Gestão ambiental - 719 trabalhos feitos para baixar – Page 4

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O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O desenvolvimento da psicomotricidade é observado através da evolução da criança no processo de interação com o meio em que esta está inserida, ou seja, se dá numa conquista que aos poucos vai ampliando e desenvolvendo a capacidade de adaptar-se às suas necessidades. Este artigo tem por objetivo compreender a eficácia do lúdico e da psicomotricidade em relação à aprendizagem ao desenvolvimento psicomotor da criança. É necessário e preciso compreender a psicomotricidade e sua importância para o desenvolvimento infantil, além disso, entender a relação entre mente e corpo de acordo com a psicomotricidade, verificando como o uso do lúdico pode afetar o desenvolvimento psicomotor, assim como analisar de que forma o lúdico pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento psicomotor infantil…

Palavras: 825Páginas: 3

A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Este estudo aborda a violência no contexto escolar, fazendo uma breve análise do enfrentamento da violência na escola. Os objetivos consistiram em: compreender a abordagem histórica da violência; estabelecer a distinção entre violência, incivilidade e indisciplina; explicar as manifestações da violência na escola, violência da escola e violência á escola e identificar as ações realizadas na escola para minimizar o fenômeno da violência. As escolas devem unir forças com os pais, direção, professores e comunidade para dialogar sempre com alunos sobre não revidar com violência o que pode ser resolvido com um simples diálogo. Portanto, após esse estudo, os resultados apontaram que a violência urbana apresenta um impacto positivo, mas, infelizmente percebe-se que a escola localizada em cidades mais violentas tem maior número de evasão escolar afetando negativamente para a continuação dos estudos nas escolas por causa da violência que adentrou a âmbito educacional…

Palavras: 1100Páginas: 4

A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O presente artigo trata da importância da alfabetização na idade certa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Tem como objetivo, compreender a relevância de alfabetizar a criança na idade certa, ressaltando o quão é essencial um ambiente alfabetizador para propiciar o ensino da alfabetização e explicitar de forma significativa o ato de alfabetizar em processo integrado ao letramento…

Palavras: 1100Páginas: 4

A MAGIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente estudo trata sobre a magia da contação de história na educação infantil. Desde os nossos antepassados, a arte de contar história é uma prática milenar inerente ao ser humano, por meio da qual é possível expressar os sentimentos, emoções e experiências, bem como transmitir costumes, valores e culturas de geração em geração. A pesquisa em tela objetiva analisar a importância da contação de histórias no desenvolvimento imaginário, linguagem, escrita e interação das crianças da educação infantil. …

Palavras: 1100Páginas: 4

APRENDER BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL a função dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem da criança

Este trabalho versa sobre o Aprender brincando na educação infantil: a função dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem da criança. E tem por objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras como instrumento facilitador da aprendizagem em turmas da educação infantil. …

Palavras: 1925Páginas: 7

Educação indigena

Trabalho na área da educação. Aborda acerca da inclusão social, especialmente quanto ao povo indígena. …

Palavras: 3850Páginas: 14

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAS

EDUCAÇÃO INCLUSÃO…

Palavras: 5775Páginas: 21

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL

O presente artigo de revisão faz uma análise acerca das concepções históricas da inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais em relação à inclusão escolar e social desses indivíduos. Para desenvolvimento deste estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica com base na literatura específica…

Palavras: 3575Páginas: 13

Interdisciplinaridade: uma prática na educação infantil

Este estudo faz uma analise reflexiva com base nos estudos bibliográficos (teses, artigos e livros de autores da área) que relatam práticas interdisciplinares na educação infantil envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo escolar, sobre o tema: “Interdisciplinaridade: uma prática na Educação Infantil”. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Formação Continuada de Professores

O trabalho traz uma breve abordagem a cerca da importância da formação continuada do docente do ensino superior bem como o contexto da sua atuação…

