Educação Física - 245 trabalhos feitos para baixar – Page 2

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Centro de treinamento e perfomance para atletas

Portanto, a temática da administração esportiva foi articulada com referenciais sobre gerenciamento…

Palavras: 12650Páginas: 46

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE FASCITE PLANTAR COM ÊNFASE NAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Sorriso, 05 de abril de…

Palavras: 5500Páginas: 20

Aplicar teste de natação e mergulhar em apneia aos acadêmico de Bach Ed. Fisica do 4º ano

Dedico este trabalho de conclusão de curso A minha família, razão de minha…

Palavras: 9075Páginas: 33

Aeróbico em Jejum revisão de bibliografia

Foram conduzidas buscas nas em várias bases de dados e nas referências…

Palavras: 4125Páginas: 15

A importÂncia da CULTURA CORPORAL Do MOVIMENTO NO PROCESSO EDUCACIONAL

PROBLEMATIZAÇÃO. EDUCAÇÃO FÍSICA – UM BREVE HISTÓRICO. A BNCC OS PILARES DA…

Palavras: 6600Páginas: 24

A diferença do Ju Jitsu para o Jiu Jitsu atual

O presente trabalho mostra essa realidade, na medida em que apresenta como…

Palavras: 4675Páginas: 17

Principais dificuldades na Implementação de Métodos Ágeis e como Resolvê-las

São Paulo, 12/02/2018 Paulo Roberto Bernice TERMO DE APROVAÇÃO Paulo Roberto Bernice Principais dificuldades na Implementação…

Palavras: 18700Páginas: 68

EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS DA IMPORT NCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DURANTE O ENSINO INFANTIL

O presente estudo tem por objetivo compreender e evidenciar a importância da educação física no ensino básico, e em que aspectos ela contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo. …

Palavras: 2200Páginas: 8

PRATICA LECORREGIONAL- EDUCAÇÃO FISSICA - ATLETISMO

Conteúdos culturais do lazer: Uma academia ao ar livre é um espaço público que oferece oportunidades para a prática de exercícios físicos ao ar livre, proporcionando a possibilidade de cuidar da saúde e bem-estar de forma gratuita e acessível para a comunidade. Além de promover a atividade física, as academias ao ar livre também podem oferecer conteúdos culturais do lazer, como ações para promover a integração social, lazer e entretenimento. Em relação aos conteúdos culturais do lazer, a academia ao ar livre pode oferecer diversas atividades que estimulem a socialização, como eventos para observação de datas festivas, aulas de dança e atividades para crianças. Essas atividades ajudam a promover o bem-estar social e emocional, além de incentivar a prática regular de atividades físicas. Em resumo, uma academia ao ar livre é um espaço que oferece oportunidades para a prática de exercícios físicos, bem como conteúdos culturais do lazer, garantido para a promoção da saúde, bem-estar e integração social da comunidade local…

Palavras: 1375Páginas: 5

Tcc de educação fisica Efeitos dos exercícios físicos na vida dos idosos

tcc para o curso de educação física ,entregue no mês de maio 2023 ,foi tirado nota máxima 10 . …

Palavras: 752125Páginas: 2735

TREINO RESISTIDO NA TERCEIRA IDADE

Este artigo aborda a temática treino resistido na terceira idade, onde será abordado o processo de envelhecimento, o treino resistido e os benefícios do treino resistido na terceira idade, com uma breve análise de dois estudos realizados com idosos praticando exercícios. Para a realização deste artigo será realizado a pesquisa bibliográfica SCIELO BRASIL - Scientific Electronic Library Online, com artigos das bases de dados da CAPES Periódicos e da, as palavras pesquisadas foram: idoso; envelhecimento; treino resistido; atividade física; exercícios físicos…

Palavras: 3025Páginas: 11

OBSERVAÇÃO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISPONIBILIZADAS VIRTUALMENTE

Relatório de Estágio de de Educação Física - 200 horas aulas - 400 vídeo-aula…

Palavras: 86900Páginas: 316

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 8º SEMESTRE

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 8º SEMESTRE…

Palavras: 1375Páginas: 5

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 7º SEMESTRE

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 7º SEMESTRE…

Palavras: 1375Páginas: 5

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 4º SEMESTRE

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 4º SEMESTRE…

Palavras: 1375Páginas: 5

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 2º SEMESTRE

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 1º SEMESTRE O PCC - Prática como Componente Curricular - 2º Semestre, tem como objetivo a interdisciplinaridade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas anatomia e biologia (citologia) juntamente com as demais disciplinas de cunho prático, nas áreas de recreação, ginástica geral e de ritmo de dança, observando as diferentes formas de vias metabólicas em nível celular devido o movimento humano…

Palavras: 1375Páginas: 5

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 1º SEMESTRE

PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 1º SEMESTRE…

Palavras: 1375Páginas: 5

As lutas que auxiliam o indivíduo com Transtornos de Déficit de Atenção - TDAH

A ABDA afirma que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e convive com o indivíduo por toda a sua vida. Alguns sintomas são bem característicos, como a falta de atenção, inquietude e impulsividade. Uma pessoa com TDAH, deve ser avaliado individualmente e o tratamento exige um esforço combinado com uma equipe multidisciplinar. Por mais que haja vários estudos sobre o TDAH, sabemos muito pouco sobre o tratamento correto do distúrbio. Baseados em alguns estudos realizados, estes trabalhos tem por objetivos colocar algumas contribuições sobre práticas de educação física, como lutas em academias, que poderá ajudar no desenvolvimento e competência da criança e adolescentes. O mesmo poderá praticar diversas modalidades de artes márcias em uma academia. O TDAH, surge na infância, são crianças inquietas ou agitadas, quando adulto tem dificuldade de se organizar e planejar suas atividades no dia-a-dia, se estressa quando assumi diversos compromissos e não tem concentração. A Educação Física em ambiente escolar oferece aos alunos diferentes formas de organização, respeito e criação de normas para a realização de atividade em seu meio contribuindo para quem tem o TDAH. Sabe-se que as lutas são poucas desenvolvidas por crianças com TDAH, porém, as lutas marciais possuem influências no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, físico e implicando assim no processo de socialização na comunidade, no qual estas atividades apresentam resultados positivos para quem tem o transtorno. Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Atividades Físicas; Educação Física; Lutas; TDAH. …

Palavras: 7425Páginas: 27

EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA NO ESPORTE FUTEBOL - EDUCAÇÃO FÍSICA - PROJETO DE PREVENÇÃO E SOCORROS DE URGÊNCIA

Projeto do curso de Educação Física sobre EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA NO ESPORTE. Projeto de artigo, revisão literária ou tcc…

