Revisão Textual - Gestão ambiental - 258 trabalhos feitos para baixar – Page 2

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A Importância do Brincar na Educação Infantil

O presente estudo teve como principal objetivo promover a análise de que maneira a utilização das brincadeiras auxilia na aprendizagem e principalmente no desenvolvimento das crianças na educação infantil, levando em consideração que a ludicidade tem um papel importante na aprendizagem das crianças na atualidade. Desta maneira o brincar acaba se tornando uma atividade necessária no dia a dia das crianças na escola, posto que ao brincar as crianças acabam interagindo com os demais indivíduos, se socializando, e tendo a possibilidade, de novas descobertas e a vivencia de novas experiências. Desta maneira, o ato de brincar é uma atividade de relevante importância para que os pequenos tenham a possibilidade de desenvolver suas capacidades, como também atua de forma primordial no desenvolvimento da autonomia e criação de identidade na criança…

Palavras: 4950Páginas: 18

INCLUSÃO EDUCACIONAL

ARTIGO COM 9 PÁGINAS SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TDAH…

Palavras: 2750Páginas: 10

Docência e o processo de adoecimento: Reflexões necessárias

Este trabalho faz reflexões sobre o processo de adoecimento docente na visão de vários pesquisadores. …

Palavras: 4950Páginas: 18

Final do ciclo da educação infantil

Trabalho sobre o que muda na criança quando sai do ensino infantil e entra no fundamental,ja esta pronto,faço alterações ou acrescento algo caso queira…

Palavras: 550Páginas: 2

O curriculo na educação infantil- um estudo da bncc

artigo realizado para o curso de pedagogia, o mesmo teve nota excelente. …

Palavras: 3575Páginas: 13

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

trabalho apresentado a disciplina metodologia cientifica do curso de pedagogia com nota final excelente…

Palavras: 1650Páginas: 6

O desenvolvimento e concepção de criança, conceito curriculo e proposta de atividade e avaliação

Nesse trabalho visamos explicar que o docente nao tem a necessidade de seguir especificamente uma disciplina em si, mas sim ampliar os horizontes e quebrar esteriotipos de forma que nao seje uma relação indepedente, mostrando assim que professor nao é detendor do saber…

Palavras: 550Páginas: 2

Desenvolvimento e aprendizagem de bebes, crianças, adolescentes, adultos e idosos

Este trabalho foi criado a partir de uma observação de um ambiente escolar onde pude sintetizar o convivio escolar e introduzir no que foi pedido pela instituição…

Palavras: 550Páginas: 2

A importância do brinquedo e do brincar em sala de aula

As brincadeiras têm papel fundamental no trabalho pedagógico e psicopedagógico. Ela ajuda a entender o desenvolvimento da criança em relação à sua idade. Cada criança tem processo de desenvolvimento distinto. Modo e tempo de aprendizagem desigual. Entretanto é possível estabelecer alguns parâmetros que asseguram produtividade. O fato de que algumas aprendem com maior facilidade, enquanto outras aprendem mais devagar e de forma diferente pode se direcionado numa escala de possibilidades traçada pelo manejo, desenvoltura e pensar. …

Palavras: 9900Páginas: 36

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO, DIALOGO NA SALA DE AULA

A relação professor/aluno é uma das principais preocupações do contexto escolar e social. Alguns professores que atuam nas escolas não se dão conta da grande importância que tem seu papel na vida escolar e social do aluno. Ao fazer-se uma pequena análise no contexto escolar na atualidade, percebemos que no cotidiano da escola as insatisfações por parte dos professores em relação aos alunos e de forma reversa é bastante preocupante, podendo assim refletir e comprometer o processo de ensino e aprendizagem. Artigo entregue em 2019 para instituição de ensino Unninter, com nota total 10…

Palavras: 4950Páginas: 18

A intolerância e os ataques à cultura afro-brasileira na educação

O trabalho tem como proposta trazer uma visão história de como a educação brasileira teve como base uma visão européia, eurocentrista e intolerante logo em seu início, e como isso reflete até hoje. Foi entregue em dezembro de 2018, onde obtive nota 8,2. …

Palavras: 7150Páginas: 26

AULA DE ESPANHOL COM FOCO NA LITERATURA, GRAMÁTICA E ASPECTOS CULTURAIS

TRABALHO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO, NO QUE TANGE A LICENCIATURA EM PORTUGUÊS- ESPANHOL…

Palavras: 2750Páginas: 10

Aspectos culturais na aula de Espanhol

Trabalho para o campo da educação, no que tange letras- espanhol…

Palavras: 2750Páginas: 10

Educação como Direito: O papel da escola para a transformação social

Trabalho relacionados a disciplinas educacionais, bem como serviço social e psicologia…

Palavras: 2475Páginas: 9

A importância dos jogos e brincadeiras para a educação infantil

O presente trabalho tem por finalidade de estudar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual haja uma argumentação eficiente respaldado por teorias especializadas, buscando identificar, descrever e analisar a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Neste sentido, busca-se contribuir de forma considerável e abrangente para que os profissionais em especial o da educação infantil desenvolvam uma maior aceitação e práticas pedagógicas para ajudar a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Violência escolar no mundo globalizado