Palavras: 3025Páginas: 11

ATIVIDADES LÚDICAS: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O pré-projeto "ATIVIDADES LÚDICAS: a contação de histórias na Educação Infantil por sequência didática" visa refletir sobre a importância da ludicidade na Educação Infantil. Para tanto, pretende-se propor uma atividade pedagógica, através de uma sequência didática, para assim, refletir sobre o papel do professor e a mediação pedagógica para o desenvolvimento da prática de leitura em sala de aula através da contação de histórias, sobretudo, por meio do gênero "fábulas"…

Palavras: 3300Páginas: 12

Arborização Urbana

O trabalho é uma síntese, sobre arborização urbana…

Palavras: 550Páginas: 2

O trabalho da Psicopedagogia com os Jogos Digitais

Sua apresentação se dará da seguinte forma, inicialmente serão sinalizadas algumas questões referentes a contextualização dos jogos digitais e seu processo de evolução na sociedade e sua importância na educação e no processo de aprendizagem. No segundo momento, serão apresentadas algumas possibilidades de intervenção psicopedagógica, que desafiam os educandos, a aprenderem dentro de um contexto motivador e lúdico. No terceiro momento, serão apresentadas algumas considerações sobre as possibilidades de trabalho com os jogos digitais no processo de intervenções psicopedagógicas. E por fim, serão destacadas as questões que nortearam este trabalho, a metodologia, o levantamento dos jogos digitais escolhidos e algumas considerações da pesquisa realizada…

Palavras: 4400Páginas: 16

Silvina Ermelinda Xavier de Brito

Silvina Ermelinda,Tinha grande influência na sociedade, era sócia do Gabinete Literário de Goiás e contribuiu com a construção de uma biblioteca através de doações de livros e contribuições de mais de 17 mil réis…

Palavras: 2750Páginas: 10

Tcc pronto

trabalho sobre as doencas vividas pelos professores , projeto incluso…

Palavras: 6875Páginas: 25

A importancia do proceeso ensino aprendizagem

relação social no processo ensino aprendizagem…

Palavras: 1925Páginas: 7

Contação de historias

resumo , introdução, denvolvimento e conclusao na visao do professor no processo ensino aprendizagem…

Palavras: 4125Páginas: 15

Lúdico na educação infantil

Proposta de pesquisa para T.C.C…

Palavras: 550Páginas: 2

Tendências Pedagógicas análises sobre casos de professores

Esse trabalho explica sobre as tendências pedagógicas de diversos autores, como Saviani, Libâneo, Godotti, Luzuriaga, Mizukami entre outros autores. …

Palavras: 2200Páginas: 8

LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIENCIA

Portfólio sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiência em escolas regulares…

Palavras: 737275Páginas: 2681

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL: A SALA DE AULA VIRTUAL E SEUS DESAFIOS

A inclusão digital vem sendo discutida desde há muito tempo atrás, pois, essa inclusão como próprio nome já diz, trata-se de como o ambiente digital tem se imposto e incluído no decorrer dos tempos. Falar de inclusão sem falar de seus desafios, seria desassociar a própria palavra inclusão. …

Palavras: 1375Páginas: 5

TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA …

Palavras: 3025Páginas: 11

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO

Há que se mudar, pensar no desenvolvimento humano, deixar de justificar as falhas profissionais na deficiência do outro, é preciso vencer as incapacidades pessoas, em nome do compromisso e comprometimento com a responsabilidade social da profissão e do ato de “ensinar” ou seja mediar a aprendizagem. O objetivo do trabalho é analisar através de revisão bibliográfica a produção de conhecimento para a inclusão. A pesquisa tratou-se de revisão da literatura na busca de artigos publicados entres os anos de 2013 a 2020 sobre o critério de inclusões dentro de uma instituição e como educador precisa pautar-se em práticas que facilitem o processo de desenvolvimento da linguagem das crianças, tornando as suas interações cotidianas uma fonte fecunda de estímulos…

Palavras: 2475Páginas: 9

Portfólio A palavra escrita provoca laços e embaraços no mundo virtual - Pedagogia 202002

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido. Caso prefira o exclusivo, abra um pedido no site direcionado a mim…

Palavras: 2750Páginas: 10

QUALIDADE DE ENSINO E SAÚDE MENTAL.

