Gestão ambiental - 719 trabalhos feitos para baixar – Page 6

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A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

Este artigo tem o objetivo de estimular reflexões sobre as experiências e as dúvidas que aparecem, impedindo muitas vezes a implementação de ações em favor da criação de uma escola mais justa, apresentando que a Educação é um direito de todos os cidadãos…

Palavras: 4675Páginas: 17

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo: pesquisa bibliográfica cujo tema é a utilização da música como estratégia de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental. Nesse estudo há reflexões a respeito de práticas escolares com a inserção da música como recurso de apoio aos conteúdos curriculares, sociais e culturais, com a finalidade de facilitar a construção de conhecimentos. Palavras-chave: Música. Educação. Ludicidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Artigo pedagogia da presença

Artigo sobre a pedagogia da presença e o papel do professor universitário. Pode ser modificado conforme necessidade do cliente, neste caso o valor é alterado…

Palavras: 1375Páginas: 5

A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

TCC Pedagogia Empresarial…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A LUDICIDADE EM PRÁTICA

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o lúdico é trabalhado na atuação docente e como isso interfere no processo de aprendizagem, enfatizando a importância da capacitação do profissional que atua nesse segmento e a responsabilidade para formar e educar crianças de forma lúdica, colaborando em todas as dimensões: intelecto, emoções, atitudes e habilidades. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Educação de Jovens e Adultos

Trabalho direcionado ao curso de Pedagogia ou Pós Graduação na área…

Palavras: 4950Páginas: 18

Identificação do autismo nos filhos por parte dos pais

Como faço para saber se meu filho tem autismo? Eis o questionamento que muitas vezes deveria perturbar a mente dos pais e/ou familiares visando, quando da existência do autismo (CID-10), a um direcionamento de tratamento específico. Conforme o dicionário Aurélio, o autismo é um “estado mental caracterizado pela tendência a alhear-se do mundo exterior e ensimesmar-se”, ou seja, a pessoa possui o seu próprio mundo. Diante deste conceito, preocupa-se o fato da falta de diagnóstico imediato da existência do autismo em crianças levando a um tardio tratamento. Pesquisas mostram que é necessário adentrar a este mundo autista para que possa haver uma comunicação das pessoas de ambos os mundos, do autista com o não autista evitando, de certa forma, um isolamento total por parte por portador de autismo. Tendo como base a importância de atuação imediata quando da descoberta do autismo, informações essenciais e proveitosas são necessárias por parte dos pais…

Palavras: 9350Páginas: 34

UMA SÓ ESCOLA PARA TODOS: OS CAMINHOS DA AUTONOMIA ESCOLAR

O trabalho aborda O Tema UMA SÓ ESCOLA PARA TODOS: OS CAMINHOS DA AUTONOMIA ESCOLAR de Moacir Gadotti e foi entregue e apresentado na Faculdade INVEST no dia 16/12/2018 no Município de Alto Paraguai, tendo recebido nota 9,8…

Palavras: 3575Páginas: 13

A PRÁTICA DOCENTE E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

O presente estudo tem em seu bojo a formação do professor de Ensino Superior e a sua prática docente, centrando-a no uso necessário de utilização de ferramentas tecnológicas. As TICs são presentes hoje na sala de aula e observar o quanto elas possibilitam um desenvolvimento para a eficiência da prática docente é importante. O objetivo é investigar como professores utilizam as ferramentas tecnológicas em sala de aula e, para atingir esse objetivo, iniciou-se a pesquisa com um levantamento bibliográfico e uma visão da prática docente e no processo de desenvolvimento para uma educação cada vez mais tecnológica e inovadora. Em seguida, a metodologia foi avaliar a ferramenta do e como ela pode dar suporte nas fases de didática complementar em sala de aula. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Saída da universidade o medo pode ser maior

saída da universidade, o medo pode ser maior…

Palavras: 825Páginas: 3

A educação de jovens e adultos

a educação de jovens e adultos…

Palavras: 825Páginas: 3

ENSINO A DISTÂNCIA: CONCEITO, TRAJETÓRIA E O DESAFIO DA EVASÃO

Artigo sobre o conceito de Ensino a distância, evolução e desenvolvimento e o enfrentamento do problema da evasão nessa modalidade de ensino…

Palavras: 3025Páginas: 11

Uso da tecnologia na sala de aula: aplicativo Kahoot!

