenha sobre o artigo Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha Crítica Racismo Estrutural como Mecanismo de Poder

A pergunta que quero debater na presente resenha se trata de como se daria essa ligação entre Estado e racismo estrutural. Conforme a análise de Foucault o racismo para além de um discurso ou mesmo ideologia, é uma tecnologia de poder. Para se aprofundar nessa concepção, precisamos entender como a soberania do Estado se modificou nas diferentes épocas. A ferramenta regulatória utilizada pelo estado era a violência e a ameaça de morte, com o advento da industrialização e o capitalismo o estado passou a precisar manter mão sua de obra ativa…

Palavras: 1375Páginas: 5

RESENHA DA OBRA DOS DELITOS E DAS PENAS

O trabalho relata sobre a obra dos "Delitos e das penas", trazendo uma perspectiva crítica. Além disso, contém em sua estrutura os seguintes tópicos, quais sejam: -CREDENCIAIS DO AUTOR DA OBRA -INTRODUÇÃO DA OBRA -RESUMO DA OBRA -CONCLUSÃO DO RESENHISTA…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha Crítica de Caso - RANA PLAZA SEGURANÇA DO TRABALHO EM BANGLADESH

O texto Rana Plaza: Segurança do trabalho em Bangladesh relata, com ricos detalhes, o desabamento – ocorrido em 24 de abril de 2013 no distrito industrial de Savar, Bangladesh – do edifício Rana Plaza, que contava com cinco fábricas de vestuário em seu interior. Os autores deixam uma explícita crítica quanto a falta de condições seguras para os trabalhadores de vestuário em Bangladesh durante todo o artigo: “Rana Plaza não foi a primeira tragédia a ocorrer na indústria de vestuário de Bangladesh, e sem intervenção, mais podem acontecer.” (p.1) …

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha Crítica de Caso - SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA B

O artigo “Segurança do trabalho na Alcoa” aborda questões de segurança e saúde no trabalho de uma empresa que é um caso de sucesso quando se refere à conciliação entre segurança e rentabilidade, trata-se da Alcoa, grande multinacional produtora de alumínio. Inicialmente, o autor relata de forma sucinta um fato ocorrido na empresa em 1996 e contextualiza sobre o que estará por vir nas próximas seções. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha Crítica de Caso - CIRQUE DU SOLEIL

O estudo de caso Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) versa sobre a maior companhia circense do mundo, sediada na cidade de Montreal, no Canadá. Nos introduz, bem como, nos contextualiza através de questionamentos da própria diretora de elenco do Cirque du Soleil, Murielle Cantin. Assim, dá início, de forma instigadora, ao texto e nos traz um ponto de vista inesperado. Dividido por seções, a princípio, o texto fala sobre a história da companhia, sobre sua criação em 1984, por artistas que apresentavam-se nas ruas. Entre os membros fundadores do Cirque du Soleil, estava o ex-músico e engolidor de fogo, Guy Laliberté, que atualmente é o presidente e CEO, visto que, em 1998, comprou a metade da companhia que pertencia ao seu sócio Daniel Gautier. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Serviço social questão social e trabalho

O texto em questão faz uma breve abordagem acerca da gênese do Serviço Social enquanto profissão, bem como da maneira que incide sobre as questões sociais e sua correlação com o mundo do trabalho…

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA CRÍTICA Capítulo 12 - Indústria 40 e suas implicações para as cadeias globais de suprimentos

A obra resenhada desfecha trata da Indústria 4.0 e de suas implicações para as Cadeias globais de Suprimento em uma versão sucinta do capítulo 12 do livro Administração de Cadeias de Suprimento…

Palavras: 275Páginas: 1

RESENHA CRÍTICA Identidades Negras em Movimento Entre Passagens e Encruzilhadas

A obra resenhada desfecha a partir da temática sobre a passagem entre devoções e vadiagens. As reflexões se desfecha entorno da construção de processos identitários em manifestações das culturas populares afro-brasileiras, especialmente as que são comum cantar e dançar para rezar e, ainda, aborda a temática da devoção, presente no congado, por exemplo, com a noção de vadiação, própria do samba de roda e da capoeira, apresentada por um dos autores em um colóquio internacional de arte negra com a temática sobre o corpo, performance e ancestralidade, realizado outubro de 2014, em Salvador - BA…