Olá! Este trabalho pode ser classificado tanto para: pedagogia, sociologia ou ainda, psicologia. Ele está de acordo com as normas da ABNT e, contém orientações sobre como prosseguir corretamente com a dissertação. Aqui, forneço a ideia inicial e introdução. …

Palavras: 825Páginas: 3

EDUCAÇÃO DOMICILAR

Os pais hoje estão cada vez mais conscientes de que são capazes de desenvolver modelos de adaptação ao caráter da criança e ao estado psicológico da criança. E de utilizar o Ensino domiciliar como substituto da educação formal. Este estudo tem como objetivo determinar a educação domiciliar e como o papel da educação domiciliar na era digital atual. Este é um estudo de literatura. A educação domiciliar é a esperança dos pais de proporcionar uma educação capaz de desenvolver valores religiosos e morais nas crianças e proporcionar um ambiente de aprendizagem confortável para as crianças. …

Palavras: 1925Páginas: 7

PLANO DE CURSO: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este plano de curso tem o objetivo de servir como base curricular para o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da Educação Infantil, mais especificamente nos grupos de 04 e 05 anos. O conteúdo programático contemplará temas vinculados a vivência e a existência da criança de maneira que consiga estabelecer relação com o mundo ao seu redor, explore as possibilidades e principalmente tenha a sua humanidade deshttps://studybay.app/trabalhos-prontos/addenvolvida. …

Palavras: 6875Páginas: 25

SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE - HISTÓRIA

Primordialmente, será buscado perceber o conhecimento que as crianças já possuem, e permitir uma construção do conhecimento participativo e atrativo aos interesses dos discentes. Para tal, é preciso que o docente desenvolva uma aula que permita o dialogo, como exemplificamente uma roda de conversa mais livre, que possibilite que o discente sinta-se à vontade para contar suas experiências, o que já compreende sobre o conteúdo, além de seus anseios curiosos a respeito da temática. Sobretudo, é fundamental articular bem o repertório do conhecimento prévio por parte do aluno e o conteúdo a ser ministrado, para que deste modo abranja um leque maior de conhecimento dos educandos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA

Este trabalho foi elaborado com base em quatro aulas cujas temáticas foram: Alfabetização Cartográfica, Paisagem, Clima e tempo e Território em comunidades tradicionais. Visando elaborar planos de aula que abordem estes temas para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental…

Palavras: 3850Páginas: 14

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO NO SUCESSO DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Este projeto pretende refletir sobre as produções de alguns trabalhos voltados para a gestão educacional e planejamento, tomando como base as pesquisas de: Dourado (1998); Ferreira (1999); Libâneo (2004, 2005); Ribeiro (1986) e Luck (1998, 2007 e 2009) dentre outros, para melhor entender o processo de gestão dos espações educativos, a formação de gestores, algumas competências relacionadas a gestão escolar. Há uma custosa busca de produção bibliográfica que relacione de maneira especifica o planejamento escolar e o planejamento. …

Palavras: 4400Páginas: 16

BREVE RESUMO POLÍTICO - HISTÓRICO DA EJA

A Educação de Jovens e Adultos ao longo da história tem sofrido inúmeros embates nos campos educacionais e políticos. As mais variadas visões de realidade sobre essa modalidade, foram alterando sua importância e formato e viabilizando ou não o acesso de jovens e adultos a educação. Ora, a Educação de Jovens e Adultos era vista como apenas um processo de alfabetização que aumentaria os indices educacionais do país ou prepararia o adulto para a mão de obra desenvolvimentista, ora foi vista como importante para reinserir individuos no mercado de trabalho ou até apenas como uma modalidade corretora das lacunas deixadas pela educação do país. Desde o período imperial, perpassando pela primeira república, pela MEB, MOBRAL, até chegarmos a LDB e o Parecer CNE/CEB 11/2000 discutiremos como a classe dominante manteve quase que fixa sua visão a respeito dessa modalidade e de como os espaços relegadas a EJA são quase sempre lesivos ou deficitários para o processo de aprendizagem…