Este artigo tem por objetivo discutir brevemente a violência escolar, e como ela está inserida num contexto de mundo globalizado. Para isso, num primeiro momento será realizado um panorama das manifestações de atos violentos nas escolas, apresentando algumas de suas características, os possíveis motivos apontados pelos estudos das últimas décadas, e quais são as suas consequências. Em seguida, buscaremos inserir essas manifestações em escala global, e discutir quais são os principais desafios e as possíveis soluções para esse problema…

Palavras: 3300Páginas: 12

O processo de desenvolvimento infantil e a importância do brincar

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso do brinquedo, e suas contribuições no desenvolvimento do processo cognitivo entre crianças em fase pré-escolar, de 0 a 3 anos. Para isso, primeiramente verificaremos como o psicólogo Lev Vygotsky concebe o processo cognitivo, para a partir deste ponto, discutirmos as relações entre brinquedo, brincadeira, e o desenvolvimento do público infantil…

Palavras: 2750Páginas: 10

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do ensino da produção textual, especificamente no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Inicialmente serão feitas algumas considerações acerca das concepções de linguagem e a forma como cada uma orienta o trabalho de produção textual em sala de aula. Posteriormente será discutida, a produção de texto no ensino médio, fazendo algumas reflexões, especificamente sobre a argumentação e a subjetividade nas produções textuais dos alunos e, finalmente serão feitas algumas considerações sobre a importância da leitura para a formação de produtor de textos eficiente. …

Palavras: 4950Páginas: 18

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA UM RECURSO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A presente pesquisa tem como objetivo tecer considerações acerca do uso da Comunicação Alternativa na Educação Especial. Buscou nortear e iluminar os passos de quem caminha para alcançar um objetivo maior, uma educação especial de qualidade, que leve os alunos a se tornarem cidadãos, de fato e de direito. Ao final, foi possível constatar que a importância da Comunicação Alternativa como um sistema alternativo de comunicação que possibilita a inclusão e interação dos alunos que apresentam algum déficit em relação à fala. Assim, a criança ou jovem que esteja impedido de falar poderá se comunicar-se com outras pessoas de outras formas que não necessariamente a fala. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico…

Palavras: 2750Páginas: 10

CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O tem é co lúdico como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento cognitivo e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

O tema do artigo é: a importância que as atividades lúdicas têm no processo de construção da alfabetização. …

Palavras: 2750Páginas: 10

AS MÍDIAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Este trabalho monográfico apresenta como tema "As mídias como suporte pedagógica na escola". Escolheu-se o tema diante da seguinte problemática: Até que ponto os professores encontram-se capacitados e adaptados as novas TICs e Mídias existentes no contexto educacional? Partindo deste pressuposto é que traço-se o objetivo geral desta investigação: Analisar a concepção dos professores de uma escola de Ensino Médio e Fundamental da rede estadual de ensino diante das diferentes mídias existentes na escola. Portanto este estudo justifica-se em demonstrar como as novas tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de aprendizagem, ligadas as novas tecnologias, enfatiza-se as mídias existentes no contexto educacional e que pouco são exploradas pelos professores. …

Palavras: 13475Páginas: 49

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

A formação em Pedagogia possibilita ao profissional múltiplas possibilidades de atuação na sociedade. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo tecer algumas considerações acerca da formação em Pedagogia, entre as quais: Educação Infantil, Administração e Supervisão e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a atuação pedagógica é uma tarefa complexa que requer uma boa qualificação para poder enfrentar com êxito o processo de ensino e os desafios que surgem. O pedagogo não pode se ficar estagnado, pelo contrário, deve sempre estar estudando, pesquisando e se atualizando para que possa alcançar os objetivos propostos…

Palavras: 3300Páginas: 12

UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL

Este artigo, resultante de uma pesquisa de caráter bibliográfico, teve por objetivo mostrar os benefícios do uso da internet no ensino da língua espanhola. Ao final foi possível constatar que a internet se faz fortemente presente no cotidiano dos alunos, assim cabe aos professores, especialmente de língua espanhola, adotar essa tecnologia para facilitar o processo de ensino aprendizagem, especialmente porque ela proporciona ao aluno utilizar a língua em situações reais, além de outros benefícios que serão apontados ao longo do texto…

Palavras: 2200Páginas: 8

ORIENTADOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo, tem como objetivo geral discutir o papel do Orientador Educacional na Educação Infantil e, como objetivos específicos, apresentar uma breve contextualização histórica do Orientador Educacional no Brasil; Verificar as principais atribuições profissionais do orientador educacional e discutir como o orientador educacional pode contribuir para a melhoria da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a visão de orientação que temos atualmente deixa para trás as funções desempenhadas por esse profissional no passado e que nem sempre colaboravam com o processo educativo.O orientador tornou-se um mediador entre o aluno e o meio social, participando da discussão de problemas que fazem parte do contexto escolar. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Gestão Democrática da Educação: Um desafio da Contemporaneidade