O presente estudo pretende unir recursos de mídia no âmbito das novas tecnologias e o ensino. O audiovisual esteve sempre presente e de forma progressiva na aprendizagem e em sala de aula. Nas fitas de VHS, nas fitas cassete e em recursos de mídia que sempre permearam a realidade dessa aprendizagem. Hoje temos inúmero aplicativos que confrontam o que ficou de obsoleto e que atenua o tradicionalismo do ensino da língua. O objetivo do presente estudo foi observar as tendências atuais do ensino com os recursos que se têm disponíveis para captar o interesse do aluno através da tendência de gameficação na comunicação. A metodologia é qualitativa, com revisão de bibliografia e um relato sobre o aplicativo Kahoot e sua utilização ao longo do ano o letivo com turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I nas escolas. Os aspectos que foram problematizados trouxeram algumas especificidades em relação à utilização desses recursos, pois se concluíra que o aplicativo proporcionou mais desafios e interações na fase inicial da aprendizagem da língua inglesa…

Palavras: 3850Páginas: 14

Projetos educativos em salas de recursos multifuncionais

Resultado da análise - plágio Arquivo: projetoseducativos.docx Estatísticas Suspeitas na Internet: 0,18% Percentual do texto com expressões localizadas na internet ⚠ Suspeitas confirmadas: 0,7% Confirmada existência dos trechos suspeitos nos endereços encontrados ⚠ Suspeitas nos arquivos locais: {PERCENTUAL_PLAGIO_LOCAL} Percentual do texto com suspeitas de plágio localizadas nos arquivos locais ⚠ Texto analisado: 93,25% Percentual do texto efetivamente analisado (frases curtas, caracteres especiais, texto quebrado não são analisados). Sucesso da análise: 100% Percentual das pesquisas com sucesso, indica a qualidade da análise, quanto maior, melhor. …

Palavras: 4125Páginas: 15

GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

O presente estudo tratará do Projeto Político Pedagógico como a ferramenta de construção participativa para uma Gestão Democrática. Por essa perspectiva o processo educacional assume tendências especificas no espaço educacional e concretiza a participação coletiva no meio. …

Palavras: 1375Páginas: 5

A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ANÁLISE FÍSICA E PEDAGOGA

Esta averiguação busca uma abordagem bibliográfica através de um ponto de vista nos fatores pedagógicos do caráter da capoeira na educação física escolar, com o apoio dos PCN’s e sua aplicação e começos pedagógicos do uso da capoeira na educação física escolar…

Palavras: 7700Páginas: 28

A capoeira na educação fisica

Esta averiguação busca uma abordagem bibliográfica através de um ponto de vista nos fatores pedagógicos do caráter da capoeira na educação física escolar…

Palavras: 3575Páginas: 13

EDUCAÇÃO ESCOLAR Do Contexto a Exclusão

Síntese Crítica EDUCAÇÃO ESCOLAR: Do Contexto a Exclusão…

Palavras: 550Páginas: 2

DESCONSTRUÍDO FOBIAS E DESPERTANDO RESPEITO

DESCONSTRUÍDO FOBIAS E DESPERTANDO RESPEITO: O papel do professor de biologia frente a cultura popular …

Palavras: 550Páginas: 2

PESQUISA CIENTIFICA E EXCLUSÃO ÉTNICA

Reflexo da origem das grandes produções cientificas hoje as formas pedagógicas da educação biológica é maciçamente dominada pelos conceitos eurocêntricos…

Palavras: 550Páginas: 2

IDEB: avanço ou retrocesso à educação brasileira? Um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados em periódicos entre 2007-2014

O tema dessa pesquisa refere-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo ele um indicador estatístico do ensino básico que fornece informações referentes ao rendimento de cada escola brasileira. A pesquisa além de conceituá-lo, o insere em um contexto maior, que corresponde ao cenário educacional brasileiro, permeado pela lógica das avaliações externas. O objetivo geral da pesquisa constitui em um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados no período entre 2007-2014, possibilitando à pesquisa, a criação de duas categorias de análise acerca do IDEB: artigos que possuem como concepção entendê-lo como avanço à educação brasileira, e artigos que o percebem como retrocesso. A abordagem metodológica valeu-se da pesquisa bibliográfica, exploratória, utilizando-se de artigos científicos como fontes principais. Acreditamos que a pesquisa é de grande valia a todos os profissionais ligados a área da educação, pois, oferece uma multiplicidade de olhares sobre a temática do IDEB…

Palavras: 13750Páginas: 50

A importância do lúdico com afeto na Educação Infantil

O presente estudo tem o objetivo de observar conceitos e estratégias que são aplicados na Educação Infantil para dar lugar ao brincar, explorando o afeto e a construção do desenvolvimento em sala de aula, da organização escolar no processo de ensino-aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

Resumo livro o Crime do Padre Amaro

Resenha do Livro o Crime do Padre Amaro…

Palavras: 1100Páginas: 4

COMO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM?