Palavras: 3025Páginas: 11

PORTFOLIO METODOLOGIAS ATIVAS NO TRABALHO COM BRINCADEIRAS E JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Curso: Pedagogia 5/6 - 2020/02

TRABALHO COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. O portfólio está com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu. Reforço, como é uma matriz necessita de mudanças no texto para diferenciar. Os cálculos não precisam de ajustes, permanecem como estão (caso haja). Prezo pela honestidade e tenho compromisso com a qualidade do texto fornecido…

Palavras: 4125Páginas: 15

AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR

TRABALHO COM 18 PAGINAS , ATINGIR NOTA MÁXIMA NA FACULDADE . …

Palavras: 4675Páginas: 17

Sala de aula invertida: a contribuição dos jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais

As demandas que o mundo digital impõe aos processos educativos da contemporaneidade compõem o pano de fundo temático no qual esse artigo está situado. O presente trabalho tem como objetivo investigar e apresentar as possíveis contribuições dos jogos digitais educativos dentro da perspectiva da sala de aula invertida. Para tanto, foram interpretadas algumas bibliografias que discutem as temáticas e autorizam uma reflexão que intersecciona as questões em torno do mundo virtual, a sala de aula invertidas, ludicidade e jogos digitais nos processos de ensino aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DO EJA E O PAPEL DO PROFESSOR NESSA MODALIDADE DE ENSINO

TRABALHO UNOPAR PRONTO SOMETE ALTERAR A CAPA COM DADOS …

Palavras: 4950Páginas: 18

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO 6º AO 9º ANO

O presente trabalho busca suscitar discussões acerca do processo de inclusão escolar de alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental na perspectiva do ensino de Ciências, uma vez que as instituições de ensino devem ser os espaços que favoreçam a todos os cidadãos, independentemente de suas peculiaridades, o acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades para o exercício efetivo da cidadania…

Palavras: 2750Páginas: 10

Organograma atribuições de cargo escolar

o trabalho exclusivamente para futuros pedagogos, quero ajuda a todos que estão nessa área, sei quanto difícil elabora trabalhos acadêmicos, esse trabalho refere se a disciplina de gestão educacional…

Palavras: 1100Páginas: 4

A relação entre os distúrbios de aprendizagem e o processo de alfabetização

O objetivo geral do estudo é analisar as principais implicações dos distúrbios de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita sob um viés significativo, compreendendo também que os educandos que apresentam tais transtornos precisam de um trabalho específico que respeite todas as suas singularidades. A metodologia adotada no estudo corresponde à pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa baseada em autores que trabalham a temática em foco…

Palavras: 3575Páginas: 13

Avaliação institucional

relatório da Disciplina de Avaliação Institucional sobre IDEB …

Palavras: 1375Páginas: 5

A importância do brincar na educação infantil

Fiz esse trabalho no ano de 2019, foi feito na disciplina de Leitura e Produção Textual I, no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. Recebi nota 9,8 por esse trabalho…

Palavras: 2475Páginas: 9

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO COMPLETO …

Palavras: 7425Páginas: 27

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO TICs Na Educação Especial

Artigo cientifico entregue ao Grupo Educacional Faveni no dia 17/05/20, como critério para aprovação em Pós-Graduação (Curso Informatica da Educação e Educação Especial), obtive a nota máxima 10,00. Este trabalho objetiva discutir a relação entre tecnologia e a educação, em especial a especial, uma vez que, com o avanço da tecnologia surgem novas possibilidades e exigências no processo de ensino e aprendizagem, sendo este, desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica. Hoje em dia, existem diversas mídias educacionais, o grande desafio é saber utilizá-las permitindo que elas possam contribuir, de modo válido, para o aprimoramento das práticas pedagógicas. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL: A Vivência Dentro do Polo Cerâmico

O trabalho em anexo traz como temática as atribuições profissionais do Pedagogo no Ambiente Empresarial. Trabalho já elaborado, disponível para entrega 16.06.2020…