Trabalho original , sem plágio. Testado e aprovado por programas como Copyspider. .... Instituto Metodista Izabela Hendrix - 2014 O estudo desenvolvido neste trabalho tem como eixo temático “gestão democrática da educação: um desafio da contemporaneidade”. Trata-se de um tema que vem sendo amplamente discutido por várias esferas da sociedade, e principalmente pelos indivíduos diretamente envolvidos no trabalho educacional. …

Palavras: 4400Páginas: 16

Dificuldade de Aprendizagem- Dislexia Ensino Fundamental

Atualmente a dificuldade de aprendizagem em sala de aula, é algo que nós, educadores, encontramos com maior frequência. Foi escolhido a dislexia, pois atinge entre 10 e 15% dos educandos; e nós professores devemos saber como reconhecer, e como ajudar o aluno que apresente tal dificuldade…

Palavras: 2200Páginas: 8

HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O presente trabalho visa debater alguns aspectos relacionados a presença do Sistema de Educação a Distância em nossa sociedade, visa servir de orientação inicial para aqueles que desejam conhecer melhor, esta forma de aprendizagem. Dessa maneira, temos que o ensino a Distância é considerado um recurso de grande importância, pois este, oferece a oportunidade de ensino a pessoas que, em sua maioria das vezes já estão inseridas no mercado de trabalho, e não encontram a flexibilização de horário para estar todo dia em um ambiente de sala de aula. Destarte, este ensino sofreu diversas evoluções e discriminações ao longo do tempo, conseguindo evoluir e crescer. Dessa maneira este artigo utilizou-se de método dedutivo de pesquisa bibliográfica, para chegar a melhor definição de Educação a distância, discutir as características deste ensino, os desafios que surgiram ao longo do tempo e as soluções apresentadas para o efetivo funcionamento e superação da discriminalidade sofrida nesta modalidade de ensino. …

Palavras: 3575Páginas: 13

USO DAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Vivemos em um momento histórico em que as tecnologias ganham cada vez mais espaço no meio social, tornando-se praticamente impossível ignorá-las. Nesse contexto, as crianças, desde muito cedo têm acesso a essas tecnologias, que têm influenciado cada vez na sua educação. Desta forma, muitas delas já chegam à escola com uma carga de conhecimento significativa em relação ao uso dessas tecnologias, demonstrando, com frequência, tédio, cansaço e desinteresse de aulas tradicionais baseadas apenas no velho quadro de giz e em longas aulas expositivas, muitas vezes, com conteúdos desvinculados de sua realidade social. Diante disso, este ensaio tem por objetivo analisar os benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino aprendizagem. Ao final foi possível constatar que, quando bem utilizadas, as tecnologias podem trazer uma gama de benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, especialmente, para que os alunos se tornem mais aptos a intervir na sociedade, visando à conquista da sua cidadania…

Palavras: 1650Páginas: 6

ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância da atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. Adota como procedimento o levantamento bibliográfico. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória. Em relação à abordagem do problema é classificada como uma pesquisa qualitativa. Ao final foi possível concluir que muitas crianças enfrentam dificuldades em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Assim, o professor e a equipe escolar, especialmente o psicopedagogo, devem estar estimulados a fim de desenvolver maneiras alternativas que favoreçam o desenvolvimento integral do educando, fazendo que o mesmo assuma o seu potencial afetivo e criativo, com a finalidade de corrigir suas deficiências de aprendizagem…

Palavras: 4125Páginas: 15

OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO EM BUSCA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA

A concepção de gestão democrática e participativa vem sendo muito debatida nos últimos tempos. A gestão escolar veio para aperfeiçoar os processos diários realizados nas instituições, aumentar e melhorar a eficiência do ensino nas escolas. A gestão engloba todas as atividades realizadas nas escolas, como elaborar e executar as propostas pedagógicas, administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros com uma gestão democrática e participativa. Este trabalho tem o intuito de analisar abordagens que tratam desse tema e explicá-lo de forma clara e concisa. Para isso, procura-se, por meio de referenciais e diversos estudos na área, debater a temática, revisando abordagens clássicas, documentos e autores até chegar a estudos recentes, em um período no qual a preocupação com a gestão escolar é cada vez maior, onde buscam-se gestores que atuem com eficiência e qualidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Docência na Educação Infantil

Com os avanços tecnológicos, bem como, com a significativa evolução intelectual e psicológica dos indivíduos, são fatores que contribuem para um maior desenvolvimento do pensar na sociedade. Muitos estudos estão sendo realizados ressaltando a importância de métodos de ensino e aprendizagem adequados e os seus impactos a cada nível de ensino na educação básica e a atuação do docente como um veículo de conhecimento…

Palavras: 5775Páginas: 21

INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Este artigo tem por objetivos discutir a inclusão da disciplina de Língua Espanhola no currículo do ensino médio, fazendo uma reflexão acerca da importância dessa língua e investigar quais são as dificuldades encontradas em relação ao seu ensino nas escolas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para alunos, professores, pais e sociedade em geral, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca do ensino da Língua Espanhola. …

