Gestão ambiental - 719 trabalhos feitos para baixar – Page 2

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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Trabalho aprovado. Poderá utilizar como material de estudo ou desenvolver um novo…

Palavras: 5500Páginas: 20

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BERÇÁRIO E MATERNAIS I, II E III

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (BERÇÁRIO E MATERNAIS I, II E III)…

Palavras: 2750Páginas: 10

O aluno autista no contexto da educação escolar

Autismo consiste em uma multiplicidade de prejuízos nas áreas de comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamentos e interesses. Entendido como uma desordem de cunho neurobiológico, trata-se de um distúrbio de desenvolvimento permanente e severamente incapacitante, isto é, não se tem comprovação cientifica para a sua cura. Aparecem características importantes entre as crianças com autismo, essas individualidades demonstram-se essenciais em três aspectos, onde se destacam relações sociais, ocasião em que a criança autista tem dificuldade em se relacionar. O educador necessita compreender melhor o que é autismo para ter condições de criar no cotidiano das suas aulas melhores estratégias de inclusão do portador de autismo na escola regular. É preciso, levar em conta a função social da escola, pois, esta deve oportunizar cada vez mais experiências pedagógicas que aumentem a inclusão, buscando meios para receber crianças autistas. O planejamento para atender a criança com autismo precisa ser estruturado conforme ela se desenvolve, é possível promover uma transformação na representação social sobre a criança com autismo…

Palavras: 8525Páginas: 31

Redação "coringa"

Uma redação "coringa" seria aquela que é capaz de se adaptar a qualquer tema proposto, mantendo uma estrutura coerente e uma escrita clara. Para elaborar uma redação assim, é importante que o candidato tenha boa capacidade de síntese e argumentação, além de conhecimento dos principais problemas e temas atuais…

Palavras: 275Páginas: 1

A escola e a inclusão do autista

O presente estudo tem como objetivo analisar as mudanças promovidas pelas políticas de inclusão em relação ao acesso e permanência da criança com autismo na escola regular. Abordará o conceito de autismo e o diagnóstico diferencial, em seguida trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial que aborda a Inclusão Escolar de crianças com autismo. Para que haja a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso/permanência da criança com autismo. Adaptações no currículo são necessárias para desenvolver sua autonomia, ultrapassar seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar o autismo e a inclusão contribui para ampliar o conhecimento na área, contudo é necessária a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. janeiro de 2023, Jundiaí nota 10…

Palavras: 8250Páginas: 30

PROJETO DE ESTÁGIO - A FUNÇÃO DA TECNOLOGIA COMO ALIADA À PRÁTICA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE ESTÁGIO UNIASSELVI - para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2750Páginas: 10

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INTEGRADA À EMOCIONAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Artigo para fim de curso (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 4400Páginas: 16

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA LEITURA

Relatório para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 3575Páginas: 13

A INTRODUÇÃO DO ALFABETO LIBRAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE

RESUMO- A Língua Brasileira de Sinais- Libras tem um papel fundamental na inclusão e comunicação dos indivíduos surdos na sociedade. Reconhecida legalmente através da Lei nº 5.626 de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, representa uma conquista marcada através de um longo período de mobilização e lutas sócias. No entanto, mesmo após um grande avanço, a admissão da Libras como primeira língua ainda encontra-se reduzida, principalmente quando nos referimos a inclusão de surdos na educação básica, em que muitas das vezes, os surdos ainda desconhecem ou até mesmo pouco conhecem a Libras. Desta forma, são induzidos a aprender o português como primeira língua. Partindo desse cenário, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância da aquisição da Libras como primeira língua para a comunidade dos surdos, como forma de representação e valorização da cultural e da identidade surda. Para tanto, através de um estudo de natureza bibliográfica, buscou-se refletir sobre a valorização da Libras como primeira língua, visando a garantia do indivíduo surdo ao direito a aprendizagem bem como sua inclusão social…