Devemos considerar que vivemos em um mundo globalizado, onde as informações e mudanças são extremamente necessárias. Somos seres em construção, por esse motivo nossa formação precisa tornar-se um processo de construção mútua e permanente e o processo de desenvolvimento pessoal contribui significamente no processo de aprendizagem, considerando que cada pessoa é um sujeito ativo, que constrói o seu conhecimento por meio das interações, ou seja, cada indivíduo é um agente de transformação social, com suas diferenças, limitações, conhecimentos e dificuldades, mas que precisa ser respeitadas quanto a sua individualidade e realidade. …

Palavras: 1375Páginas: 5

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ESCOLA: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

O estudo, em questão, iniciou-se em uma escola pública, a partir do auxílio de professores e equipe pedagógica para que se pudesse fazer uma análise frente a metodologia lúdica. O trabalho tomou um quantitativo de 5 (cinco) aulas, as quais os docentes puderam usufruir dos materiais de abordagem a respeito da ludicidade, a definição e estratégias do jogo para ser a base das aulas regidas…

Palavras: 2750Páginas: 10

A ERA DA INFORMAÇÃO E A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO ESCOLAR

Neste artigo/ trabalho de conclusão de curso, explicito um pouco sobre a gestão escolar e as mídias da comunicação. Ressalto a influência da era da informação no ambiente educacional e de que maneira ela pode beneficiar as escolas e a equipe pedagógica…

Palavras: 3025Páginas: 11

REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

1 INTRODUÇÃO 05 2. CONTEXTO HISTÓRICO DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. 06 3. UMA BREVE LEITURA SOBRE PAPEL DOS GESTORES ESCOLARES EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA.......................................................................................07 4. REFLEXÃO SOBRE OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL........................................................................................................09 5. Objetivos..............................................................................................................................10 6. Justificativa 10 7. METODOLOGIA 11 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 REFERÊNCIAS 14 …

Palavras: 3850Páginas: 14

Resenha: Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

Trata-se de uma resenha da obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. …

Palavras: 550Páginas: 2

CAMINHOS DA LEITURA EM ESCOLAS BRASILEIRAS

Este artigo foi escrito esse ano por três profissionais diferentes, o artigo também foi revisado 2 vezes, e posso garantir está muito bem escrito. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Alfabetização e Letramento

O presente trabalho tem como tema alfabetização e letramento. A importância para o professor, dominar os conceitos de alfabetização e letramento e entender como o processo acontece, na medida em que seus alunos se alfabetizam. Data de entrega 12/12/2018 nota 9,00…

Palavras: 5225Páginas: 19

A contribuição da literatura infantil no processo de ensino-aprendizagem

EPÍGRAFE > RESUMO > ABSTRACT > INTRODUÇÃO > O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM > HISTÓRIA DA LITERATURA > CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL > CONSIDERAÇÕES FINAIS > REFERÊNCIAS…

Palavras: 3850Páginas: 14

A importância do lúdico na educação

Neste trabalho analisamos a importância dos jogos lúdicos na educação, o conceito de alguns pensadores da educação e possibilidades de seu emprego prático por educadores no ensino-aprendizagem. …

Palavras: 1650Páginas: 6

O Papel do Coordenador Pedagógico

Artigo de pedagogia que aborda a importância do coordenador pedagóggico…

Palavras: 3850Páginas: 14

A infância e suas linguagens - Na ótica de Loris Malaguzzi

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as linguagens apresentadas na infância, a essência da criança e os mecanismos que devem ser utilizados pelo professor para aguçar o desenvolvimento em todos os sentidos da palavra. Pesquisa e fundamentação realizada com a literatura de grandes pedagogos, como Loris Malaguzzi…

Palavras: 2750Páginas: 10

RECURSOS LÚDICOS - BASEADO NA ABORDAGEM DE FRANÇOISE DOLTO

O objetivo do presente artigo é a pesquisa e análise do uso dos recursos lúdicos nos métodos psicoanalíticos de Françoise Dolto (1908 - 1988), notável pediatra e psicanalista francesa, que dedicou sua carreira a análise clínica das crianças. Orientava sua análise clínica o conversar francamente com as crianças, sem jamais enganá-las e obtinha avanços e desfechos fantásticos com seus pequenos pacientes. Essa revolucionária mulher, nos deixou inúmeros ensinamentos sobre educação infantil e as várias formas de linguagens infantil, para Dolto, a criança precisa ser ouvida e direcionada, para compreender seus próprios sentimentos e reações. Os ensinamentos e métodos de desenvolvimento da criança deixados por Dolto, estão totalmente dentro da atualidade, sendo que, podem ser aplicados tanto na educação familiar, quanto pelo pedagogo no ambiente escolar. A principal ferramenta de estudo deste artigo foi o livro Françoise Dolto, os caminhos da educação do autor Martins Fontes…