Palavras: 3300Páginas: 12

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

No final do século XX, entramos num período conhecido como “era digital”, no qual a tecnologia se faz presente relevantemente em nosso cotidiano. Onde é possível visualizar transformações na sociedade. Isso também se aplica aos métodos de ensino, que ainda se configuram em um método tradicional, acarretando um desafio não somente às instituições de ensino brasileiras, as quais foram concebidas – construídas – na era conhecida como industrial, mas também aos profissionais desta área. Isso porque, hoje em dia, os estudantes são digitais, ou seja, utilizam a tecnologia praticamente em todas as suas atividades diárias, ou seja, possuem uma vida praticamente virtual. No entanto, o as instituições de ensino públicas brasileiras ainda apresentam uma defasagem nessa questão. Frente a essa questão, este artigo visa analisar o cenário brasileiro quanto a inclusão digital no ensino público. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Desafio Pedagogia

Ana é coordenadora do curso de Pedagogia de uma faculdade instalada em uma grande cidade e resolveu levar para seus alunos e alunas uma ampliação sobre a visão da atuação profissional do Pedagogo…

Palavras: 3300Páginas: 12

O letramento no cotidiano da Educação Infantil: perspectivas para a prática

O letramento no cotidiano da Educação Infantil: perspectivas para a prática…

Palavras: 3300Páginas: 12

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES

Este artigo tem por objetivos discutir a importância da formação continuada, identificar suas contribuições para os professores e investigar quais são as dificuldades encontradas por eles para efetivar sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Acredita-se que as discussões viabilizadas pelo desenvolvimento desta pesquisa poderão trazer contribuições significativas para os professores, pois permitirão maiores esclarecimentos acerca formação continuada, apresentando seus benefícios, bem como darão maior sustentação a trabalhos que possam refletir e orientar a formação continuada…

Palavras: 4125Páginas: 15

CURRÍCULO E PROJETO PEDAGOGICO

O presente trabalho vem com o intuito de abordar a educação, com ênfase na importância da Base Nacional Comum Curricular na vida dos estudantes e dos profissionais de educação…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Este artigo, de caráter bibliográfico, apresenta algumas reflexões acerca da afetividade na escola, por acreditar que afetividade não pode ser desvinculada do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, objetiva-se apresentar reflexões acerca da importância da afetividade para a construção do conhecimento, tecer considerações acerca do o papel do professor no que diz respeito à afetividade, bem como, apresentar considerações sobre a importância do trabalho conjunto entre família e escola no que diz respeito ao desenvolvimento da afetividade. Os resultados obtidos comprovaram a importância da afetividade no meio escolar, não só para a aprendizagem, mas também para o desenvolvimento da criança…

Palavras: 3025Páginas: 11

INCLUSÃO DO ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar estudos no sentido de verificar as implicações referentes ao processo de inclusão do aluno portador de deficiência visual no ensino regular, buscando investigar quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores quanto à inclusão destes alunos, apresentar possíveis ferramentas que podem facilitar o trabalho com os alunos portadores de deficiência visual e verificar a existência de material didático adaptado. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Ao final foi possível concluir que a educação para as pessoas com necessidades especiais neste caso portador de deficiência visual, precisa fazer valer a lei, não apenas no que se refere à aceitação deste aluno na sala de aula de ensino regular, mas no direito que todas as pessoas têm de uma educação efetiva. Palavras-chave: Inclusão; deficiência visual; ensino. …

Palavras: 7425Páginas: 27

DEFICIÊNCIA MENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho foi desenvolvido com vistas a aprofundar conhecimentos relacionados acerca dos alunos portadores de deficiência mental na educação infantil. Tem como objetivos caracterizar a deficiência mental; compreender a inclusão destes alunos na educação infantil e tecer considerações acerca da atuação do professor junto a este público. Quanto á metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Ao final foi possível concluir que a inclusão dos portadores de deficiência mental ocorrerá de maneira efetiva a partir do momento em que o educando seja aceito com base nos valores construídos e definidos pelo seu grupo social, tendo respeitada sua identidade cultural. O professor deve conhecer as particularidades e necessidades de seus alunos realizando assim, uma prática docente coerente encontrando soluções para minimizar as dificuldades que estes alunos venham a ter no processo de aprendizagem…

Palavras: 3850Páginas: 14

ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO

Este artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, teve como objetivo discutir a importância da leitura e estratégias para a formação de um leitor crítico. Ao final foi possível concluir que ainda há muitas dificuldades em relação a prática da leitura e que para superá-las é necessário que as crianças desde a infantil recebam incentivo à leitura e, que quando estiverem na escola, continuem tendo o incentivo dos professores, os quais, além de darem o exemplo de ser bons leitores, devem principalmente realizar atividades que priorizem a formação de um leitor mais crítico e autônomo. …