Palavras: 4125Páginas: 15

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização consiste em um processo que vem motivando professores, pesquisadores e especialistas na busca por explicação, soluções e metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. No entanto, mesmo após um grande avanço o processo de alfabetização ainda apresenta dificuldades significativas e que, muitas vezes, essas dificuldades levam ao fracasso escolar. Partindo desse panorama, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados um melhor desenvolvimento no processo de alfabetização na educação infantil. Assim, encontramos no letramento uma eficaz ferramenta neste processo, uma vez que, essa perspectiva busca desenvolver no aluno habilidades de comunicação nos mais variados contextos sociais. Para tanto, partiu-se do método qualitativo de cunho bibliográfico, com esse estudo foi possível ampliar o campo de conhecimento sobre as estratégias de ensino que devem ser consideradas no processo de alfabetização dos alunos num contexto de letramento. …

Palavras: 5500Páginas: 20

ARTE E MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO- O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o ensino da música aplicado no componente curricular Arte na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento integral da criança, desta forma, buscou-se investigar os aspectos favoráveis, que o ensino e aprendizagem da música pode proporcionar aos educandos na educação infantil nos seus aspectos cognitivo, motor e social. Para tanto, partiu-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico analisando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor neste processo. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando, sendo a música uma importante ferramenta neste processo. Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. …

Palavras: 3575Páginas: 13

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o ensino da música aplicado na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento integral da criança, desta forma, buscou-se investigar os aspectos favoráveis, que o ensino e aprendizagem da música pode proporcionar aos educandos na educação infantil nos seus aspectos cognitivo, motor e social. Para tanto, partiu-se de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico analisando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor neste processo. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando, sendo a música uma importante ferramenta neste processo. Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância da música para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação dos cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. …

Palavras: 4400Páginas: 16

A TECNOLOGIA APLICADA NA MODALIDADE EJA

A educação é um direito social estabelecido pela Constituição Federal, através dela entende-se que todo cidadão tem direito a educação para formação plena e preparação para o exercício da cidadania. A Educação de Jovens e Adultos- EJA consiste em uma modalidade que oportuniza o acesso à educação de indivíduos que por algum motivo não concluíram a educação básica na série/idade conforme está previsto no artigo 37, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Tornando o processo educativo um instrumento de cidadania, de modo que possibilita contribuir com a redução das desigualdades sociais. No entanto, mesmo diante do avanço significativo a EJA vem enfrentando inúmeros desafios que muitas vezes provocam o fracasso escolar. Atualmente, as novas demandas impostas pelas sociedade esperam uma educação que vise formar cidadãos críticos, preparados e conscientes para exercer o seu papel social. Sendo assim, para acompanhar esse processo de inovação é preciso que as metodologias seja desenvolvidas de maneira que garantam ao aluno a autonomia no seu processo de aprendizagem. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na educação e a negligencia desses novos paradigmas podem provocar uma incoerência com as exigências sociais acarretando um ensino anacrônico. Partindo disso, o presente trabalho objetiva investigar como as tecnologias podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na modalidade EJA. Com este estudo, percebeu-se que a tecnologia nos dias atuais é um recurso indispensável. Enfatizando o uso das tecnologias na educação como metodologia favorável para a formação do cidadão do século XXI. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico, com a análise de textos de pesquisadores que contribuíram para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras. Com este trabalho, pretende-se levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da autonomia e criticidade do educando…

Palavras: 10175Páginas: 37

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A redação que escrevi trata sobre o papel da tecnologia na educação. …

Palavras: 275Páginas: 1

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

A educação indígena intitula a educação laborada pelas próprias sociedades indígenas de acordo com seus ritos e costumes. Já a Educação Escolar Indígena é uma categoria da educação básica cedida pelo Governo do Estado aos indígenas. Esta modalidade de ensino se flexiona conforme as peculiaridades indígenas…