Palavras: 6875Páginas: 25

Resumo do Livro "Gestão Integrada" de Heloísa Luck

Descrição breve das principais informações e conceitos…

Palavras: 275Páginas: 1

Uma análise da legislação vigente no que tange a Educação de Jovens e Adultos

Este trabalho tem por objetivo investigar, através de uma revisão da literatura científica, a trajetória histórica da EJA e apresentar as perspectivas atuais para essa modalidade de educação. Através da análise dos marcos legais e operacionais da política, busca-se, neste texto, dialogar com essas questões, principalmente analisando, desde 1996 com a homologação de uma nova LDB, as propostas políticas dos entes federais para a implementação da EJA no país…

Palavras: 2200Páginas: 8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: A CONSCIENTIZAÇÃO POR MEIO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

A ideia central do trabalho é discussão sobre a Educação Ambiental nas escolas se tratando da conscientização por meio do consumo sustentável. O trabalho foi entregue no dia 27 abril de 2020 e o trabalho recebeu o conceito "Excelente"…

Palavras: 2750Páginas: 10

Estágio Supervicionado de Pedagogia do Ensino FundamentalI

Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula. O estágio em Ensino Fundamental é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional do Ensino Fundamental em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação. . É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente…

Palavras: 5775Páginas: 21

5 orientação educacional

Educação…

Palavras: 275Páginas: 1

AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR - PORTFÓLIO UNOPAR

O trabalho foi desenvolvido para apresentar AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR…

Palavras: 3300Páginas: 12

Políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas: currículo, gênero do discurso e Projeto Político-Pedagógico

Dissertação revisada, bem elaborada na área de Educação…

Palavras: 74525Páginas: 271

A Humanidade

Melhoras na Humanidade…

Palavras: 275Páginas: 1

O CAMPO DE EXPERIÊNCIA EU, O OUTRO E NÓS

TRABALHO DA ÁREA DE PEDAGOGIA …

Palavras: 4675Páginas: 17

PORTFÓLIO

TRABALHO PRONTO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PEDAGOGIA COMPLETO E CONCEITO NOTA MÁXIMA. …

Palavras: 4125Páginas: 15

GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIAS TEXTUAIS, VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Gêneros Textuais, Tipologia de Textos…

Palavras: 550Páginas: 2

Escola Verde

Pensamos em ações para influenciar os alunos de “dentro para fora”, que os internalizem, ou seja, ações que os façam aprender dentro da escola e praticar fora, e também principalmente repassar esses ensinamentos para todos a sua volta fora da escola, através de estratégias…

Palavras: 2200Páginas: 8

Resenha do livro

Resenha critica do livro "O que é Educação? " Carlos R. Brandão, com um olhar enfático nas maneiras diferentes de educar e ser educado…

Palavras: 550Páginas: 2

Discussões sobre a implementação do programa

É uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, o qual foi corrigido por professores de redação. A nota obtida foi 880…

Palavras: 275Páginas: 1

IMPRESSÕES PESSOAIS ACERCA DAS CONSIDERAÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA SOBRE A FILOSOFIA DE JHON DEWEY

Trabalho nas normas da ABNT, editado e revisado…

Palavras: 825Páginas: 3

Políticas Públicas e Legislação de Apoio ao Autista

De acordo com o que foi estudado na aula sobre Políticas Públicas e Legislação…

Palavras: 1100Páginas: 4

TRANSTORNO AUTISTA E A ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO PSICOLÓGICO

TRANSTORNO AUTISTA E A ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO PSICOLÓGICO…

Palavras: 3025Páginas: 11

ARTIGO CIENTÍFICO(TCC)

nota máxima obtida. arquivo do projeto não disponivel…

Palavras: 2750Páginas: 10

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

O artigo evidencia as ferramentas que podem ser utilizadas na pratica do ensino, destacando os respectivos benefícios…

Palavras: 4125Páginas: 15

Bullying nas escolas

Trabalho sobre bullying nas escolas. O trabalho aborda : A origem do termo bullying Dados estatísticos Medidas que a escola pode tomar para reduzir o preconceito entre os alunos Causas e consequencias do bullying Depoimentos de alunos que sofreram bullying etc 7 páginas: 1 introdução 4 desenvolvimento 1/2 conclusão 1 e 1/2 + referências bibliográficas …