Palavras: 6875Páginas: 25

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO

Este artigo buscou apresentar reflexões acerca das políticas públicas educacionais, tendo em vista verificar as evoluções e o que ainda precisa ser melhorado na política educacional brasileira. Caracteriza como um estudo bibliográfico. Ao final foi possível concluir que ao longo da história a política educacional brasileira avançou. No entanto, o maior desafio ainda continua a elaboração de políticas que visem à melhoria da qualidade da educação oferecida aos alunos. Concluiu-se também que é fundamental que os profissionais da educação e toda a sociedade civil tenham conhecimento acerca das políticas públicas para que assim possam exigir melhorias bem como participar da elaboração de novas políticas. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Neste artigo será feita uma análise das mudanças ocorridas no contexto da educação. Esse processo que acontece em vários contextos da sociedade está dividido em três modalidades que são: a educação formal, educação não formal e a educação informal. Destacando dessa forma a atuação do pedagogo na empresa, uma vez que a sua formação lhe fornece um amparo teórico e prático para o desenvolvimento dessa função, seus conhecimentos, habilidades e competências os possibilitarão uma maior produtividade, num viés empresarial. Portanto, a pesquisa visa esclarecer o entendimento da pedagogia empresarial, destacando a atuação do pedagogo para além da sala de aula e da administração escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a atuação do pedagogo na empresa é de extrema relevância tanto para a empresa quanto para os funcionários, seja no aspecto profissional e/ou pessoal. …

Palavras: 6325Páginas: 23

O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÈS DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso da música como recurso metodológico na educação infantil. Assim, coloca-se que a música contribui com o processo de interação das crianças com seus pares, ao passo que, pode funcionar como uma importante ferramenta pedagógica auxiliando na aprendizagem desses sujeitos…

Palavras: 5775Páginas: 21

RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Este artigo traz uma reflexão sobre as relações de gêneros empreendidas nos espaços escolares, especialmente, nas aulas de Educação Física. Com isso, buscou-se contribuir com novas práticas sociais, aonde o respeito mútuo ganha status de ator principal, vindo, desse modo, a desconstruir estereótipos, possibilitando, assim, a articulação de ações igualitárias que promovam o pleno desenvolvimento dos sujeitos. …

Palavras: 5225Páginas: 19

ENFRENTAMENTO OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

O presente artigo aborda a temática da Educação Inclusiva numa perspectiva psicopedagógica percebendo-a como um dos elementos inerentes à formação do sujeito. …

Palavras: 4950Páginas: 18

Projeto de Estágio

Projeto de Estágio I: Tema Educação, Escola e Politicas Públicas, para alunos de 5 anos…

Palavras: 5775Páginas: 21

PROJETO DE ARTIGO

Projeto elaborado para fazer o artigo cientifico…

Palavras: 3575Páginas: 13

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E O PAPEL DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO

Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como objetivo central discutir a importância da leitura e a necessidade de formação de um leitor mais crítico e reflexivo e a importância da família neste processo. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica, para levantamento e análise do que já se produziu sobre acerca desta temática. Ao final foi possível constatar que quando a criança convive, desde cedo com a variedade de material escrito que a sociedade oferece, percebendo em seu meio a valorização do ato de ler, ela terá muito mais chances de se tornar leitora e, consequentemente, um adulto mais crítico e reflexivo…

Palavras: 3850Páginas: 14

REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DOCENTE COM ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA REGULAR

Este artigo tem como objetivo tecer considerações acerca da prática pedagógica voltada para os alunos com autismo nas escolas regulares. O trabalho embasou-se em pesquisa bibliográfica com base em diversos autores, englobando livros, bem como artigos disponíveis em sites da internet. Ao final foi possível concluir que as pessoas autistas são ainda pouco compreendidas pela sociedade, devido à falta de conhecimento sobre esta condição. Sendo assim, os desafios encontrados pelos alunos autistas e educadores ainda se apresentam em grande número, especialmente no que diz respeito à formação docente…

Palavras: 5500Páginas: 20

A gestão na Educação Infantil

Breve histórico da gestão da Educação Infantil junto a um estudo de caso. Artigo escrito com nota máxima para a disciplina: Gestão da Educação Infantil, Centro Universitário Claretiano, curso Pedagogia,ano2018…

Palavras: 550Páginas: 2

A criança: seu desenvolvimento, aprendizagem e diretos

A criança ao interagir com o ambiente, ela constrói conhecimentos. Este fato foi estudado em diferentes enfoques e diferentes abordagens por Piaget e Vygotsky. Artigo escrito com nota máxima no curso de Pedagogia, Ead, no ano de 2018 pelo Centro Universitário de Batatais…

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Este artigo científico descreve a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento. O mesmo conceitua e descreve a diferença de alfabetização e letramento. O trabalho relata a realidade da educação no Brasil e descreve a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem…

Palavras: 2750Páginas: 10

CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA ESCOLA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS INDISCIPLINADOS

Dissertação em 27 linhas sobre CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS INDISCIPLINADOS…