Palavras: 2200Páginas: 8

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Em um cenário de constantes incertezas econômicas e sociais, a educação infantil passa a empoderar sua importância laboral, tendo em vista que a criança tem a mordomia de absorver, desde cedo, os requisitos essenciais que o auxiliarão com um discernimento crítico sobre o mundo, bem como desenvolver atributos profissionais importantes para sua construção cívica…

Palavras: 3850Páginas: 14

TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA

Certamente, não é fácil inserir a tecnologia de modo eficiente na educação. As exigências pedagógicas concernentes ao domínio tecnológico variam e exigem diligentes esforços por parte do corpo docente que, por sua vez, constituem a responsabilidade primordial de educar. Nesse processo, o lecionar torna-se tarefa além da simples transposição de conhecimento, e toma novas incumbências. Por isso, o presente trabalho aborda a integração da tecnologia no cenário pedagógico como oportunidade de alavancar conhecimento e construir a cidadania crítica do indivíduo. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Plano de aula - meio ambiente

Revisão de conteúdos de meio ambiente…

Palavras: 550Páginas: 2

METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Sabe-se, a priori, que o novo coronavírus desestabilizou os sistemas educacionais, monetários, comunitários, econômicos e psicológicos da sociedade. Imensuráveis tristezas foram contabilizadas desde seu início na China, e se alastraram pelo mundo. Mudanças comportamentais foram obrigatórias para a salubridade, incluindo a área pedagógica, que precisou ser efetivada no formato EaD. Dentro disso, o trabalho englobará os elementos intrinsecamente responsáveis por instaurar o ensino a distância de modo eficaz. …

Palavras: 2200Páginas: 8

INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Quase 9% dos professores e 8% dos funcionários de escola pública do país sofreram, por parte dos alunos, algum tipo de discriminação, como agressão física, acusação injusta ou humilhação. Nessas escolas em que há mais atitudes preconceituosas, o desempenho dos alunos foi menor na edição de 2007 da Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo federal. De acordo com a pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 96,5% dos entrevistados têm preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 91% de geração, 87,5% socioeconômico, 87,3% com relação orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial. …

Palavras: 4125Páginas: 15

O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Com o intuito de vislumbrar o impacto tecnológico na área educacional, o presente trabalho aprofunda seus estudos sobre o uso de mídias digitais na pedagogia. …

Palavras: 3025Páginas: 11

GESTÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SOCRATIVE

Torna-se indispensável que hajam não apenas ferramentas tecnológicas cabais de labor pedagógico, como também metodologias vantajosas de aplicação. Por isso, este paper traz investigações pertinentes sobre a funcionalidade de uma ferramenta tecnológica muito usada no cenário educacional: o socrative. …

Palavras: 2200Páginas: 8

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NO ENSINO SUPERIOR

Lecionar tem sido um desafio composto de fortes empecilhos no cenário mundial. As drásticas mudanças naturais, governamentais e econômicas têm impacto na gestão pedagógica das instituições e, concomitantemente, com a empírica relação docente. …

Palavras: 2200Páginas: 8

FERRAMENTAS DO GOOGLE NA QUALIDADE DO ENSINO

A inserção da tecnologia no ambiente escolar é um tema constantemente debatido, porém, sempre com novas preocupações e peculiaridades encontradas. …

Palavras: 2200Páginas: 8

Educação inclusiva

De fato, atitudes coerentes precisam ser tomadas no combate ao preconceito e discriminação, principalmente no ambiente escolar…

Palavras: 825Páginas: 3

DIAGRAMA DE ISHIKAWA NA EDUCAÇÃO

Este paper procura congregar elementos usualmente encontrados no cenário administrativo para melhorar a gestão escolar. Tendo em vista que inúmeras ferramentas existentes nos panoramas organizacionais auxiliam na identificação e resolução de problemas variados, busca-se implementar a utilização do diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) para aprimorar as técnicas gestoras das escolas. …