Palavras: 1375Páginas: 5

A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO ENSINO DE LIBRAS

Trata-se de um artigo científico desenvolvido para a área de educação especial e aborda sobre o ensino de libras para estudantes surdos. O ano de produção foi 2019 e a nota 10,0…

Palavras: 2750Páginas: 10

O INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DO LÚDICO

Trabalho de conclusão de curso de pedagogia sobre leitura e lúdico, de cunho bibliográfico, que foi desenvolvido em 2019 e obteve nota 10,0…

Palavras: 14300Páginas: 52

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA INFANTO-JUVENIL

Projeto de ensino solicitado pela Unopar como trabalho de conclusão do curso de pedagogia em 2019 que traz informações sobre a importância da leitura e escrita infanto-juvenil. Obteve nota excelente…

Palavras: 6875Páginas: 25

Resenha-Resumo: Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. -FORQUIN, Jean Claude.

Resenha do Trabalho Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais.FORQUIN, Jean Claude (1992)…

Palavras: 825Páginas: 3

TRABALHO RELATORIO ESTAGIO - observações e experiências vivenciadas - educação infantil em creche

Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança…

Palavras: 7425Páginas: 27

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho visa elucidar dúvidas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), visto que atualmente é um dos transtornos mais diagnosticados em crianças. Apenas com conhecimento sobre o assunto é possível desenvolver estratégias pedagógicas para incluir as crianças com TDAH. O educador preparado para lidar com o transtorno pode ajudar a criança adaptando sua maneira de apresentar o conteúdo durante as aulas. Palavras-chave: TDAH, educação infantil, déficit de atenção, hiperatividade, impulsividade…

Palavras: 4400Páginas: 16

A importância do brincar na educação infantil

O presente trabalho demonstra a importância do brincar para a evolução da criança, revelando como os jogos e brincadeiras contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que, por meio do brincar, a criança aprende e amplia seu universo. Palavras-chave: brincar, educação infantil, pedagogia. …

Palavras: 3850Páginas: 14

História infantil para trabalhar os direitos humanos

Uma história infantil original para trabalhar de forma lúdica os direitos humanos, tais como a liberdade, a diversidade, a vida, etc…

Palavras: 275Páginas: 1

Inclusão no espaço escola

Trabalho confeccionado no PowerPoint sobre Educação Inclusiva, abordo o histórico dessa temática , bem como os desafios atuais. …

Palavras: 12100Páginas: 44

Alfabetização

A contacao de histórias no processo de alfabetização, principais contribuições e metodologia de ensino …

Palavras: 10175Páginas: 37

A CONSTRUÇÃO DO HOMEM EMANCIPADO - UNOPAR

Portfólio da Unopar, realizado no segundo semestre do curso - FORMATADO E REVISADO…

Palavras: 2750Páginas: 10

PROJETO DE ESTÁGIO USO DE SOFTWARE AUTOR HOTPOTATOES COM BLOG

TRABALHO DE PROJETO DE ESTÁGIO, UTILIZANDO O SOFTWARE AUTOR HOTPOTATOES EM BLOG…

Palavras: 2750Páginas: 10

INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

O presente trabalho tem como tema, a Inclusão do portador Síndrome de Down, na rede regular de ensino. Investiga o problema, como a escola pode contribuir para atender as necessidades do aluno com Síndrome de Down, seja na integração, na relação professor x aluno, no desenvolvimento cognitivo e no projeto político pedagógico. A pesquisa teve como objetivo geral mostrar que essas crianças podem e devem estar inseridas no ensino regular convivendo com outras crianças e obtendo no seu desenvolvimento uma melhoria visível Também foi feita uma relação escola e família, e como quando se consegue fazer um trabalho em conjunto o desenvolvimento da criança com síndrome de down acontece de forma mais significativa. O processo de inclusão, quando bem elaborado e aplicado, tem como finalidade reduzir as diferenças, conseguindo assim, um resultado melhor. Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Escola. Família …