Palavras: 275Páginas: 1

Fundamentação para compreensão de processos avaliativos para educação infantil

RESUMO Com o objetivo de entender a avaliação da aprendizagem, o trabalho traz conhecimentos básicos envolto das definições do tema. Buscando compreender processos avaliativos no ambiente da pré-escola, o objetivo é de coletar meios comuns desta prática RESUMO Com o objetivo de entender a avaliação da aprendizagem, o trabalho traz conhecimentos básicos envolto das definições do tema. Buscando compreender processos avaliativos no ambiente da pré-escola, o objetivo é de coletar meios comuns desta prática …

Palavras: 1650Páginas: 6

A transposição da oralidade para o processo da escrita

Trabalho considerado excelente pelo corpo docente da universidade Unopar Pitágoras. Contextualizado e dentro das norma ABNT. Trabalho postado a 5 meses atrás…

Palavras: 4125Páginas: 15

História das Instituições e Práticas Educativas: Análise do Currículo na escola vila zilda natel,nos anos de 1980-1991

RESUMO Este trabalho é resultado da análise de dados parciais coletados por meio da pesquisa intitulada: O Ensino de Arte e o currículo nas séries iniciais: Um estudo de caso na Escola Vila Zilda Natel (Guarujá) entre os anos de 1980-1990. O objetivo deste estudo foi investigar as práticas educativas e o currículo de Arte nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Guarujá- SP. O problema de pesquisa que orienta a reflexão abordada é: Como ocorreram as práticas educativas de Arte ministradas por professoras das séries iniciais da educação básica e como essas práticas se articulavam com as propostas curriculares da época? Palavras - chave: Prática Educativa de Arte, Instituição Escolar e Currículo Publicado no SBHE - Anais- VI Congresso Brasileiro da História da Educação Espírito Santo - Vitória…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBITENTE ESCOLAR

Educação Ambiental no ambiente escolar…

Palavras: 2750Páginas: 10

A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Palavras – Chaves: Educação. Indivíduo. Mudanças…

Palavras: 1925Páginas: 7

DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, utilizou-se de revisão da literatura cientifica para levantamento e análise acerca do que já se produziu sobre o tema para tecer considerações importantes sobre a utilização de gêneros textuais na alfabetização e também no processo de letramento, uma vez que ambos estão relacionados. Sendo assim, teve por objetivos conscientizar o professor da importância de alfabetizar/letrando desenvolvendo novas estratégias para o sucesso na formação do indivíduo, como o uso de gêneros textuais. Ao final foi possível concluir que o ensino da Língua portuguesa baseado em gêneros textuais, abre um leque de possibilidades para o trabalho do professor em sala de aula…

Palavras: 4125Páginas: 15

Tecnologia e Letramento

Esse trabalho foi desenvolvido para a compreensão da importância da tecnologia na educação ,sugerindo um plano de aula utilizando a tecnologia como parte das atividades propostas…

Palavras: 2475Páginas: 9

A importância do Brincar na Educação Infantil

Esse trabalho foi desenvolvido para a reflexão da Importância do Educar,do Brincar e do Ensinar na Educação Infantil…

Palavras: 3025Páginas: 11

A Ação Supervisora

Este trabalho visa demonstrar a ação dos supervisores perante a instituição de ensino com o intuito de proporcionar um melhor desenvolvimento no ambiente educacional. Entregue em 11/02/2019 na Faculdade de Educação São Luís, com nota 10…

Palavras: 1375Páginas: 5

INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO

Este artigo tem por objetivos refletir sobre a influência da família no desempenho escolar dos alunos, bem como discutir a importância da parceria entre família e escola para o sucesso da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste no exame da literatura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. …

Palavras: 3575Páginas: 13

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL

O propósito deste artigo foi tecer considerações acerca da evolução da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. Para tanto realizou-se uma análise de documentos e autores que tratam sobre essa temática em questão. Ao final foi possível concluir que essa modalidade de ensino proporciona aos seus alunos uma educação libertadora e crítica. No entanto, embora tenha tido avanços ao longo da história, ainda necessita de reflexões que contribuam com subsídios teóricos e práticos para a sua melhoria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. …

Palavras: 4675Páginas: 17

Os desafios da profissão docente diante de uma sociedade globallizada

O artigo mostra as dificuldades enfrentadas pela docência em relação a sociedade atual, principalmente no que diz respeito as novas tecnologias, a globalização!…

Palavras: 3025Páginas: 11

Educar Pela Pesquisa

Artigo sobre a importância do Educar pela pesquisa. O artigo mostra a importância da leitura e pesquisa na educação hoje, desde a educação infantil e mostra os benefícios de se fazer isso, de um jeito pratico e conciso!…

Palavras: 2750Páginas: 10

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Este trabalho tem por objetivo analisar a modalidade de Educação a Distância (EaD) no cenário educacional brasileiro. Verificou-se no estudo que a sociedade contemporânea vem passando por transformações expressivas no modelo educacional tradicional de forma dinâmica e globalizada, proporcionando um caminho amplo para a educação a distância por caminhar junto com as transformações sociais e tecnológicas, de forma flexível, que difere da necessidade de presencialidade física, mantendo os mesmos critérios de avaliação do método tradicional…