Palavras: 2750Páginas: 10

ENSINO DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA

A característica desta pesquisa é um estudo bibliográfico, que visa expressar a importância do futsal no desenvolvimento esportivo, social e escolar de crianças e adolescentes. A seguir, será demonstrada a ideia por meio de obras de autores renomados que o futsal não é apenas um esporte que enfatiza campeonatos, mas suas regras e regras de aplicação também contêm influências motivacionais construtivas, deixando de lado os jogos virtuais, a monotonia e a pressão do dia a dia. Questões familiares e a participação regular em atividades esportivas, tem por objetivo promover o bem-estar social e familiar, a saúde e o desenvolvimento emocional e emocional. Para tanto, estudam-se os conteúdos do futsal, a aplicação de regras, a evolução da situação do autor e o modelo teórico de desenvolvimento esportivo baseado no estudo dos estágios esportivos infantis. A educação física no nível fundamental é muito importante porque oferece aos alunos oportunidades de desenvolver suas habilidades físicas e participar de atividades culturais, jogos e outras atividades desde a infância. A função desses cursos é construir um ambiente adequado para as crianças, proporcionar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano, principalmente esportivo, e garantir o aprendizado de habilidades específicas. Dessa forma, esta pesquisa comprova que o ensino de futsal tem forte relevância para o desenvolvimento motor infantil durante a educação infantil têm efeito fundamental no desenvolvimento esportivo e intelectual dos alunos…

Palavras: 4675Páginas: 17

Plano do Componente Curricular

Estudo da estrutura e funcionalidade recreativa do esporte voleibol como conteúdo da educação física infanto-juvenil, com base no conhecimento e na experiência de fundamentos lúdicos, sobretudo, e ao mesmo tempo, técnicos, da regulamentação oficial e de princípios didático-pedagógicos adequados para o processo ensino- aprendizagem…

Palavras: 825Páginas: 3

BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA VOLTADO PARA ADOLESCENTES COM ANSIEDADE

A ansiedade é um problema comum, independendo de país, faixa etária e poder aquisitivo. É um problema de ordem psicológica com reflexos no organismo, trazendo dificuldade de respiração e outras doenças consigo, como a depressão. Este trabalho se concentra na ansiedade em adolescentes, mostrando algumas causas possíveis, externas ou internas; e como o exercício físico é um coadjuvante no controle dos níveis da doença. Esta pesquisa se desenvolveu por meio de uma revisão literária de trabalhos que trazem o exercício físico como elemento afirmativo para controlar e lidar com a ansiedade. Viu-se, por meio da pesquisa, que os esportes e atividades físicas liberam hormônios que aumentam a sensação de prazer e bem-estar, sendo dessa forma um excelente remédio gratuito e com pouquíssimas contraindicações. Concluiu-se que o exercício físico repara não somente os sintomas e as consequências físicas dessa doença, mas também sua natureza química e mental. Nota foi 9.6. Foi entregue ao polo de Sobral- CE, em 2022. …

Palavras: 6600Páginas: 24

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS

A educação física desempenha um papel fundamental na educação infantil, pois proporciona às crianças inúmeras experiências esportivas, permitindo-lhes descobrir e redescobrir o esporte, elaborar e reexplicar conceitos e ideias sobre o esporte e seus movimentos. A preferência por esse assunto surgiu por meio da relevância do mesmo no ambiente social, e da sua intervenção nos resultados positivos que eles possibilitam para os alunos. Para o cumprimento deste trabalho, foi utilizadas pesquisas em diversas fontes, como livros de autores destacados na área de ensino de Educação Física. Concluirei relatando como essas informações vão contribuir aos professores e coordenadores escolares para o desenvolvimento do país…

Palavras: 13200Páginas: 48

A contrução Social da Maternidade

Falar sobre ser mão no esporte. Esse trabalho foi entregue a Uninter no ano de no mes de abrial de 2022 e recebeu nota maxima 100…

Palavras: 129250Páginas: 470

AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS NA PRÁTICA DE CROSSFIT

Excelente trabalho, poderá usar como material de estudo ou modelo para um novo trabalho…

Palavras: 6600Páginas: 24

INICIAÇÃO ÀS LUTAS: USO DE METODOLOGIA ALTERNATIVAS NO FOMENTO ESCOLAR

O objetivo é desmistificar a violência e mostrar como a luta é uma prática interessante e as possibilidades que existem…

Palavras: 1925Páginas: 7

Inclusão de jovens PCD em atividades aquáticas

A prática da atividade física por pessoas com deficiência proporciona melhoras significativas na qualidade de vida e saúde. …

Palavras: 550Páginas: 2

SISTEMA OFENSIVO 3-5-2

O sistema de escalação de uma equipe pode ser o fator decisivo do sucesso ou fracasso esportivo. O desempenho coletivo e/ou individual é influenciado nas partidas pelo comportamento tático adotado pelo time que, por sua vez, precisará obedecer às ordens técnicas de seu treinador…

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE

RESUMO A atividade física ajuda o desenvolvimento dos jovens e reduz o risco de doenças futuras, além de ter importantes efeitos psicossociais. No entanto, ainda existem alguns mitos sobre a prática de exercícios físicos na adolescência e inúmeras dúvidas sobre seu exato efeito sobre fenômenos como o crescimento esquelético e a maturação biológica. Por outro lado, ao contrário do que parece, a atividade física nessa faixa etária apresenta riscos, que vão desde lesões corporais até deficiências nutricionais. O objetivo desta revisão foi coletar informações sobre o impacto da atividade física nos jovens, a especificidade da atividade física direcionada a essa parcela da população, o panorama atual da prática de atividade física entre os jovens e o papel da educação física para eles. Palavras-chave: Escola, atividade Física, saúde e qualidade de vida. …