Palavras: 4400Páginas: 16

A EFICÁCIA DA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

ARTIGO SOBRE A DIDÁTICA DO PROFESSOR…

Palavras: 2200Páginas: 8

OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho aborda a literatura como intermediação para diminuir as dificuldades de ensino aprendizagem. Busca-se compreender a importância que a leitura possui na vida de cada pessoa e suas Análises a cerca do desenvolvimento do aluno em nível tanto educacional como social, trouxe subsídios para determinar a escolha do que abordar e a importância da mesma dentro do ambiente escolar aborda-se nesse contexto a literatura como mediação no processo de ensino aprendizagem. O tema será abordado dentro das metodologias de ensino, concentradas nas práticas educativas e no planejamento. A aprendizagem é o principal objetivo que buscam as escolas (instituições formais de educação), em todas as modalidades de ensino que possuem, entretanto, nem sempre esses objetivos são alcançados, pois, há alunos que apresentam algumas dificuldades. Neste sentido existe toda uma preocupação de como diminuir essas dificuldades, sendo de fundamental importância buscar a literatura como intermediadora desse processo. …

Palavras: 13200Páginas: 48

O USO PEDAGÓGICO DE MÚSICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Este artigo tem por finalidade fazer um estudo sobre a prática pedagógica que faz uso de músicas no ensino de alunos portadores de necessidades especiais. O objetivo principal é analisar o recurso música como um facilitador do processo de aprendizagem, e como um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. Para tanto, se fez o uso de textos teóricos que discorrem sobre a educação especial, bem como sobre a utilização de músicas na aprendizagem dos alunos inseridos neste contexto. A música configura-se como um importante e produtivo recurso para uma prática pedagógica inclusiva, que possa favorecer o desenvolvimento humano e essa pesquisa busca apresentar metodologias e práticas que possam ser mais produtivas quanto ao uso do recurso didático estudado…

Palavras: 3300Páginas: 12

O USO DA TECNOLOGIA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO SOBRE UM OLHAR CRÍTICO

ARTIGO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA…

Palavras: 5775Páginas: 21

A Importância do Brincar na Educação Infantil

O presente estudo teve como principal objetivo promover a análise de que maneira a utilização das brincadeiras auxilia na aprendizagem e principalmente no desenvolvimento das crianças na educação infantil, levando em consideração que a ludicidade tem um papel importante na aprendizagem das crianças na atualidade. Desta maneira o brincar acaba se tornando uma atividade necessária no dia a dia das crianças na escola, posto que ao brincar as crianças acabam interagindo com os demais indivíduos, se socializando, e tendo a possibilidade, de novas descobertas e a vivencia de novas experiências. Desta maneira, o ato de brincar é uma atividade de relevante importância para que os pequenos tenham a possibilidade de desenvolver suas capacidades, como também atua de forma primordial no desenvolvimento da autonomia e criação de identidade na criança…

Palavras: 4950Páginas: 18

INCLUSÃO EDUCACIONAL

ARTIGO COM 9 PÁGINAS SOBRE A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TDAH…

Palavras: 2750Páginas: 10

SUPERVISÃO ESCOLAR

TCC (revisão bibliográfica) sobre o papel do Supervisor Escolar dentro das instituições de ensino. Trabalho inédito, não foi apresentado em lugar algum. No conteúdo deste trabalho falamos sobre alguns desafios que enfrenta o Supervisor Escolar e o que ele precisa fazer para vencê-los. Os principais deles são abordados: a formação continuada dos professores, a articulação entre todos os setores envolvidos na prática escolar e o planejamento democrático-participativo. O trabalho está em word, podendo ser editado, já tem as páginas de capa, contra-capa, dedicatória e agradecimentos para serem editadas com suas informações…

Palavras: 8250Páginas: 30

EGOÍSMO

Redação breve , abrangendo o assunto "Egoísmo" …

Palavras: 275Páginas: 1

A importância da escola na vida do aluno e seus reflexos na sociedade

Trabalho desenvolvido para aprovação em vestibular. Dezembro/2019 Local de entrega: Unisa-Universidade de Santo Amaro Nota de aprovação:8…