Palavras: 3300Páginas: 12

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo: pesquisa bibliográfica cujo tema é a utilização da música como estratégia de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental. Nesse estudo há reflexões a respeito de práticas escolares com a inserção da música como recurso de apoio aos conteúdos curriculares, sociais e culturais, com a finalidade de facilitar a construção de conhecimentos. Palavras-chave: Música. Educação. Ludicidade…

Palavras: 4125Páginas: 15

Artigo pedagogia da presença

Artigo sobre a pedagogia da presença e o papel do professor universitário. Pode ser modificado conforme necessidade do cliente, neste caso o valor é alterado…

Palavras: 1375Páginas: 5

Educação de Jovens e Adultos

Trabalho direcionado ao curso de Pedagogia ou Pós Graduação na área…

Palavras: 4950Páginas: 18

UMA SÓ ESCOLA PARA TODOS: OS CAMINHOS DA AUTONOMIA ESCOLAR

O trabalho aborda O Tema UMA SÓ ESCOLA PARA TODOS: OS CAMINHOS DA AUTONOMIA ESCOLAR de Moacir Gadotti e foi entregue e apresentado na Faculdade INVEST no dia 16/12/2018 no Município de Alto Paraguai, tendo recebido nota 9,8…

Palavras: 3575Páginas: 13

A PRÁTICA DOCENTE E O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

O presente estudo tem em seu bojo a formação do professor de Ensino Superior e a sua prática docente, centrando-a no uso necessário de utilização de ferramentas tecnológicas. As TICs são presentes hoje na sala de aula e observar o quanto elas possibilitam um desenvolvimento para a eficiência da prática docente é importante. O objetivo é investigar como professores utilizam as ferramentas tecnológicas em sala de aula e, para atingir esse objetivo, iniciou-se a pesquisa com um levantamento bibliográfico e uma visão da prática docente e no processo de desenvolvimento para uma educação cada vez mais tecnológica e inovadora. Em seguida, a metodologia foi avaliar a ferramenta do e como ela pode dar suporte nas fases de didática complementar em sala de aula. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A educação de jovens e adultos

a educação de jovens e adultos…

Palavras: 825Páginas: 3

ENSINO A DISTÂNCIA: CONCEITO, TRAJETÓRIA E O DESAFIO DA EVASÃO

Artigo sobre o conceito de Ensino a distância, evolução e desenvolvimento e o enfrentamento do problema da evasão nessa modalidade de ensino…

Palavras: 3025Páginas: 11

Uso da tecnologia na sala de aula: aplicativo Kahoot!

O presente estudo pretende unir recursos de mídia no âmbito das novas tecnologias e o ensino. O audiovisual esteve sempre presente e de forma progressiva na aprendizagem e em sala de aula. Nas fitas de VHS, nas fitas cassete e em recursos de mídia que sempre permearam a realidade dessa aprendizagem. Hoje temos inúmero aplicativos que confrontam o que ficou de obsoleto e que atenua o tradicionalismo do ensino da língua. O objetivo do presente estudo foi observar as tendências atuais do ensino com os recursos que se têm disponíveis para captar o interesse do aluno através da tendência de gameficação na comunicação. A metodologia é qualitativa, com revisão de bibliografia e um relato sobre o aplicativo Kahoot e sua utilização ao longo do ano o letivo com turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I nas escolas. Os aspectos que foram problematizados trouxeram algumas especificidades em relação à utilização desses recursos, pois se concluíra que o aplicativo proporcionou mais desafios e interações na fase inicial da aprendizagem da língua inglesa…

Palavras: 3850Páginas: 14

Projetos educativos em salas de recursos multifuncionais

Resultado da análise - plágio Arquivo: projetoseducativos.docx Estatísticas Suspeitas na Internet: 0,18% Percentual do texto com expressões localizadas na internet ⚠ Suspeitas confirmadas: 0,7% Confirmada existência dos trechos suspeitos nos endereços encontrados ⚠ Suspeitas nos arquivos locais: {PERCENTUAL_PLAGIO_LOCAL} Percentual do texto com suspeitas de plágio localizadas nos arquivos locais ⚠ Texto analisado: 93,25% Percentual do texto efetivamente analisado (frases curtas, caracteres especiais, texto quebrado não são analisados). Sucesso da análise: 100% Percentual das pesquisas com sucesso, indica a qualidade da análise, quanto maior, melhor. …

Palavras: 4125Páginas: 15

EDUCAÇÃO ESCOLAR Do Contexto a Exclusão

Síntese Crítica EDUCAÇÃO ESCOLAR: Do Contexto a Exclusão…

Palavras: 550Páginas: 2

DESCONSTRUÍDO FOBIAS E DESPERTANDO RESPEITO

DESCONSTRUÍDO FOBIAS E DESPERTANDO RESPEITO: O papel do professor de biologia frente a cultura popular …

Palavras: 550Páginas: 2

A importância do lúdico com afeto na Educação Infantil

O presente estudo tem o objetivo de observar conceitos e estratégias que são aplicados na Educação Infantil para dar lugar ao brincar, explorando o afeto e a construção do desenvolvimento em sala de aula, da organização escolar no processo de ensino-aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

COMO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM?