Palavras: 1100Páginas: 4

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO JUVENIL PARA ALÉM DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral • Incentivar que o mundo da leitura pode ser bem prazeroso, trabalhar a temática da leitura dentro da escola e fora dela. 2.2 Objetivos específicos • Despertar o prazer em ler, compreender que leitura é de extrema importância para o crescimento cognitivo da criança. • O incentivo da família à leitura; • Formando leitores; • Conscientizar a família como peça fundamental para iniciar o processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o prazer pela leitura. …

Palavras: 8250Páginas: 30

O mundo imaginário infantil

O trabalho trata-se de como a literatura auxilia no imaginário infantil através de um estudo de caso (observação de uma criança)…

Palavras: 3025Páginas: 11

Tcc

A inclusão do desenvolvimento intelectual de crianças com deficiência auditiva na educação infantil…

Palavras: 15675Páginas: 57

ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Um artigo sobre Ensino Religioso na Educação Infantil…

Palavras: 2475Páginas: 9

Os jovens e a tecnologia

Os jovens e a tecnologia …

Palavras: 1375Páginas: 5

Os benefícios e a importância do uso da tecnologia na sala de aulas

1-Introdução 2- TECNOLOGIA E O DESAFIO PARA OS DOCENTES…………………………………...1 3-INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.………………………………………..2 4 -FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS..……………………………………………………...3 5 -CONCLUSÃO.………………………………………………………………………………..4 Referências.……………………………………………………………………………………..5 …

Palavras: 1375Páginas: 5

O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino

O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino …

Palavras: 1375Páginas: 5

Novas tecnologias na aprendizagem escolar

Novas tecnologias na aprendizagem escolar …

Palavras: 1375Páginas: 5

O papel da tecnologia

O papel da tecnologia …

Palavras: 1375Páginas: 5

Qual o impacto da tecnologia na sala de aula

Qual o impacto da tecnologia na sala de aula …

Palavras: 1650Páginas: 6

Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem

Este artigo é sobre Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem, é comentada sobre o autor ZABALA, ANTONI, 1988, A PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE AULA, o trabalho na prática que foi apresentado pelo meu grupo…

Palavras: 3300Páginas: 12

PLANO DE AULA: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Plano de aula com 4 atividades diversificadas envolvendo resolução de problemas…

Palavras: 3300Páginas: 12

OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA A NECESSIDADE DE REPENSAR A EDUCAÇÃO

O presente artigo analisa os dilemas em torno da questão dos arcaicos paradigmas educacionais a serem superados na contemporaneidade, em …

Palavras: 2750Páginas: 10

O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: A MEDIAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

tcc sobre bullying…

Palavras: 6325Páginas: 23

Uso de aulas práticas no ensino de Química

Artigo solicitado pela Universidade Cândido Mendes- RJ para fins de avaliação da disciplina ENSINO DE QUÍMICA (pós-graduação) em 2018, nota: 9,0…

Palavras: 2475Páginas: 9

Educação cívica

Educação cívica …

Palavras: 550Páginas: 2

Educação na escola

Educação na escola …

Palavras: 550Páginas: 2

BNCC e Lei 13415

Base Nacional Comum Curricular e Lei 13.415 em forma de perguntas e respostas…

Palavras: 2200Páginas: 8

TRABALHO DE PEDAGOGIA SOBRE 'DESAFIO PROFISSIONAL'

TRABALHO DE PEDAGOGIA, SOBRE OS DESAFIO DE UM PROFESSOR PARA CRIAR UM PROJETO DE 5 AULAS PARA UMA TURMA DA QUINTA SERIE…

Palavras: 3300Páginas: 12

Curso Coaching Pedagógico

Através da aprendizagem de modelos mentais altamente gratificantes, o Coaching Pedagógico, leva a criança de um Estado Atual ao Estado Desejado. Identificar com a criança, o grau de felicidade que está nas áreas de sua vida, que depende dela mesma, é a finalidade desta metodologia. A partir desta definição, estabelecer metas com o coachee, para atingir o grau máximo na concepção do mesmo. Dentro do que a ciência já pode evoluir em termos de comportamento, não há nada mais gratificante para o ser humano do que a emoção e sensação de prazer do próprio cérebro. Isso é realmente poderoso! O curso está disponível em pdf, ead em vídeos, acompanha recursos e ferramentas de coaching. …