Palavras: 1925Páginas: 7

USO DO KAHOOT COMO PLATAFORMA ADAPTATIVA DO ENSINO - favocrecimento da tecnologia na promoção lúdica da educação

A versatilidade educacional prepondera-se diante dos cenários expostos constantemente. As mudanças que articulam o cenário pedagógico necessitam não apenas de moldes técnicos e tecnológicos como também humanos. Tais mudanças corroboram consideravelmente com o crescimento educacional, desde não sejam olvidados os princípios essenciais de compreensão e efetivação das ferramentas. …

Palavras: 2200Páginas: 8

ANÁLISE SWOT NA EDUCAÇÃO

A matriz SWOT, inicialmente dedicada ao mundo administrativo, descortina forças e oportunidades (características positivas e benéficas), além de fraquezas e ameaças (aspectos maléficos e preocupantes) da instituição. As mais variadas necessidades institucionais podem ser identificadas através dessa ferramenta. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A TAXONOMIA DE BLOOM COMO FERRAMENTA AUXILIADORA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Serão vislumbradas maneiras de aperfeiçoar a relação entre a taxonomia de Bloom com os requisitos de uma aprendizagem colaborativa. Serão inclusos, nesse contexto, averiguações literárias sobre planos de aulas, reuniões e encontros entre docentes e discentes, de modo a medir, avaliar e efetivar a cognição humana lecionada na taxonomia de Bloom, propiciando, ao fim, uma aprendizagem colaborativa duradoura. …

Palavras: 1925Páginas: 7

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

As discussões sobre o tópico das mídias digitais no ensino se empoderam, além de apresentar diferentes situações pedagógicas, tanto positivas quanto negativas. Para vencer os perigos dessa bifurcação comportamental, é indispensável haver uma concreta relação entre as tecnologias, e a aprendizagem colaborativa. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, destaca-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. …

Palavras: 4125Páginas: 15

A importância da ludicidade na Educação Infantil

O significativo crescimento do direito a educação infantil desperta no ser humano a esperança de uma nação mais próspera e desenvolvida. A história concede luz ao futuro, que por sua vez, exige considerável dedicação por parte de todo o corpo docente, de modo que a educação infantil seja concedida eficientemente para todas as crianças…

Palavras: 2750Páginas: 10

A CONTRIBUIÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM PARA UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Sabe-se que as dificuldades encontradas no cenário educacional exigem novos olhares investigativos, de modo que cada necessidade encontrada no ramo seja rapidamente identificada e sanada. Por isso, estratégias de crescimento periódicas são a composição chave da taxonomia de Bloom que, indiscutivelmente, trará benefícios para a revolução necessária no âmbito pedagógico. …

Palavras: 1650Páginas: 6

TCC Artigo Cientifico Análise Sobre o Ensino Público no Brasil

Amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado como trabalhos acadêmicos diversos. Conteúdo didático moderno, contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2475Páginas: 9

Texto de língua de sinais

Texto sobre língua de sinais …

Palavras: 275Páginas: 1

RESUMO - RESENHA - POR QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO?

A educação oferece inúmeros benefícios aos estudantes e ao público em geral, incluindo melhores condições de vida, maiores oportunidades e lucro para a comunidade. O domínio de parte desses imóveis é adquirido por meio da educação financeira, entendida como um processo de transmissão de conhecimento. Ao aprimorar tais capacidades, os indivíduos tornam-se mais integrados à sociedade e mais ativos na esfera financeira. Muitos países realizam pesquisas sobre educação financeira voltadas para alunos do ensino médio e universitário. A atuação da educação financeira é mais eficiente em países como: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Dados financeiros, econômicos e demográficos se interconectam com as mais altas obras literárias. Eles também se conectam ao material literário por meio de descrições estatísticas. As escolas são importantes porque fornecem às crianças muitas habilidades diferentes. Essas escolas também ensinam às crianças coisas novas, como ciências e habilidades cognitivas. É por isso que as escolas são consideradas o primeiro pilar da socialização pública das crianças. A magnitude dos efeitos externos da educação é, no entanto, pouco conhecida e difícil de estimar. A falta de conhecimento sobre o assunto, prejudica as diversas decisões financeiras diárias em que se comprometem; saúde, bem-estar e educação, de muitas famílias, indivíduos. Segundo pesquisas, à medida que os clientes utilizam determinados aparatos tecnológicos, dúvidas como: crédito, seguro, investimento e poupança previdenciária, com o tempo, vão se dissipando. …