Devemos considerar que vivemos em um mundo globalizado, onde as informações e mudanças são extremamente necessárias. Somos seres em construção, por esse motivo nossa formação precisa tornar-se um processo de construção mútua e permanente e o processo de desenvolvimento pessoal contribui significamente no processo de aprendizagem, considerando que cada pessoa é um sujeito ativo, que constrói o seu conhecimento por meio das interações, ou seja, cada indivíduo é um agente de transformação social, com suas diferenças, limitações, conhecimentos e dificuldades, mas que precisa ser respeitadas quanto a sua individualidade e realidade. …

Palavras: 1375Páginas: 5

A contribuição da literatura infantil no processo de ensino-aprendizagem

EPÍGRAFE > RESUMO > ABSTRACT > INTRODUÇÃO > O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM > HISTÓRIA DA LITERATURA > CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL > CONSIDERAÇÕES FINAIS > REFERÊNCIAS…

Palavras: 3850Páginas: 14

A importância do lúdico na educação

Neste trabalho analisamos a importância dos jogos lúdicos na educação, o conceito de alguns pensadores da educação e possibilidades de seu emprego prático por educadores no ensino-aprendizagem. …

Palavras: 1650Páginas: 6

O Papel do Coordenador Pedagógico

Artigo de pedagogia que aborda a importância do coordenador pedagóggico…

Palavras: 3850Páginas: 14

A infância e suas linguagens - Na ótica de Loris Malaguzzi

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as linguagens apresentadas na infância, a essência da criança e os mecanismos que devem ser utilizados pelo professor para aguçar o desenvolvimento em todos os sentidos da palavra. Pesquisa e fundamentação realizada com a literatura de grandes pedagogos, como Loris Malaguzzi…

Palavras: 2750Páginas: 10

RECURSOS LÚDICOS - BASEADO NA ABORDAGEM DE FRANÇOISE DOLTO

O objetivo do presente artigo é a pesquisa e análise do uso dos recursos lúdicos nos métodos psicoanalíticos de Françoise Dolto (1908 - 1988), notável pediatra e psicanalista francesa, que dedicou sua carreira a análise clínica das crianças. Orientava sua análise clínica o conversar francamente com as crianças, sem jamais enganá-las e obtinha avanços e desfechos fantásticos com seus pequenos pacientes. Essa revolucionária mulher, nos deixou inúmeros ensinamentos sobre educação infantil e as várias formas de linguagens infantil, para Dolto, a criança precisa ser ouvida e direcionada, para compreender seus próprios sentimentos e reações. Os ensinamentos e métodos de desenvolvimento da criança deixados por Dolto, estão totalmente dentro da atualidade, sendo que, podem ser aplicados tanto na educação familiar, quanto pelo pedagogo no ambiente escolar. A principal ferramenta de estudo deste artigo foi o livro Françoise Dolto, os caminhos da educação do autor Martins Fontes…

Palavras: 1100Páginas: 4

ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Um artigo sobre Ensino Religioso na Educação Infantil…

Palavras: 2475Páginas: 9

Novas tecnologias na aprendizagem escolar

Novas tecnologias na aprendizagem escolar …

Palavras: 1375Páginas: 5

Qual o impacto da tecnologia na sala de aula

Qual o impacto da tecnologia na sala de aula …

Palavras: 1650Páginas: 6

Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem

Este artigo é sobre Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem, é comentada sobre o autor ZABALA, ANTONI, 1988, A PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE AULA, o trabalho na prática que foi apresentado pelo meu grupo…

Palavras: 3300Páginas: 12

PLANO DE AULA: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Plano de aula com 4 atividades diversificadas envolvendo resolução de problemas…

Palavras: 3300Páginas: 12

OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA A NECESSIDADE DE REPENSAR A EDUCAÇÃO

O presente artigo analisa os dilemas em torno da questão dos arcaicos paradigmas educacionais a serem superados na contemporaneidade, em …

Palavras: 2750Páginas: 10

Uso de aulas práticas no ensino de Química

Artigo solicitado pela Universidade Cândido Mendes- RJ para fins de avaliação da disciplina ENSINO DE QUÍMICA (pós-graduação) em 2018, nota: 9,0…

Palavras: 2475Páginas: 9

Educação cívica

Educação cívica …

Palavras: 550Páginas: 2

TRABALHO DE PEDAGOGIA SOBRE 'DESAFIO PROFISSIONAL'

TRABALHO DE PEDAGOGIA, SOBRE OS DESAFIO DE UM PROFESSOR PARA CRIAR UM PROJETO DE 5 AULAS PARA UMA TURMA DA QUINTA SERIE…

Palavras: 3300Páginas: 12