Palavras: 9900Páginas: 36

O ENSINO DO FUTSAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA UMA ANÁLISE SOBRE A METEOROLOGIA GLOBAL-FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO O projeto de pesquisa visa abordar o tema: “O ensino do Futsal na iniciação esportiva: uma análise sobre a metodologia global-funcional na formação da criança” tem como objetivo investigar e compreender os benefícios do futsal como um esporte que contribui com a formação dos alunos, desde que o mesmo seja desenvolvido de acordo com as fases de desenvolvimento da criança sem, contudo aplicar as técnicas de especialização precoce, sabendo que o futsal é um esporte importante a ser trabalhado na iniciação de crianças ao esporte. "O futsal é um esporte que está em pleno crescimento, modernizando-se e procurando suprir as necessidades dos praticantes, e, como todo o esporte de massa desempenha um papel importante nos aspectos psicológico, físico e social" (MELO, 2001, p.165). Trabalhar o futsal na iniciação esportiva exige do educador metodologias especificas, pois o mesmo deve ser trabalhado de forma lúdica e recreativa, porém deve haver regras bem estabelecidas, instigando a interação da criança e ao mesmo tempo fazendo com que ela saiba trabalhar em equipe. A iniciação esportiva é o primeiro contato da criança com o esporte de interesse. ... Gradativamente, através da combinação de exercícios com bola e pequenos jogos, que se tornarão cada vez mais complexos, tanto em regras como em movimentos, o futsal irá se incorporando ao acervo motor da criança. (MUTTI, 2003, p. 21). O projeto contempla crianças em iniciação a prática do futsal. Onde será mencionada a importância do treinamento adequado do futsal á necessidade da criança nesta etapa de iniciação ao esporte. Com tudo evitando aspectos ligados à especialização precoce, de forma que tal ensino exige dos alunos habilidades muito além do seu desenvolvimento. O método de ensino global é uma das metodologias de futsal mais adequada á iniciação de crianças. O método global caracteriza-se pelo aprender jogando, utilizando pequenos jogos e jogos pré-desportivos. O método global oferece aos alunos a experiência de vivenciar o jogo em si, o que estimula a interação da criatividade, imaginação e pensamentos táticos. Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento a realidade do jogo por meio de jogos educativos. Pois os exercícios são organizados com propósitos didáticos e executados com objetivos previamente definidos e nele centralizado as aprendizagens pretendidas (GRAÇA & MESQUITA, 2007). Segundo Mutti (2003), a iniciação esportiva do futsal deve ser uma sequência do trabalho de desenvolvimento motor da criança, quando são aplicados inúmeros movimentos e experiências que contribui para o aumento do acervo motor da criança. Gradativamente o futsal vai se incorporar ao acervo motor da criança, através da combinação e variações de pequenos jogos, exercícios com bola e aumento da complexidade de movimentos. O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004). O futsal é uma modalidade bem aceita pelas crianças na iniciação ao esporte, trabalhando de forma adequada desenvolverá no aluno uma paixão pelo esporte. A educação física tem um papel importante e desafiador através do esporte, o de formar alunos de corpo inteiro com um pensamento crítico e autônomo. O futsal é uma iniciação esportiva do processo de ensino e aprendizagem, pelo qual o indivíduo adquire e desenvolve as técnicas básicas para o desporto. A melhor fase para a aprendizagem motora é a infância, respeitando as fases do desenvolvimento da criança e com a devida moderação devem-se trabalhar os fundamentos da técnica, (ESTIGARRIBIA, 2005). Portanto, alguns benefícios do futsal são aspectos como a base motora, conhecimento do próprio corpo, do jogo, o desenvolvimento físico geral, de raciocínio, da tomada de decisões, das observações e percepções do que está acontecendo durante a prática da atividade, a importância e o respeito, as ordens propostas ao jogo aplicado, tudo isso se torna importante e se relaciona com o desenvolvimento motor das crianças. Diante do exposto, o projeto tem como problema em entender como a metodologia global do ensino do futsal pode ser usada como uma ferramenta para a formação da criança junto ao desporto do futsal preservando a não especialização precoce? E o objetivo principal desse estudo é Indagar a respeito da metodologia global no futsal e seus benefícios na formação da criança visando a não especialização precoce. O trabalho destaca a contribuição do futsal para o processo de ensino aprendizagem da criança. Sendo assim, é preciso que o profissional venha se dedicar, fazendo um planejamento que contemple a realidade da criança, de forma para que obtenha resultados positivos em sua prática. Segundo MENDES (2010), a iniciação esportiva é dividida em três fases, a Fase I que tem como idade biológica a primeira e segunda infância, vai dos 7 aos 10 anos, a Fase II dos 11 aos 12 anos, que equivale na idade biológica da primeira idade puberal e a Fase III que é dos 13 aos 14 anos e como idade biológica é conhecida como pubescência. Na fase de iniciação esportiva I as atividades devem ser de caráter lúdico, participativo e alegre, para dar a oportunidade do ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. As competências físicas, sociais e psíquicas também são diferentes entre as fases, na fase de iniciação esportiva I temos como competências físicas a corrida veloz, parada, salto e aceleração, agilidade, contato físico, contato com a bola e seus efeitos, as competências sociais são a interação corpórea, diversidade social e de gêneros, limites estruturais, e como competências psíquicas existem a tensão e relaxamento, atenção, percepção sinestésica, satisfação lúdica (prazer) e a confiança pessoal e grupal. Segundo RAMOS e NEVES (citado por DALCASTAGNÉ e LAMAR, 2012, p.4), “entendem a iniciação esportiva como sendo um período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva”. Porém é necessário respeitar as características das crianças para que elas não se tornem um “mini-adulto”. De acordo com PAES (citado por MENDES, 2010, p.), o método de iniciação nos jogos desportivos coletivos engloba desde o momento em que as crianças se introduzem nos esportes até a definição por exercerem uma modalidade. Sendo assim os trabalhos devem respeitar a fase de desenvolvimento das crianças. É fundamental o papel do educador nesse processo para que isso ocorra com a máxima eficiência, este profissional tem que interagir com os pais e deve manter-se informado sobre os processos de desenvolvimento físico/orgânico das crianças, assim conseguirá realizar com destreza os métodos educativos para a iniciação da prática esportiva. É importante trabalhar em cima do processo de inclusão e valorização da vida, ou seja, os métodos de ensino e aprendizagem técnico e tático não podem ser considerados a única forma de preparação da criança no mundo esportivo, afinal, poucas serão as crianças que conseguirão viver do esporte (DALCASTAGNÉ e LAMAR, 2012). Não basta ter sido um bom atleta para que a pessoa possa formar novos atletas, ou seja, ex-jogadores nem sempre são capazes de adaptar suas qualidades a exercícios educativos que possam preparar novos atletas, pois é preciso elaborar um procedimento pedagógico com base nas experiências motoras que as crianças apresentam, vivenciadas por elas anteriormente, é preciso conhecer as necessidades básicas de cada faixa etária, tem que compreender os aspectos relacionados ao crescimento da criança para que possa trabalhar com ela (NISTAPICCOLO, 2003). De acordo com MUTTI (2003), a iniciação ao futsal deve ser uma sequência do trabalho de desenvolvimento motor, quando são aplicados inúmeros movimentos e experiências que favorecem o aumento do conjunto motor da criança. Gradativamente o futsal se incorpora ao acervo motor da criança, através da variação e combinação de pequenos jogos, exercícios com bola e aumento da complexidade de movimentos e regras. …

Palavras: 3850Páginas: 14

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM HÉRNIA DE DISCO

RESUMO O trabalho com a Educação Física tem sido um contributo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A pesquisa enfocou o tema da musculação à luz de uma compreensão na melhoria da qualidade de vida para portadores de hérnia de disco. Dentro desse contexto, esse trabalho vem apresentar a importância da atividade física na conservação da coluna e no tratamento das Hérnias de Disco, patologia essa que é considerada como a segunda maior causa do afastamento por invalidez do trabalho, atingindo mais de 5 milhões de brasileiros, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. O presente artigo, de revisão teórica, buscou pesquisar as contribuições do treinamento resistido para o portador de hérnia de disco, importância e métodos de treinamento, numa visão de desenvolvimento físico. Nesse sentido, o treino foi compreendido como caminho para a busca da melhoria na condição física e deve ser trabalhado periodicamente, com repetições, cargas e intervalos programados, tanto quanto em número de séries quanto em dias de descanso. Quanto aos aspectos metodológicos foram realizadas pesquisas no Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, revistas de Fisioterapia e pesquisas na Biblioteca Dante Alighieri com uma periodicidade de 22 anos. A partir da pesquisa foi possível compreender os inúmeros benefícios, tendo em vista os físicos, como melhoria da postura e livramento das dores causadas pela lesão pesquisada. Palavras-chave: Coluna Vertebral e suas Patologias; Musculação, Hérnia de Disco, Exercícios Físicos. …