Palavras: 14575Páginas: 53

A experiência do lúdico

Análise sobre a importância do lúdico na aprendizagem…

Palavras: 550Páginas: 2

Tcc Pronto - Temática: Deficiência intelectual

Sugestão de título DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS A inclusão escolar das pessoas com deficiência tem sido uma proposta norteadora na Educação Especial no Brasil nos últimos anos. Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como os avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais …

Palavras: 4950Páginas: 18

Tcc inédito - Tema Autismo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre a concepção do Autismo, principais sintomas e seu desenvolvimento de aprendizagem, em que observamos a escola da rede particular de ensino de (Colocar o nome da Cidade), com o intuito de conhecer mais sobre o autismo e procurar metodologias através de pesquisas bibliográficas, para ajudar os professores da escola regular como trabalhar a inclusão com crianças autistas…

Palavras: 2750Páginas: 10

Marketing

Títulos incríveis Depois da palavra-chave definida, dedique-se à criação de títulos incríveis. Na escola aprendemos a fazer o caminho inverso: escrever primeiro para depois pensar em um título interessante. Com o Marketing de Conteúdo, o processo deve começar com o título, para que o texto responda a todas as perguntas que ele propõe. Títulos marcantes atraem mais leitores e lhe garantem mais chance de se destacar frente a seu concorrente. Ao pesquisar sobre seu próximo destino de férias, por exemplo, qual desses 2 títulos despertaria mais interesse em você: “Destinos nacionais para você visitar nas férias”, ou “Férias inesquecíveis: 5 destinos nacionais de tirar o fôlego!”?…

Palavras: 2200Páginas: 8

Dicas de estudo para cada tipo de inteligência

Através de um estudo em inteligências múltiplas foi desenvolvido uma dica de estudo para cada forma de aprender…

Palavras: 275Páginas: 1

“INCLUSÃO É O PRIVILEGIO DE VIVER COM AS DIFERENÇAS”

O trabalho discute a questão da inclusão de alunos com necessidades especiais, uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças.Trabalho para fins de venda onli…

Palavras: 3025Páginas: 11

As maiores curiosidades da humanidade

as maiores curiosidades da humanidade…

Palavras: 81400Páginas: 296

Educação e a Tecnologia

O pleito de ensino- aprendizagem também já se indicação diferente do de noutro tempo, pois as formas de amparar e aprender são diferentes, isto é, o instrutor não é mais um fácil transmissor do conhecimento. Hoje, ele é um medianeiro, facilitador do processo de ensino-aprendizagem e os alunos são os sujeitos ativos desse termo, deixando de ser leal receptores do conhecimento. Dessa traço, o professor precisa operar recursos que transformem suas palestras, de modo a instigar mais e mais a investigação pelo conhecimento por pedaço dos alunos, ministrando aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e atinando que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, as quais vêm para elaborar com o professor, funcionando como cabide, como um recurso a mais para esse método e não como um recurso em sua substituição…

Palavras: 5500Páginas: 20

Ensino a Distância

Tcc voltado para Ensino a Distância…

Palavras: 5500Páginas: 20

Projeto de extensão Coral Juvenil

O presente estudo descreveu experiências vivenciadas a partir de um projeto de extenção numa ação social realizada em uma comunidade cristã. Para a execução desta intervenção, buscou-se primeiramente expor a pesquisa teórica bibliográfica, feita antes da prática, e os resultados obtidos em toda operação. De forma qualitativa, visou-se realizar a prática do canto através de um coral infantil. Esta atividade pôde ser usada como ferramenta para um processo de musicalização da criança, podendo contribuir para o enriquecimento cultural, fomentando o vocabulário do indivíduo e aperfeiçoando sua linguagem e conhecimento musical. E após a realização da proposta de intervenção foi notado grandes benefícios que este ato estimulou no que diz respeito ao avanço de relacionamento interpessoal e intrapessoal dos participantes…

Palavras: 3025Páginas: 11

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Docência e Intervenção na Educação Infantil

Relatório de Estágio na Educação Infantil, apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito parcial para conclusão do Curso. Professor(a) Orientador(a): Gleice Emerick de Oliveira…

Palavras: 6600Páginas: 24

O IDEAL COOPERATIVISTA EM FAVOR DO GERENCIAMENTO ESCOLAR DEMOCRÁTICO

Este artigo vem com o objetivo de levar à reflexão sobre os princípios cooperativistas utilizados em escolas para a realização de uma gestão democrática de ensino. Através de pesquisa bibliográfica, elucida algumas teorias relacionadas ao tema proposto, bem como as metodologias e práticas utilizadas no cooperativismo e como as mesmas podem favorecer a organização e o gerenciamento escolar…