Palavras: 1100Páginas: 4

RESENHA CRÍTICA O futuro será negro ou não será Afrofuturismo versus Afropessimismo - as distopias do presente

A obra resenhada desfecha a partir da temática sobre o tensionamento entre os conceitos de Afrofuturismo e Afropessimismo para questionar o lugar das distopias narrativas negras, a partir do cinema, da música e da literatura na contemporaneidade…

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO

A obra, escrito por Roberto Martins, é um belíssimo texto sobre a história das ciências e seus usos na educação. Nele, o autor discorre sobre como o estudo adequado de alguns episódios históricos permite perceber o processo social e gradativo da construção do conhecimento e compreender que a ciência não é o resultado da aplicação de um método científico que permite chegar a verdade, além de discutir também as dificuldades na introdução destes conhecimentos históricos e filosóficos no ensino…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenhas crítica de 3 artigos ver desccrição

Resumo: Mudança organizacional: uma análise do processo de internacionalização. Resumo: Resistência à mudança organizacional: Avaliação de atitudes e reações em grupos de indivíduos. Resumo: Resistência à mudança organizacional: Reflexões cognitivas, comportamentais e afetivas…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha Crítica- How To Write a Great Business Plan- SAHLMAN WA 1997

A obra em questão é do autor SAHLMAN, W.A. How To Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. William A. Sahlman é um acadêmico americano, professor emérito da Harvard Business School. Realizou publicações sobre empreendedorismo, incluindo mais de 150 casos de negócios.É co-autor ou co-editor de três livros. O tema central do artigo desse autor é plano de negócios e como elaborar um ótimo plano. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A cultura e a casca de banana

Resenha crítica do documentário "A cultura e a casca de banana", relacionando a obra "Humanidade e animalidade" de Tim Ingold…

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha crítica filme escritores da liberdade

Resenha critica sobre o filme " escritores da liberdade"…

Palavras: 550Páginas: 2

Resumo crítico do Capitulo 23 Interações Bióticas p 693-730

O trabalho consiste na análise critica do Capitulo 23: Interações Bióticas, p. 693-730 do Livro: Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal, 6ª Edição. Lincoln Taiz, Eduardo Zeiger, Ian Max Moller. Angus Murphy, 2017. Tradução: Eliane Romanato Santarém, Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. …

Palavras: 2200Páginas: 8

19 Resenhas de Filmes - Direito

19 Resenhas de filmes de Direito, com dica para você não ter problema na hora de passar no antiplágio…

Palavras: 275Páginas: 1

RESENHA DO FILME JOY O NOME DO SUCESSO

Joy é uma mãe solteira que vive com os dois filhos, a mãe, a avó e o ex-marido. Ela era uma criança prodígio, com muitas ideias. O lar machucado pela saída do pai acaba obrigando-a a tomar conta da casa e ela deixa seus sonhos para trás. Com muitos problemas financeiros, Joy pausa sua vida para cuidar da família. Todavia depois de ser obrigada a acomodar seu pai em casa, ela decidirá reinvestir em si mesma…

Palavras: 825Páginas: 3

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Artur Laizo, é médico e doutor em ciências da saúde. Especificamente nesse artigo, ele buscou descrever a doença pulmonar obstrutiva crônica, levando em consideração seus aspectos clínicos e os tratamentos existentes para esse distúrbio. Para tanto foi realizada uma revisão sistemática para fazer o levantamento desses dados…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha Didática

Resenha de livro Didática. Ideal para horas complementares…

Palavras: 550Páginas: 2

O ENSINO SUPERIOR E A REVOLUÇÃO DIGITAL: MOOCS, SPOCS, A MÍDIA SOCIAL, E O COME-COME

O presente trabalho é uma resenha do artigo O Ensino superior e a revolução digital: MOOCS, SPOCS, a mídia social, e o Come-Come, de Kaplan e Haenlein, que tem como finalidade fazer uma análise criteriosa da aprendizagem online à distância. Nota: 10,0…

Palavras: 1375Páginas: 5

UNIVERSIDADE DE HONG KONG: CONECTANDO O LESTE E O OESTE

Tem como finalidade apresentar o surgimento e o desenvolvimento histórico deste importante centro de ensino superior asiático, tornando-se elo importante entre a China continental e o resto o mundo…

Palavras: 1375Páginas: 5

Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas

De fato, é essencial compreender os avanços obtidos na realidade brasileira acerca da inclusão do público-alvo da Educação Especial nas instituições de Ensino Superior. Nota, 10,00…