Palavras: 7150Páginas: 26

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE

RESUMO- A atividade física ajuda o desenvolvimento dos jovens e reduz o risco de doenças futuras, além de ter importantes efeitos psicossociais. No entanto, ainda existem alguns mitos sobre a prática de exercícios físicos na adolescência e inúmeras dúvidas sobre seu exato efeito sobre fenômenos como o crescimento esquelético e a maturação biológica. Por outro lado, ao contrário do que parece, a atividade física nessa faixa etária apresenta riscos, que vão desde lesões corporais até deficiências nutricionais. O objetivo desta revisão foi coletar informações sobre o impacto da atividade física nos jovens, a especificidade da atividade física direcionada a essa parcela da população, o panorama atual da prática de atividade física entre os jovens e o papel da educação física para eles. Palavras-chave: Escola, atividade Física, saúde e qualidade de vida. …

Palavras: 4675Páginas: 17

O ENSINO DO FUTSAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA UMA ANÁLISE SOBRE A METEOROLOGIA GLOBAL-FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

RESUMO O presente texto é resultado do estudo que investigou os métodos de ensino mais adequados para trabalhar com crianças na modalidade do futsal. Inúmeras são as crianças que iniciam a prática do futsal antes da puberdade, que ingressam por vontade própria ou na maioria das vezes por iniciativa dos pais, que levam seus filhos para uma simples prática esportiva para ser o atleta que o pai não foi ou para um entretenimento, educação e saúde ou para se tornarem campeões. Por ingressarem no futsal antes da puberdade, idade considerada ideal para firmação em uma única modalidade, alguns cuidados são tomados para que a especialização esportiva precoce não venha a prejudicar as crianças, e que por conta de tal especialização busque os benefícios que nela contêm. Este estudo considerou as fases de desenvolvimento da criança/atleta, as fases da iniciação esportiva e as fases de treinamento, pois não se pode desprezar fatores biológicos, culturais e morais durante a aprendizagem esportiva da criança, pois esses fatores estão ligados no crescimento, na maturação, na experiência de vida e na ética e não no resultado de um jogo. A comparação dos métodos de ensino, analítico, global, misto e integrado permitirá concluir que a união deles é a forma mais adequada, tendo como ponto essencial o momento que deve ser colocado um determinado tipo de exercício à sequência do treinamento. Finalmente, para levar as crianças à especialização e chegar aos níveis de competições, trabalha-se a parte técnica e tática voltada às competições. Palavras-chave: Iniciação esportiva. Futsal. Aprendizagem. Métodos de ensino. …

Palavras: 4125Páginas: 15

EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

RESUMO O trabalho com a Educação Física tem sido um contributo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.Afirmamos isso pelo fato de que mesmo com a falta de protagonimso do professor de Educação Física e também pouca visibilidade do seu trabalho,temos a nítida consciência de que os temas abordados em aula trazem mudanças significativas para a vida das pessoas que recebem orientação sobre diversos temas ligados à experiência humana. Se somos esse organismo vivo que aprende e reaprende, também nos reorganizamos em torno de novos saberes e tecnologias que possam melhorar a nossa vida, assim, as aulas de Educação Física trazem um sentido maior à todas as formas de entendimento e aprendizagens, Somos uma sociedade de aprendentes como diz Assmann(2007), e se nos inserimos nesse contexto, temos uma série de implicações: ou seja, o que queremos aprender? Faz sentido o que estamos aprendendo? Para que aprendemos? Nossas inquietações é para que o planeta e a sociedade dos que aprendem possa evoluir e crescer em rede, ou seja, os saberes da sociedade aprendente só fazem sentido se promovem a vida. Palavras-chave: Educação Física. Qualidade de vida. Aprendizagem…

Palavras: 4125Páginas: 15

O PERSONAL TRAINER COMO APLIADOR DE RESULTADOS NA MUSCULAÇÃO

RESUMO- O treinamento personalizado cresceu muito nos últimos anos, através disso, o conhecimento dos aspectos motivacionais que conduzem uma pessoa a prática de atividade física também cresce, já que esta é uma boa ferramenta para capacitar esses profissionais. O objetivo deste estudo é destacar a importância do Personal trainer. Este estudo se caracteriza como uma revisão bibliográfica da base de dados Google Acadêmico em que foram buscados artigos para discussão desse assunto. Este estudo se propõe a identificar os principais aspectos motivacionais dos praticantes de atividade física para que o personal trainer possa usar com propósito para motivado. PALAVRAS-CHAVE: Musculação. Treinamento de resistência. Motivação. Personal Trainer. Qualidade de vida. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL AMADOR

Resumo: O esporte no Brasil hoje é uma das manifestações mais democráticas. Nesse contexto, o futebol é retratado como o esporte mais praticado pelos brasileiros, assumindo o estado da cultura local no País. Este estudo bibliográfico teve como objetivo identificar como um profissional de educação física pode beneficiar e colabora no campo do futebol amador, pode ajudar a alcançar atletas praticantes de futebol amador. O futebol amador, assim como outras práticas de lazer, desempenha um papel social e cultural .Dessa forma, entender que apesar do discurso de busca do futebol amador como forma de lazer verifica uma forte influência de valores de esporte performance e também valores relacionados ao mundo do trabalho. . Palavras chaves: Esporte , Educação Física , Esporte Amador. …

Palavras: 3025Páginas: 11

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

RESUMO Este trabalho de conclusão de curso realiza uma revisão literária existente na área do treinamento funcional para idoso, devido à comprovação no aumento da população idosa no Brasil, atingindo idades cada vez mais elevadas, tornando importante investigar métodos de treinamento físico eficiente para a manutenção/melhora da capacidade funcional nestes indivíduos. Portanto, o conteúdo deste trabalho relata o aumento populacional da terceira idade e a expectativa de vida, o envelhecimento de forma cientifica, dentro do processo degenerativo do sistema fisiológico, e o treinamento funcional no seu surgimento, e a importância da prática de exercícios regulares na qualidade de vida do idoso. Assim, conclui que o treinamento funcional é um método eficiente para o aumento/manutenção da capacidade funcional do idoso, melhorando seu equilíbrio, força, resistência cardiovascular, cognição e concentração, pois a maioria dos estudos evidenciam os benefícios deste treinamento e sendo unanime na indicação dos autores na sua prática visando a qualidade de vida do idoso. Palavras-chave: Treinamento funcional, idoso, qualidade de vida…

Palavras: 2475Páginas: 9

EFEITOS DE ATIVIDADES FÍSICAS NA MELHORA DA FLEXIBILIDADE ENTRE IDOSOS

Monografia do curso de bacharelado em Educação Física. Trabalho avaliado com nota 10. 34 laudas incluindo os elementos pré e pós textuais…