Palavras: 4125Páginas: 15

Educaçao

Os adolescentes e jovens para o exercício pleno da cidadania, não é uma tarefa muito fácil nos dias de hoje. Eles aprendem a todo o momento e de formas diversas, sendo que a família e a escola têm um papel fundamental no desenvolvimento do aluno. Quando há sintonia nas relações extraclasse, com acompanhamento da família em atividades sociais, culturais e de valores afetivos, os ganhos para a formação dos alunos …

Palavras: 550Páginas: 2

ARTIGO: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: APLICAÇÃO DOS MÉTODOS “PECS” E “TEACCH” EM SALA DE AULA

Trabalho de Portfólio. Artigo: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: APLICAÇÃO DOS MÉTODOS “PECS” E “TEACCH” EM SALA DE AULA. Entrega: Agosto/2018. Petrópolis-RJ. Nota: 100%. -------- RESUMO: Este presente artigo traz uma investigação sobre o que é o autismo e suas principais características, procura também abordar os desafios da inclusão na escola no que refere-se a comunicação e a socialização da criança autista, trazendo a reflexão sobre a necessidade da interação social da criança na comunidade escolar para a superação de suas dificuldades. Nesse contexto, foi importante também discutir sobre as inabilidades que a comunidade escolar e o professor têm ao lidar com o seu aluno autista.Neste artigo também foi possível trazer uma observação sobre as pontencialidades e limitações da criança autista através de um registro de acompanhamento da evolução do processo ensino-aprendizagem de um aluno autista da região. Ainda foi indicado, para construção de novos caminhos para uma escola mais inclusiva, propostas e ferramentas de comunicação na relação professor-aluno, como aplicação dos métodos PECS e TEACCH no contexto escolar de aprendizagem. Palavras-chave: Autismo. Inclusão escolar. Interação social. ---------------…

Palavras: 1925Páginas: 7

Os brinquedos e as brincadeiras na socializacao infantil

Este artigo busca explorar a relação de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil com a sociabilidade da criança. O mundo infantil é cheio de possibilidades para desenvolvimento. A educação orientada pode indicar caminhos mais coerentes para o crescimento infantil, usando do lúdico para dar sentidos e integrar o “futuro adulto” ao espaço social e entender papeis sociais, cultura, linguagem, moralidade. Assim, a capacidade de assimilar informações, de aprender como lidar com suas funções motoras, de despertar consciência de si no mundo real fazem parte da educação e crescimento do ser humano. De forma análoga, entendendo que tudo é aprendizagem durante a infância, a criança adquire noções emocionais, intelectuais e sociais. É sobre o desenvolvimento da sociabilidade que será tratado neste trabalho. A discussão teórica oferece elementos para a reflexão do tema…

Palavras: 4125Páginas: 15

ARTIGO PEDAGOGIA - LÚDICO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Artigo de conclusão de curso de Pedagogia. Recebido nota máxima…

Palavras: 3300Páginas: 12

A EVASÃO NAS TURMAS DE EJA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem apresentado expressivo crescimento nos últimos tempos. Tal modalidade de ensino tornou-se popular na sociedade, rompendo os limites de faixa etária, classe social, gênero, etc. é nesse contexto que os educadores surgem e têm em mãos a missão de assumir um compromisso importante: educar jovens e adultos. …

Palavras: 10450Páginas: 38

A INFLUENCIA DA FAMILIA NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

O TCC apresenta o tema abordando a importância da família na construção do conhecimento e as dificuldades dos pais em estarem atuando junto aos filhos no processo ensino-aprendizagem…

Palavras: 9625Páginas: 35

Resenha:A re-significação da prova segundo Moretto

O autor discute o significado da avaliação na perspectiva Histórico-Cultural…

Palavras: 1925Páginas: 7

RESENHA CRÍTICA DA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

O trabalho é uma resenha crítica do livro Pedagogia da Autonomia, autor: Paulo Freire…

Palavras: 1375Páginas: 5

Jogos enquanto Prática pedagógica

O trabalho fala sobre a utilização de jogos como uma proposta para práticas pedagógicas…