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenhas Alfabetização

O trabalho contém três resenhas sob o tema Alfabetização. Ideal para horas Complementares…

Palavras: 1650Páginas: 6

Precisamos Falar Sobre Kevin

O presente trabalho se trata da realização de uma resenha do filme "Precisamos falar sobre o Kevin", a partir da perspectiva das teorias da autora, Melanie Klein, abordando algumas cenas específicas do filme. O filme possui como protagonistas Eva e Kevin, uma mãe e um filho indesejado, onde a narrativa foca-se essencialmente nessa instável e agressiva relação. Os personagens do pai e filha apesar de atuarem como coadjuvantes, possuem grande relevância na dinâmica familiar. …

Palavras: 1375Páginas: 5

PROJETO HORTA SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O Projeto Horta Sustentável na Educação Especial, tem como objetivo introduzir e favorecer a resolução de problemas reais, articulados às disciplinas, como a participação ativa e autônoma das crianças com necessidades especiais ao meio ambiente. …

Palavras: 5775Páginas: 21

Psicanálise e Linguagem

Normas ABNT. Nota recebida: 10. A elaboração do trabalho permite que o estudante sintetize a trajetória dos estudos da linguagem considerando essa faculdade humana como uma das fontes essenciais para a noção de sujeito e consequente formação de subjetividade.   Atribuir a importância da noção de significado e significante para a abordagem linguística de Lacan tratada pelo autor como a “impossibilidade da metalinguagem” e as consequências para o estudo psicanalítico.   Procedimentos para elaboração do Trabalho da Disciplina de Linguagem, Cognição e Subjetividade   Você deverá apresentar o material conforme indicado. Introdução/apresentação: nessa seção, é recomendada a apresentação da faculdade da linguagem tomada como ponto de partida para os estudos psicológicos e psicanalíticos, justificando o papel dessa habilidade diante das questões observadas na relação com outros domínios cognitivos. Trajetória dos estudos linguísticos: nessa seção, é importante apresentar os estudos de Saussure, Bakhtin, Benveniste, Chomsky e Pêcheux que formulam as propriedades necessárias à construção do aparato simbólico da linguagem. Lacan – inconsciente e linguagem: nessa seção, é fundamental uma descrição mais apurada sobre a transformação das noções de signo atribuídas a Lacan e como o autor subverte os pressupostos da metalinguagem. Considerações: nessa seção, o estudante deverá apresentar argumentos autorais sobre linguagem/psicanálise/subjetividade à luz dos modelos teóricos, considerando a influência na prática clínica…

Palavras: 2750Páginas: 10

Modelos Teóricos sobre a Natureza da Linguagem

Nota recebida: 10. Segue enunciado: O confronto das ideias dos pressupostos sobre linguagem envolvidos nas várias abordagens teóricas sobre o assunto é um meio muito eficiente para compreender melhor cada uma delas e melhorar a sua aprendizagem. Pesquise nas referências indicadas sobre cada abordagem teórica, a saber: linguística estruturalista de Saussure, linguística gerativista de Chomsky, percurso sócio-histórico de Vygotsky e Bakhtin. A partir da pesquisa, elabore uma crítica, a cada abordagem considerando as oposições, pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. Referências MONTEIRO, L.S. Fundamentos teóricos da linguística. Curitiba: InterSaberes, 2017. KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013. OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento num processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2010. FIORIN, J.L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016. "…

Palavras: 825Páginas: 3

Caso Santander Finance - Resenha

Resenha critica do caso de Harvard Santander Finance para materia de Análise de Investimento em Ações e Fundos…

Palavras: 825Páginas: 3

Psicoterapia e psicofarmacologia a percepção de psicólogos

Resenha critica sobre Psicoterapia e psicofarmacologia: a percepção de psicólogos. Baseado no artigo Cipla Global Ltd.: Genéricos versus Descoberta de Medicamentos Caso elaborado pelo Professor V.S. PAI1…

Palavras: 1375Páginas: 5

JEAN PIAGET CONHECIMENTO

O conhecimento é o resultado da objetificação humana. Consequentemente, à medida que a humanidade se torna de fato humana, o conhecimento é passado para a próxima geração. As características humanas não são herdadas, mas tratadas e desenvolvidas ao longo da história. Portanto, uma pessoa tem que receber um treinamento de mediação com outras pessoas, e o professor tem um papel decisivo na formação escolar, pois foi eleito o responsável por orientar a formação dos alunos…

Palavras: 550Páginas: 2

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Sistema de avaliação educacional brasileiro que envolve a ação educativa…

Palavras: 550Páginas: 2

CONCEITOS DE PROBABILIDADE PARA CRIANÇAS

Trabalho de conceitos de probabilidade para crianças. Neste projeto, tem duração de 4 aulas. Conteúdo: Probabilidades…

Palavras: 825Páginas: 3

Imunidades Parlamentares.