Palavras: 9350Páginas: 34

A IMPORTÂNCIA ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

Trabalho elaborado com as normas da BNT, pesquisa bibliográfica na aera da educação física nota 100…

Palavras: 1797125Páginas: 6535

ATIVIDADE FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE RECUPERAÇÃO PÓS COVID-19

ATIVIDADE FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE RECUPERAÇÃO PÓS COVID-19…

Palavras: 284075Páginas: 1033

OS JOGOS E ESPORTES SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O trabalho justifica-se por sua atuação de auxiliar no processo de ensino/aprendizagem e manutenção da saúde dos alunos. A partir dessa temática, o projeto discorre, por meio de um referencial teórico e praticas de atividades que possibilitem alcançar os objetivos propostos no mesmo. …

Palavras: 5775Páginas: 21

ANATOMIA

Atividades benéficas para o corpo: Natação …

Palavras: 1375Páginas: 5

Portfólio Educação física esporte e inclusão social

Portfólio Educação física, esporte e inclusão social Curso: Educação física Semestre: 4° e 5°…

Palavras: 3025Páginas: 11

AVALIAÇÃO CINÉTICO-FUNCIONAL DOS CORREDORES DE RUA

1.2 DEFINIÇÃO DO TEMA Condições funcionais dos corredores de rua …

Palavras: 4125Páginas: 15

OS JOGOS E ESPORTES SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O projeto jogos, esportes e sua importância para a educação física escolar, visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico dos alunos do Ensino Fundamental e Médio regularmente matriculados na rede de ensino Estadual da Escola XXXXXXX, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estímulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos…

Palavras: 6050Páginas: 22

Questões Educação Física

1- Apresente os diversos assuntos relacionados à Hipertensão Arterial que serão abordados em suas palestras mensais, que poderão ser ministradas por outros profissionais da saúde…

Palavras: 550Páginas: 2

RESOLUÇÃO PORTFOLIO A atuação da gestão escolar na promoção da aprendizagem dos estudantes

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 3575Páginas: 13

TREINAMENTO DE FORÇA 1RM

A conscientização da população sobre a necessidade de praticar exercícios físicos fez com que crescesse o número de pessoas matriculadas em academias. Essa alta da população fazendo exercícios de força é superior no sexo feminino, mesmo alguns aspectos não sendo indicados a esta prática (SIMÃO JUNIOR et al., 2006). …

Palavras: 4400Páginas: 16

AVALIAÇÃO RELACIONADA A SAÚDE DE FREQUENTADORES DE ACADEMIAS

É importante destacar que nos últimos anos em específico nas ultimas década as pessoas têm buscado para suas vidas uma qualidade de vida diferente do modelo que socialmente existia para boa parte da população. A vida sedentária aliada ao comodismo fez as pessoas acomodarem e não praticar atividades físicas, mas em tempos atuais, conforme Homrich (2013) destaca a prática de atividade física tem ganhado um notório destaque conforme é destacado por especialista da área…

Palavras: 1650Páginas: 6

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Artur Laizo, é médico e doutor em ciências da saúde. Especificamente nesse artigo, ele buscou descrever a doença pulmonar obstrutiva crônica, levando em consideração seus aspectos clínicos e os tratamentos existentes para esse distúrbio. Para tanto foi realizada uma revisão sistemática para fazer o levantamento desses dados…

Palavras: 550Páginas: 2

A INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA NA NATAÇÃO

RESUMO O objetivo deste estudo foi promover uma discussão em torno da inclusão de crianças com deficiência física e/ou mental em turmas de natação, avaliar e observar o desenvolvimento cognitivo, físico e social dessas crianças, suas dificuldades de adaptação às aulas, de interação com a turma, e a aceitação dos demais alunos para com essas crianças. Foi realizada uma avaliação em quatro alunos com idades de 7 a 12 anos, com deficiência física e mental, com dificuldades de interação com os demais alunos, e dificuldades de locomoção no meio líquido, tendo em vista que apenas um deles tem acompanhamento fisioterápico. Essa observação vem sendo feita há um pouco mais de um ano, em um período de duas vezes por semana e cada aula com duração de 50 minutos, foi constatado um melhor desenvolvimento os alunos, tanto na parte de locomoção no meio líquido, como na técnica de nados da natação e interação com os demais alunos. Sabendo que, o trabalho feito no meio líquido traz ao professor uma gama de oportunidades a serem aplicados com os alunos, unem as atividades aquáticas com brincadeiras lúdicas, técnicas de nados da natação e adaptações, assim envolvendo todos os alunos nas aulas e tornando prazeroso para as crianças o “brincar e aprender”. O método implantado pelos professores da turma para despertar o interesse à natação e incluir nas atividades lúdicas, os alunos com deficiência que sentiam dificuldades nas aulas, de executar os movimentos ou participar das atividades, devido alguma limitação física, dificuldade de interação ou socialização, que por sua vez causa rigidez muscular produzida muitas vezes pelo sentimento de medo da água ou por medo de fazer atividades na piscina. Palavras-chave: Inclusão Social, Qualidade de Vida e Natação …

Palavras: 3025Páginas: 11

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE

RESUMO Este trabalho de conclusão de curso realiza uma revisão literária existente na área do treinamento funcional para idoso, devido à comprovação no aumento da população idosa no Brasil, atingindo idades cada vez mais elevadas, tornando importante investigar métodos de treinamento físico eficiente para a manutenção/melhora da capacidade funcional nestes indivíduos. Portanto, o conteúdo deste trabalho relata o aumento populacional da terceira idade e a expectativa de vida, o envelhecimento de forma cientifica, dentro do processo degenerativo do sistema fisiológico, e o treinamento funcional no seu surgimento, e a importância da prática de exercícios regulares na qualidade de vida do idoso. Assim, conclui que o treinamento funcional é um método eficiente para o aumento/manutenção da capacidade funcional do idoso, melhorando seu equilíbrio, força, resistência cardiovascular, cognição e concentração, pois a maioria dos estudos evidenciam os benefícios deste treinamento e sendo unanime na indicação dos autores na sua prática visando a qualidade de vida do idoso. Palavras-chave: Treinamento funcional, idoso, qualidade de vida…

Palavras: 2475Páginas: 9

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE

RESUMO A atividade física ajuda o desenvolvimento dos jovens e reduz o risco de doenças futuras, além de ter importantes efeitos psicossociais. No entanto, ainda existem alguns mitos sobre a prática de exercícios físicos na adolescência e inúmeras dúvidas sobre seu exato efeito sobre fenômenos como o crescimento esquelético e a maturação biológica. Por outro lado, ao contrário do que parece, a atividade física nessa faixa etária apresenta riscos, que vão desde lesões corporais até deficiências nutricionais. O objetivo desta revisão foi coletar informações sobre o impacto da atividade física nos jovens, a especificidade da atividade física direcionada a essa parcela da população, o panorama atual da prática de atividade física entre os jovens e o papel da educação física para eles. Palavras-chave: Escola, atividade Física, saúde e qualidade de vida. …