Palavras: 1650Páginas: 6

CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TECNOLOGIAS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Estudo de caso sobre um paciente com paralisia cerebral e seu desenvolvimento cognitivo no consultório psicopedagógico. Contém tabelas, anexos, fotos e etc. TCC com nota 10 da banca examinadora. O uso das tecnologias em ambientes psicopedagógicos, embora presente em alguns estudos tem sido uma área pouco explorada e pesquisada quanto às suas contribuições no processo ensino-aprendizagem durante as intervenções psicopedagógicas. No presente trabalho apresento o estudo sobre o uso de recursos tecnológicos durante as intervenções psicopedagógicas. Numa perspectiva sócio-histórica, foram analisados entrevistas e indícios encontrados durante as sessões mediadas pela tecnologia. O estudo de caso único desenvolveu-se em 2011 e 2012 e os resultados mostram evidências de crescimento no processo ensino aprendizagem em sessões mediadas pelas tecnologias. The use of technologies in psycho pedagogical environments, although present in some studies, has been an underexplored and under researched area regarding its contributions in the teaching-learning process during the psycho pedagogical interventions. In this paper I present a study about the use of technological resources during psycho pedagogical interventions. In a socio-historical perspective, interviews and traces encountered during the sessions mediated by technology were analyzed. The single case study took place during 2011 and 2012, and the results show evidence of growth in the process of teaching-learning in sessions mediated by technologies…

Palavras: 18975Páginas: 69

O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar

O meu trabalho tem como ideia principal o papel do psicopedagogo na intituição e na escola ,como ele atua e desenvolve diagnóstico e intervenção psicopedagógica, atuam na prevenção dos problemas de aprendizagem, desenvolvem pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem, atendimento aos alunos e pais, orienta professores etc. O trabalho foi realizado por mim e apresentado na pós graduação de psicopedagogia clinica hospitalar e institucional da proliz. …

Palavras: 6325Páginas: 23

Resenha do artigo de Isabel Chagas - Aprendizagem não formal-formal das Ciências. Relações entre os museus de Ciências e as escolas. 1993

Prontinho! Resenha crítica do artigo de Isabel Chagas: "Aprendizagem não formal-formal das Ciências. Relações entre os museus de Ciências e as escolas" (1993). Críticas embasadas em bibliografia (vide final do trabalho)…

Palavras: 825Páginas: 3

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Artigo científico sobre Gestão Democrática e suas relações com a qualidade de ensino…

Palavras: 6050Páginas: 22

Avaliação Diagnóstica - Educação Infantil

Avaliação Diagnóstica para ser avaliada crianças de 2 anos…

Palavras: 550Páginas: 2

Educação Infantil - Combinados

Combinados para sala de aula na Educação Infantil. 2017…

Palavras: 1375Páginas: 5

Por que o brincar na Educação Infantil é fundamental

Este artigo fala da importância das brincadeiras na fase da Educação Infantil. Dezembro 2017. Nota:5,0 em 5,0. Faculdade UNOPAR …

Palavras: 550Páginas: 2

APOSTILA PARA O MATERNAL I e II

Exercícios para serem aplicados as turmas do Maternal I e II. Editada Janeiro 2018. Não existe material didático para a educação infantil, por este motivo fiz uma coletânea.Esta apostila auxilia os professores no dia a dia…

Palavras: 11275Páginas: 41

OS PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS PARA NOVA ERA TECNOLÓGICA?

A presente Pesquisa destina-se a professores da rede estadual pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga, a qual consiste em analisar como os professores estão preparados para a nova era tecnológica, pois hoje não basta somente ler e escrever, se faz necessário que o professor esteja imbuído dos conhecimentos tecnológicos. Um professor que não acompanha a era tecnológica, não será capaz de formar cidadãos em condições de acompanhar tais avanços. Também será trabalhado no laboratório de informática do Paraná Digital, os aplicativos do Linux como: processador de texto, slides, planilhas eletrônicas, acesso a internet, dentre outros. Espera-se que ao final do trabalho, os professores estejam aptos na utilização do computador, bem como, preparados para inovar suas práticas pedagógicas…

Palavras: 7700Páginas: 28

EDUCAÇÃO INFANTIL: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO

Neste TCC foi colocado a dificuldade de crianças especiais em suas escolas, mostrando a Inclusão e Exclusão dos mesmo…

Palavras: 4675Páginas: 17

As relações da escola, da família e o prazer de aprender brincando

Este artigo foi escrito com o objetivo de transmitir um novo método que deveriam utilizar na Educação Infantil, com a finalidade das crianças se tornarem seres sociáveis, logo nas primeiras fases da Educação. Sabemos o quanto uma criança gosta de brincar. Por isto, o método incluindo o lúdico, o brincar, tanto na escola como em casa, só pode acrescentar e formar educandos com grande autonomia e certeza que o aprendizado se dará de forma mais natural e prazeroso, possível. É por este motivo que devemos ter uma preocupação com a formação dos educadores da Educação Infantil. Betim. Unopar. 21/11/2017. Nota: 10 em 10 pontos…