Palavras: 550Páginas: 2

Docência e o processo de adoecimento: Reflexões necessárias

Este trabalho faz reflexões sobre o processo de adoecimento docente na visão de vários pesquisadores. …

Palavras: 4950Páginas: 18

Final do ciclo da educação infantil

Trabalho sobre o que muda na criança quando sai do ensino infantil e entra no fundamental,ja esta pronto,faço alterações ou acrescento algo caso queira…

Palavras: 550Páginas: 2

O curriculo na educação infantil- um estudo da bncc

artigo realizado para o curso de pedagogia, o mesmo teve nota excelente. …

Palavras: 3575Páginas: 13

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

trabalho apresentado a disciplina metodologia cientifica do curso de pedagogia com nota final excelente…

Palavras: 1650Páginas: 6

MONOGRAFIA PEDAGOGIA - O PAPEL DO PEDAGOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSAO ESCOLAR

Esse projeto se desenvolve na área da docência. Especificamente no que se refere a atuação pedagógica na inclusão escolar. A linha de pesquisa baseia-se na fundamentação teórica do desenvolvimento psicomotor e psicossocial da criança e adolescente. A escola é uma das ferramentas mais importantes para os desenvolvimentos dos princípios de respeito, convivência e igualdade, sendo ela o centro que fundamenta a inclusão de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A inclusão é um direito e um dever de todos, pois conforme a nossa Constituição Federal de 1988 traz que todos são iguais perante a lei. Segundo Morina (2004) a inclusão pode ser definida como um modelo de educação que propõe escolas aonde todos possam participar. Trata-se assim de uma filosofia educativa que pretende melhorar a aprendizagem e participação ativa de todo o aluno em um contexto educativo comum. O modelo de educação inclusiva se concebe como um processo inacabado que desafia a qualquer situação de exclusão, procurando mecanismos para eliminar as barreiras que obstaculizam uma educação para todos. …

Palavras: 6600Páginas: 24

O desenvolvimento e concepção de criança, conceito curriculo e proposta de atividade e avaliação

Nesse trabalho visamos explicar que o docente nao tem a necessidade de seguir especificamente uma disciplina em si, mas sim ampliar os horizontes e quebrar esteriotipos de forma que nao seje uma relação indepedente, mostrando assim que professor nao é detendor do saber…

Palavras: 550Páginas: 2

Desenvolvimento e aprendizagem de bebes, crianças, adolescentes, adultos e idosos

Este trabalho foi criado a partir de uma observação de um ambiente escolar onde pude sintetizar o convivio escolar e introduzir no que foi pedido pela instituição…

Palavras: 550Páginas: 2

A importância do brinquedo e do brincar em sala de aula

As brincadeiras têm papel fundamental no trabalho pedagógico e psicopedagógico. Ela ajuda a entender o desenvolvimento da criança em relação à sua idade. Cada criança tem processo de desenvolvimento distinto. Modo e tempo de aprendizagem desigual. Entretanto é possível estabelecer alguns parâmetros que asseguram produtividade. O fato de que algumas aprendem com maior facilidade, enquanto outras aprendem mais devagar e de forma diferente pode se direcionado numa escala de possibilidades traçada pelo manejo, desenvoltura e pensar. …

Palavras: 9900Páginas: 36

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO, DIALOGO NA SALA DE AULA

A relação professor/aluno é uma das principais preocupações do contexto escolar e social. Alguns professores que atuam nas escolas não se dão conta da grande importância que tem seu papel na vida escolar e social do aluno. Ao fazer-se uma pequena análise no contexto escolar na atualidade, percebemos que no cotidiano da escola as insatisfações por parte dos professores em relação aos alunos e de forma reversa é bastante preocupante, podendo assim refletir e comprometer o processo de ensino e aprendizagem. Artigo entregue em 2019 para instituição de ensino Unninter, com nota total 10…

Palavras: 4950Páginas: 18