A doutrina de Rogério Romano intitulada de Imunidades Parlamentares, a qual encontra-se na biblioteca da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, procura discorrer sobre os principais destaques e debates em torno das imunidades parlamentares, em especial, as imunidades materiais e formais, por meio da contextualização histórica das Constituições Federais do Brasil. …

Palavras: 825Páginas: 3

Antropologia e Direito: abordagem do terceiro humanismo sobre as problemáticas jurídicas de fundo cultural

Antropologia e Direito: abordagem do terceiro humanismo sobre as problemáticas jurídicas de fundo cultural, é um artigo elaborado pelos autores Fábio Fidélis de Oliveira e José Albenes Bezerra Júnior…

Palavras: 825Páginas: 3

RESENHA CRÍTICA E-LEARNING E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

RESENHA CRÍTICA E-LEARNING E EDUCAÇÃO CORPORATIVA, COM ALTA QUALIDADE! …

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha - Metodos de aprendizagem

Trata-se de uma resenha crítica sobre a abordagem contemporânea dos tipos de aprendizagem…

Palavras: 825Páginas: 3

A construção escolar das diferenças

Esta é uma resenha do texto de Guaracyra Lopes Louro, A Construção Escolar das Diferenças. In: Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997 p. 57-87. Submetido como avaliação na UNILAB- Bahia, obteve nota 9,0. …

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha crítica: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS

O trabalho se refere a uma resenha crítica sobre o artigo intitulado: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL. Trás abordagens conceituais sobre a ideias do autor com críticas e apontamentos…

Palavras: 1375Páginas: 5

Perspectiva sociológica da saúde, doença e envelhecimento Baseado em Anthony Giddens

Contribuição da sociologia do corpo na compreensão da saúde, doença, envelhecimento com base no texto Sociologia do Corpo: Saúde, Doença e Envelhecimento de Anthony em Giddens. …

Palavras: 550Páginas: 2

Trabalho Gestão Estratégica de TI - Estácio

Resenha crítica para a disciplina de Gestão Estratégica de TI, do curso de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. O trabalho é uma resenha crítica para o case da Wolkswagen of America. Foi redigido em 2019 e atingiu nota máxima…

Palavras: 1650Páginas: 6

Resenha Crítica de Artigo - MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL

O trabalho é uma resenha crítica de uma artigo já publicado, intitulado: "MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL". Faço uma abordagem dos principais tópicos do artigo de forma descritiva e crítica. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha critica sobre o Estado

Resenha critica acerca das funções do Estado…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha Crítica - Anotações e dilemas de um curador no Brasil de Felipe Scovino

Resenha crítica, em 3 laudas, do artigo de Felipe Scovino…

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha Crítica - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E RESERVAS TÉCNICAS: AINDA UM DESAFIO PARA AS INSTITUIÇÕES

Resenha crítica, em 4 laudas, do artigo de Simone Mesquita…

Palavras: 1100Páginas: 4

Resenha crítica de “(O que) pode a curadoria inventar?” - Gabriel Menotti Gonring

Resenha crítica, feita em 3 laudas, do artigo de Gabriel Menotti Gonring, “(O que) pode a curadoria inventar?”…

Palavras: 825Páginas: 3

Acordo de Não Persecução Penal

Foi feita uma análise jurídica e institucional de forma crítica sobre o instituto do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). O trabalho obteve nota máxima e foi amplamente elogiado…

Palavras: 256575Páginas: 933

Resenha crítica dos livros: Os donos do Poder e História Geral da Civilização Brasileira

A presente resenha crítica visa analisar os livros "Os donos do poder" de Raymundo Faoro e "História Geral da Civilização Brasileira" de Sérgio Buarque de Hollanda…