Palavras: 1650Páginas: 6

Drogas Lícitas e Ilícitas

O objetivo do presente estudo, portanto, é analisar como deve ser feita a abordagem sobre drogas lícitas e ilícitas nas aulas de ciências. Para isso a metodologia utilizada foi a revisão crítica de literatura, tendo como base a LDB, os pareceres do Conselho Nacional de Educação, bem como literatura acerca de drogas e educação…

Palavras: 2750Páginas: 10

Proposta Pedagógica - Roteiro

Este trabalho foi escrito com a finalidade de criar uma Proposta Pedagógica para uma Escola, seguindo a LDB/1996 da Educação. Trabalho feito para aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade Unopar em 13/06/2018. Nota: 4,5 Valor: 5,0 pontos…

Palavras: 825Páginas: 3

Preconceito

PRECONCEITO O paciente com Artrite Reumatoide que é uma doença auto-imune de difícil diagnóstico, porque muitas pessoas são soro negativas. Até ser diagnosticado pelo especialista e mesmo depois o paciente sofre diversos preconceitos. Data: 12/03/2018. Belo Horizonte-MG. Nota 10 em 10. Entregue a aluno do curso de psicologia da Faculdade Estácio de Sá…

Palavras: 1375Páginas: 5

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DA CRIANÇA

O presente artigo abordou “A importância da afetividade para o desenvolvimento cerebral da criança”, buscando realizar algumas reflexões sobre afetividade na relação professor e aluno. No ambiente da educação infantil, o relacionamento do educador com o grupo de alunos e com cada um, de forma individual, acontece o tempo todo, e em qualquer lugar da escola, e é em função dessa proximidade afetiva que se dá a interação com os objetos e a construção de um conhecimento altamente envolvente. Pretendeu-se com essa pesquisa elaborar um estudo sobre a afetividade enriquece a prática pedagógica e as relações estabelecidas No ambiente educacional, principalmente na Educação Infantil, portanto cabe o professor compreender que o aluno é um ser em formação. A finalidade deste artigo foi de acrescer mais uma fonte de pesquisa sobre o tema, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica onde a consulta em trabalhos de diversos autores foram determinantes para execução deste estudo. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Educação e o Lúdico

Este trabalho tem como finalidade avaliar a importância do lúdico na aprendizagem na educação infantil, nos dias de hoje. Sendo que a formação do educador passa por um desenvolvimento na prática pedagógica, buscando incentivar a presença do brincar na aprendizagem dessas crianças. Podemos abordar o lúdico como, destaque para poder ajudar nas ações de aprendizagem e como a escola desempenha relevante papel dentro da interação aluno/aprendizagem. Com o objetivo de mostrar esta interação em uma visão clara este estudo adentra a uma pesquisa bibliográfica em livros, teses e artigos possibilitando uma base teórica sólida para o alcance do objetivo proposto…

Palavras: 10175Páginas: 37

O lúdico como método de aprendizado

E uma pesquisa exploratória e com entrevistas a professoras da área de educação, foi entregue como avaliação do Tcc para o curso de Letras/Estácio/2015. nota 100…

Palavras: 6875Páginas: 25

Paulo freire pedagogia do oprimido

paulo freire…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS - O sujeito surdo

Resumo sobre a importância do Decreto Federal No. 5626 de 22 de dezembro de 2005 para o sujeito surdo…

Palavras: 550Páginas: 2

A relação ensino-aprendizagem no contexto escolar

O ensino-aprendizagem no contexto escolar em consonância com discussões em relação ao termo “aula” mediada pelo professor é discutida neste artigo. Sabe-se que tanto o ensino quanto à aprendizagem são indissociáveis, pois um não acontece sem o outro, quando os dois não são atingidos pelo menos um deixou de ser efetivo. Mediante isso, tem-se como objetivo geral perceber e registar a forma como a “aula” é trabalhada em sala a fim de manter e nortear o processo de ensino-aprendizagem que o aluno irá desenvolver ao longo das aulas. Além disso, os objetivos específicos são analisar, desenvolver e detalhar o processo de andamento da aula, bem como aprimorar estratégias didáticas para obter o processo de ensino eficaz e eficiente. Para garantir as discussões a respeito dessa temática, fez-se necessário dialogar com os pensamentos de Ferreiro (1985), Freire (2005), Gil (2002), Libâneo (2006), Saviani (1995), Severiano (2007) entre outros. …

Palavras: 3300Páginas: 12