Palavras: 9900Páginas: 36

ATIVIDADES RECREATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ATIVIDADES RECREATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar e Recreação. São Bernardo do Campo/SP-2018 Avaliação : Aprovado…

Palavras: 4125Páginas: 15

A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR ESPORTES NA INFÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR ESPORTES NA INFÂNCIA Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Educação Física na Educação Infantil. São Bernardo do Campo/SP -2018 Avaliação: Aprovadíssimo …

Palavras: 4125Páginas: 15

REPRESENTAÇÕES DO LUDICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

REPRESENTAÇÕES DO LUDICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à FAVENI, como requisito parcial para a obtenção de título de pós-graduado em Educação Física Escolar. São Bernardo do Campo/SP -2018 Avalição: Aprovadíssimo …

Palavras: 4125Páginas: 15

GINÁSTICA LABORAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

GINÁSTICA LABORAL E SAÚDE DO TRABALHADOR Artigo apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito do Trabalho Final do curso de Pós-Graduação de Ginástica Laboral. Orientador: Prof.Dr. Roberto Fernandes Da Costa. São Bernardo do Campo-2017 Avaliação : Aprovadíssimo …

Palavras: 3850Páginas: 14

EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA INCLUSIVA

EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA INCLUSIVA Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Educação Física Adaptada Inclusão. São Bernardo do Campo/SP 2019 Avaliação: Aprovadíssimo…

Palavras: 4400Páginas: 16

BENEFÍCIO DO MÉTODO PILATES NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

BENEFÍCIO DO MÉTODO PILATES NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharel em Educação Física do Centro Universitário do Planalto de Araxá, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Física. Linha de pesquisa: Revisão Bibliográfica Orientador: Prof. Esp. Rafaela Magalhães da Silva Barbosa Menção: Aprovadíssimo SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP 2021 …

Palavras: 6600Páginas: 24

CAPOEIRA SOBRE OS MESTRES

Há conflitos segundo às origens da copoeira, ficando complexo estabelecer quando os primeiros escravos chegaram ao Brasil, quanto mais quando surgiu a se considerar, as manifestações, os principiantes e as propriedades da copoeira. Esse problema se deve em função ao caso de que, em 15 de dezembro de 1890, Rui Barbosa quando ministro da fazenda, no governo Deodoro da Fonseca determinou a queima de todos os registros relacionados à escravidão negra no Brasil. (CAMPOS, 2001,31; AREIAS, 1998, 23; CRUZ, 1997, 19; MATA, 2001, 11; SANTOS, 2001, 21)…

Palavras: 8525Páginas: 31

TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONTENDO 20 RESUMOS DE LITERATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CONTENDO 20 RESUMOS DE LITERATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física – EAD do Centro Universitário do Planalto de Araxá, como requisito parcial para aprovação no Estágio Curricular Profissional II. São Bernardo do Campo – SP 2021 …

Palavras: 7975Páginas: 29

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PILATES KIDS

Embora a educação física nas escolas possa desenvolver uma variedade de conteúdos no ensino, sabe-se que poucos são usados e os esportes dominam. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da proposta de prática alternativa da agência, para atingir o objetivo das práticas tradicionais não são oferecidos, evidenciando as deficiências dos cursos, e propostos insira o método Pilates como sugestão alternativa, comprovando seus benefícios e sua eficiência. Usa PUBMED, SCIELO, EFDesportes.com e banco de dados do Google Acadêmico. Essa pesquisa vem de uma das experiências mais marcantes da minha trajetória Universidade, curso de graduação em educação física. Conheça o caminho Pilates (principalmente como pesquisador para participar de projetos estendidos) confirmou necessidade e vontade de estudar este assunto em profundidade. Um método de exercício revolucionário que permite que o corpo funcione o mais plenamente possível a partir de sua composição a biologia da mente, do espírito e da emoção alcança indícios não tangíveis. Isso é uma espécie de suporte teórico da ciência sua socialização é recente. …

Palavras: 11000Páginas: 40

Resenha - Metodos de aprendizagem

Trata-se de uma resenha crítica sobre a abordagem contemporânea dos tipos de aprendizagem…

Palavras: 825Páginas: 3

Educação física 5° e 6° A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência

Curso: Educação Física Semestre: 4º flex/ 5º regular Disciplinas: • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório, • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Reprodutor e Locomotor, • Metodologia do ensino do Handebol, • Atividades Físicas e Esportes Adaptados, • Medidas e Avaliação em Educação Física. Professores • Prof. Dra. Cristiane Mota Leite • Prof. Dr. Márcio Teixeira • Prof. Dra. Eloise Werle de Almeida, • Prof. Ma. Alessandra Beggiato Porto. Competências: • Refletir sobre a prática de exercício físico por pessoas com deficiência motora. • Relacionar o conteúdo aprendido em sala, nas diferentes disciplinas do semestre, com situações cotidianas por meio de situações-problema. • Conhecer as modalidades adaptadas para pessoas com deficiência motora. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Educação Física • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual…

Palavras: 2750Páginas: 10

COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM PRATICANTES DE HIDROTERAPIA HIPERTENSOS CONTROLADOS

: A prática de exercícios físicos se torna capaz de promover a hipotensão pós exercício, tal efeito é importante para a manutenção dos níveis pressóricos reduzidos para hipertensos. As respostas produzidas pelo exercício físico (EF) se somam ainda mais quando realizados em imersão. Objetivo: O objetivo da presente revisão sistemática foi determinar o comportamento da (PA) após a realização de exercícios dinâmicos de hidroterapia em hipertensos controlados…

Palavras: 4675Páginas: 17

UM ESTUDO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ROTINA DE ESCOLARES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DE NOVA PRATA/RS

O objetivo desta pesquisa é diagnosticar por meio de hábitos alimentares e de atividades física, possíveis riscos e impactos negativos a saúde dos escolares de 8º e 9º anos de Nova Prata/RS. Método: Esta pesquisa caracteriza-se por ser quantitativa, em que foi aplicado um questionário adaptado do PeNSE 2015, tendo como participantes os alunos de 8º e 9º anos de duas escolas, sendo uma pública e uma privada, na cidade de Nova Prata – RS. O questionário foi montado através da plataforma do Google Formulários, onde contava com 34 questões, sendo 12 pessoais e familiar, 7 de hábitos alimentares, 8 de atividade física e 7 de imagem corporal. Resultado: Por meio dos resultados do questionário aplicado e de comparações com outras pesquisas, podemos observar que os alunos têm bons hábitos alimentares e praticam atividades físicas regularmente, onde diminui o risco de adquirir a doença, porém alguns alegam que gostariam de fazer alguma mudança em seu corpo. Conclusão: Através da análise dos gráficos e das respostas dos alunos pode-se observar que mesmo com o consumo de doces, fast-food e refrigerantes os alunos não apresentam riscos em relação a sua saúde e seu peso. Palavras-Chave: Hábitos alimentares; Atividade física; Saúde. TCC apresentado virtualmente por conta da pandemia, sendo aprovado com nota final 9…