Palavras: 3300Páginas: 12

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO

Desenvolvimento de projeto de empreendedorismo…

Palavras: 12925Páginas: 47

Atividade Negro por meio do cinema

O tema escolhido foi o Ativismo Negro por meio do cinema, abordamos como a imagem do negro é vista através do cinema e quais os aspectos que se relacionam com este tipo de visão. Optei por este tema, por ser o que mais se adequa com o nosso cenário atual, que em meio a pandemia, estamos assistindo bastantes filmes, séries e outros materiais similares. …

Palavras: 550Páginas: 2

PROJETO DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE BAIRRO RESIDENCIAL E COMERCIAL DA CIDADE DE SANTA ROSA

Trata-se de um trabalho acadêmico desenvolvido como requisito para aprovação na matéria de Sistemas de Água e Esgoto do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Contem memorial descritivo do sistema e memorial de cálculo completo e detalhado…

Palavras: 6875Páginas: 25

SAÚDE AMBIENTAL - ESTUDO COMPARATIVO DA PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR BACTÉRIA VIBRIO CHOLERAE NOS MUNICÍPIOS DE BOA VISTA DO BURICÁ/RS E ROQUE GONZALES

O objetivo do estudo é comparar e descrever o perfil epidemiológico da doença de cólera notificada nos municípios de Boa Vista do Buricá/RS e Roque Gonzales/RS, no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. O estudo é de natureza quantitativa com alcance descritivo sobre os casos de cólera, considerando a morbidade para o período de 2001 à 2017 e mortalidade no período de 1996 a 2016. A coleta dos dados se deu pela plataforma digital do Departamento de Informática do SUS (DATASUS)…

Palavras: 1100Páginas: 4

PROJETO DE SISTEMA DE MICRODRENAGEM EM UM LOTEAMENTO DE UM MUNICÍPIO MISSIONEIRO DO RIO GRANDE DO SUL

Projeto de microdrenagem contendo memorial descritivo, memorial de cálculo e projeto…

Palavras: 8525Páginas: 31

Impacto da responsabilidade social

Tema impacto da responsabilidade social local de entrega ISCED nota recebida 18valores…

Palavras: 4400Páginas: 16

Resenha sobre AIDSPlinio Marcos

A propaganda AIDS/Plinio Marcos foi exibida na casa de detenção em São Paulo, realizada pela agencia ADAG e pela TV Cultura, escrita por Plinio Marcos (1935 – 1999), dramaturgo de linguagem “crua” que viveu na época da ditadura militar e por isso foi censurado. …

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha sobre relações internacionais a partir da série Game of thrones (GOT), com base no pensamento de Hans Morgenthau

A série Game of Thrones, iniciada no ano de 2011 é uma das mais famosas e assistidas dos últimos tempos, inspirada nos livros da série “As crônicas de Gelo e Fogo”. Seu enredo aborda a disputa dos personagens para ocupar o Trono de Ferro, e assim governar os sete reinos, que é a simbolização da supremacia. Durante o desenrolar da série é possível notar a importância da diplomacia e da política nas relações de poder. Nesse interim, é …

Palavras: 550Páginas: 2

A realidade docente na sala de aula: relatos de uma professora iniciante

Esta resenha é resultado da experiência de uma eventual professora iniciante na rede pública de São Paulo, e pretende contribuir de alguma forma para as reflexões sobre o professor iniciante e o trabalho docente na escola pública, esta dividida em três capítulos, que destacam experiências como o primeiro salário, a violência no ambiente escolar e por fim, a relação docente-discente. A autora faz menção ainda aos seguintes autores: Freire (2002), Bueno (1995), Charlot (2008), Vasconcellos (2007), Nunes e Oliveira (2017), Tardif (2013), Delmanto e Faustinoni (2009), Libâneo (2014) e Perrenoud (2001)…

Palavras: 1100Páginas: 4

PROJETO MULTIDISCIPLINAR GESTÃO COMERCIAL ll

PROJETO GESTÃO COMERCIAL. TRABALHO ENTREGUE DIA 04/12/2020, CRUZEIRO DO SUL. NOTA 9 …

Palavras: 5500Páginas: 20

A História da Agricultura no Mundo

Resenha crítica baseada no livro-indicador 'História das Agriculturas no Mundo', por Marcel Mazoyer e Laurence Roudart…

Palavras: 550Páginas: 2