Palavras: 3850Páginas: 14

UM ESTUDO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA ROTINA DE ESCOLARES DO 8º E 9º ANOS DE UMA ESCOLA DE NOVA PRATARS

Com se apresentam os hábitos alimentares e a rotina de atividades físicas em escolares do 8º e 9º anos de uma escola de Nova Prata/RS a fim de diagnosticar por meio destes hábitos, possíveis riscos e impactos que possam e/ou estão a prejudicar a saúde dos mesmos? TCC apresentado virtualmente por conta da pandemia, sendo aprovado com nota final 9…

Palavras: 11275Páginas: 41

Analisando um aplicativo de Educação Física

O uso de tecnologias digitais de comunicação e informação tem transformado de forma ambígua as relações humanas, ampliando possibilidades e no mesmo interim intensificando o processo de fracionamento social. No que tange o seu uso no processo de ensino aprendizagem, as experiências tem sido das mais variadas, seja com casos em que o docente desenvolve atividades em que a tecnologia é uma assistente eficaz, ora com ações em que o uso tecnológico é mal empregado. Na questão aqui apresentada, em que uma professora de educação física, que leciona para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pretende-se utilizar o aplicativo Analise o movimento, que verifica movimentos baseados em estudos de Biomecânica e Cinesiologia, apresenta calculo de variáveis e categoriza a partir de classificações criadas pelo docente. Os estudos de Cinesiologia e Biomecânica são…

Palavras: 2475Páginas: 9

A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA NATAÇÃO

RESUMO O objetivo deste estudo foi promover uma discussão em torno da inclusão de crianças com deficiência física e/ou mental em turmas de natação, avaliar e observar o desenvolvimento cognitivo, físico e social dessas crianças, suas dificuldades de adaptação às aulas, de interação com a turma, e a aceitação dos demais alunos para com essas crianças. Foi realizada uma avaliação em quatro alunos com idades de 7 a 12 anos, com deficiência física e mental, com dificuldades de interação com os demais alunos, e dificuldades de locomoção no meio líquido, tendo em vista que apenas um deles tem acompanhamento fisioterápico. Essa observação vem sendo feita há um pouco mais de um ano, em um período de duas vezes por semana e cada aula com duração de 50 minutos, foi constatado um melhor desenvolvimento os alunos, tanto na parte de locomoção no meio líquido, como na técnica de nados da natação e interação com os demais alunos. Sabendo que, o trabalho feito no meio líquido traz ao professor uma gama de oportunidades a serem aplicados com os alunos, unem as atividades aquáticas com brincadeiras lúdicas, técnicas de nados da natação e adaptações, assim envolvendo todos os alunos nas aulas e tornando prazeroso para as crianças o “brincar e aprender”. O método implantado pelos professores da turma para despertar o interesse à natação e incluir nas atividades lúdicas, os alunos com deficiência que sentiam dificuldades nas aulas, de executar os movimentos ou participar das atividades, devido alguma limitação física, dificuldade de interação ou socialização, que por sua vez causa rigidez muscular produzida muitas vezes pelo sentimento de medo da água ou por medo de fazer atividades na piscina. Palavras-chave: Inclusão Social, Qualidade de Vida e Natação …

Palavras: 3025Páginas: 11

Educador Fisíco

Educador Fisíco: Orientar e Acompanhar os adolescentes (14 a 20 anos) no aprendizado e prática dos diversos esportes , organizar torneios, gincanas e outros eventos pertinentes às atividades desenvolvidas…

Palavras: 275Páginas: 1

Conteúdo para palestra sobre Atividade Física e Qualidade de Vida

conceitos, exemplos e tópicos para uma conversa e palestra sobre atividade física e qualidade de vida…

Palavras: 4125Páginas: 15

Influência de atividades psicomotoras no crescimento e desenvolvimento motor

TAMBÉM TENHO O SLIDE DISPONÍVEL resenha crítica de um artigo que mostra uma pesquisa sobre a influência das atividades psicomotoras no crescimento e desenvolvimento motor, é utilizado além do texto resenhado, 2 outras referências para a construção da crítica. fui avaliada com 10, trabalho realizado em Goiânia-GO em 2020 no mês de junho…

Palavras: 825Páginas: 3

PERSONAL TRAINER

PRESCRIÇÃO DE TREINO PARA QUALQUER TIPO DE PESSOA OU LIMITAÇÃO FÍSICA, CONSULTORIA ON-LINE OU PRESENCIAL, MAIS DE 10 ANOS ATUANTE MUDANDO A VIDA DE INUMERAS PESSOAS…

Palavras: 275Páginas: 1

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

Práticas de planejamento e organização de eventos escolares…

Palavras: 1375Páginas: 5

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

Planejarpmento de duas (2) aulas, descrevendo os seguintes tópicos: a) tema; b) objetivo(s); c) metodologia (ou procedimentos de ensino); d) descrição da(s) atividade(s); e) avaliação; f) referência(s). …

Palavras: 825Páginas: 3

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

Planilha com o Tema, Subtemas e Assuntos dos conteúdos do núcleo: NÚCLEO ESCOLHIDO para o Ensino Médio para o 1° ano e 2º ano…

Palavras: 825Páginas: 3

TEORIAS PEDAGOGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

A Educação Física precisa entrar em crise urgentemente. Precisa questionar criticamente seus valores. Precisa ser capaz de justificar-se a si mesma. Precisa procurar a sua identidade. É preciso que seus profissionais distingam o educativo do alienante, o fundamental do supérfluo de suas tarefas. É preciso, sobretudo, discordar mais, dentro, é claro, das regras construtivas do diálogo…

Palavras: 825Páginas: 3

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

A falta de recursos, privatização da educação, analfabetismo, falta de acesso e permanência de crianças e jovens na escola, má formação dos professores, políticas públicas que não garantem a qualidade educacional e entre outras. …

Palavras: 550Páginas: 2

TRABALHO ACADÊMICO - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

PLANO DE AULA, Proposta tendo como base o quadro a seguir onde é apresentado cada uma das 4 aulas deste bimestre. Lembrando que cada é composta por um tema diferente. - Tema proposto; - Objetivo geral; - Metodologia a ser adotada por você em cada aula, - Forma de avaliação do conteúdo ministrado (deixe claro se a avaliação será teórica e/ou prática). Você poderá escolher quantas avaliações bimestrais realizará…

Palavras: 825Páginas: 3

TRABALHO ACADÊMICO DE LIBRAS ''SEM PLAGIO E COM NOTA MÁXIMA''

Suponha que um(a) professor(a) de Educação Física da segunda fase do Ensino Fundamental está em seu primeiro dia de aula em uma turma na qual está matriculado um aluno surdo. A escola ainda não conta com o auxílio de um intérprete. O aluno já possui treze anos de idade, está em seu primeiro dia em uma escola comum, pois até o momento frequentou apenas uma escola bilíngue para surdos. Esse trabalho mostra como o professor deve agir nesse tipo de situação …

Palavras: 550Páginas: 2

EDM: A Escala de desenvolvimento motor

A Escala de desenvolvimento motor colabora para a avaliação do desenvolvimento motor infantil. Trata-se de um conjunto de provas motoras (prova de habilidade correspondente à idade motora específica e a criança executa o que é proposto) atrativas para as crianças, diversificadas e com grau de dificuldade do mais fácil para o mais difícil…

Palavras: 1100Páginas: 4

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GENÊRO NO ESPAÇO ESCOLAR

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GENÊRO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONSTRUINDO RELAÇÕES DE GÊNERO NA ADOLESCÊNCIA …

Palavras: 2750Páginas: 10

Educação física na Empresa

Projeto de Educação Física Bacharel - Tema: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DAS EMPRESAS…

Palavras: 2475Páginas: 9

PROJETO DE PESQUISA - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - DEFICIÊNCIA VISUAL

O trabalho segue uma tentativa de reunir os conhecimentos em volta da educação física voltada ao indivíduo portador de deficiência visual, inicia-se com um breve histórico legislativo abordando a educação inclusiva e desenvolve uma breve compreensão da realidade destes indivíduos e definição de sua deficiência. Logo, é possível conceituar a atividade física e destacar a sua importância e benefícios diante de um ambiente próprio para educação. O objetivo é discutir um meio de inserir o educando as atividades físicas permitindo sua inclusão entre os alunos sem necessidades específicas. Assim, vê-se necessário discutir a posição do professor diante da adequação de sua atividade na escola, moldando com o intuito de atender as necessidades especiais do portador da deficiência. O método para o estudo de campo traz um questionário voltado para alunos e professores…

Palavras: 1375Páginas: 5

Benefícios da Educação Física Escolar na Prevenção da Obesidade Infantil

A obesidade infantil já representa um problema de saúde pública, que eleva os índices de mortalidade e morbidade a números consideráveis entre as crianças. O objetivo principal da pesquisa foi compreender a importância da Educação Física na escola como fator de prevenção contra a obesidade nas crianças. A metodologia utilizada na pesquisa foi a realização de revisão na literatura pertinente ao tema, com busca de artigos publicados. É entendimento pacificado entre os autores que os fatores má alimentação e o sedentarismo são determinantes para a manutenção da obesidade. A escolha de comidas saudáveis e o incentivo da prática de atividade física, diminuindo o tempo em frente à televisão são condutas que auxiliam na perda do peso excedente. É papel dos pais e dos educadores mostrarem para as crianças o lado positivo de um estilo de vida saudável. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Plano de Aula - Educação Física

Conteúdos da aula: Polo Aquático (toque, passe e Arremesso) …

Palavras: 275Páginas: 1

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E ESPORTES

O presente artigo aborda como temática central a educação física voltada para os portadores de necessidades especiais (PNEs). Procura explicitar, mesmo que de forma sucinta, avanços, retrocessos e perspectivas da educação física e de esportes adaptados quando relacionados aos princípios da integração e inclusão. Trabalho de pesquisa entregue como atividade extra curricular, com nota máxima, 10 pontos. excelente trabalho e bem complexo e fácil de defender, entregue e defendido em junho de 2019. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Hidroginástica para idosos

neste trabalho iremos fazer uma breve redação sobre a hidroginástica na vida dos idosos…

Palavras: 275Páginas: 1

BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

Ludico na hidroginastica Seus beneficios e riscos…

Palavras: 4400Páginas: 16

Transições no Futebol: Um Caminho Bidirecional a "Ponte" entre o Ter a Posse da Bola e recuperar a Posse da Bola

O jogo de futebol é uma dinâmica coletiva que resulta da interação entre vários jogadores, com idéias, experiências e características diferentes. Com a constante evolução dos métodos de treinamento no futebol os momentos de transição assumem uma grande importância na organização defensiva e ofensiva de uma equipe de futebol. O presente trabalho teve por objetivo aplicar um programa de treinamento tático sobre os principais sistemas de transição. Para tal foi realizado um estudo qualitativo, experimental, descritivo e de caráter transversal e participaram desta pesquisa 12 atletas da categoria juvenil (nascidos entre 1996 e 1997 ) de uma escola de futebol da cidade de Caxias do Sul. …

Palavras: 4950Páginas: 18

Esporte - Basquete

História do basquete; Regras básicas; Principais competições; Algumas curiosidades…

Palavras: 1375Páginas: 5

Envelhecimento saudável: benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa

Envelhecimento saudável: benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa (com fotos)…

Palavras: 4125Páginas: 15

OS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

O conteúdo do presente artigo tem como finalidade, demonstrar um estudo multidimensional das condições de vida dos idosos brasileiros, e refletir sobre a necessidade latente de políticas que atendam às demandas, sempre crescentes da população de idosos; assim como sugerir ações de inclusão social, que objetivam prevenir o isolamento, assegurar a participação na sociedade e a convivência na família, desejável para qualque r cidadão; demonstrar importantes questões que afetam a terceira idade como: “envelhescência”, sexualidade, alcoolismo, depressão e doenças; contextualizar um estudo sobre a importância da atividade física na terceira idade, descrevendo neurologicamente a atividade física em relação à alteração da força em função da idade,bem como a manutenção e declínio muscular na ausência dessa atividade focando a importância do aperfeiçoamento profissional para quem trabalha com idosos, e por fim, analisar os benefícios da hidroginástica na terceira idade( aumento da autonomia,sensação de bem –estar,melhora do condicionamento cardiovascular e promoção do relaxamento),apresentando os resultados da aplicação a partir de análise subjetiva dos domínios consultados no questionário whoqol-bref ,no relato dos idosos inativos e os praticantes de hidroginástica. …

Palavras: 6600Páginas: 24

Condicionamento Físico Aquático

o trabalho se trata de uma redação sobre condicionamento fisico aquatico para quem tem patologia…

Palavras: 275Páginas: 1

Educação Física Escolar: Integração do Desenvolvimento do Corpo e da Mente

Este estudo tem como objetivo defender a real importância dessa disciplina dentro das escolas por meio do desenvolvimento não só da cultura corporal como também ela dá a oportunidade do desenvolvimento pedagógico, trabalhar a mente em conjunto com o corpo e seus movimentos. O artigo foi divido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ele foi feito para a conclusão da matéria metodologia científica, no curso de licenciatura em educação física no ano de 2017 para o Centro Universitário de Batatais/SP. Palavras-chave: “Corpo e mente”. Cultura corporal. Desenvolvimento pedagógico. …

Palavras: 2200Páginas: 8

EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Atividade física é definida como qualquer atividade muscular que resulte em substancial aumento do gasto das reservas energéticas, tais como atividades físicas de lazer, ginástica, esporte, tarefas do dia a dia, entre outras…

Palavras: 1375Páginas: 5