Palavras: 1100Páginas: 4

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Nessa redação, abordei como a tecnologia pode ser usada como uma ferramenta poderosa para tornar o processo de aprendizagem mais interativo e enriquecedor para os estudantes, através da ampliação do acesso a recursos e informações e da utilização de ferramentas de ensino e avaliação online. …

Palavras: 275Páginas: 1

A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O objetivo deste trabalho é disponibilizar informações sobre as características do Transtorno do Espectro Autista e possibilidades de intervenções psicopedagógicas. Este documento se fundamentou em pesquisa bibliográfica de autores que abordaram o tema. O autismo é um transtorno do desenvolvimento estudado pela ciência há mais de seis décadas. Além disso, podemos afirmar que é uma condição que afeta o desenvolvimento humano de forma global, apresentando um complexo quadro de sintomas que repercute no padrão evolutivo e comportamental das pessoas diagnosticas com este transtorno. A Psicopedagogia surgiu com a necessidade de um profissional que atendesse crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, por meio de uma linha tênue entre a psicologia e a pedagogia. Para tanto, para compreender os problemas de aprendizagem, inicialmente é necessário saber como acontece o processo de aprendizado do sujeito. Desta forma, o psicopedagogo se destaca como o profissional que irá investigar como ocorre o aprendizado, bem como atuará de forma preventiva para evitar déficits de aprendizagem…

Palavras: 4950Páginas: 18

A TEORIA DA AUTOPOIESE E SUA RELEV NCIA PARA A RETOMADA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

A dissertação sobre a teoria da autopoiese e sua relevância para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia é um trabalho científico ou acadêmico que analisa a aplicação da teoria da autopoiese no ensino. A teoria da autopoiese é uma teoria que se aplica a sistemas vivos, incluindo sistemas sociais, e permite compreender como esses sistemas se autoorganizam e se adaptam ao ambiente. A dissertação procura explorar como a teoria da autopoiese pode ser útil para compreender o processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia, considerando os fatores que influenciam esse processo, como a disponibilidade de recursos tecnológicos, as relações entre professores e alunos, e as estratégias de apoio aos alunos. A dissertação também avalia os limites da pesquisa atual sobre a teoria da autopoiese no ensino e aponta a necessidade de futuras pesquisas para explorar essa teoria de forma mais aprofundada e fornecer evidências mais consistentes sobre os efeitos da teoria no ensino…

Palavras: 1925Páginas: 7

A TEORIA DA AUTOPOIESE E SUA RELEVÂNCIA PARA A RETOMADA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Este resumo trata da teoria da autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela e de sua relevância para a retomada do processo de ensino-aprendizado no período pós-pandemia. A teoria da autopoiese se refere à capacidade de um sistema de produzir e reproduzir sua própria estrutura e é uma teoria importante para entender como os sistemas, incluindo sistemas sociais, se mantêm coerentes e mantêm sua integridade. O resumo discute como a compreensão da teoria da autopoiese pode ajudar a entender como os sistemas de ensino se adaptaram à pandemia de COVID-19 e como eles podem ser aperfeiçoados no futuro, bem como a importância das relações entre professores e alunos para o sucesso do processo de aprendizado e como essas relações podem ser mantidas e fortalecidas no período pós-pandemia…

Palavras: 550Páginas: 2

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL

RELATORIO DE APRESENTAÇÃO DO TCC,NOTA RECEBIDA 10…

Palavras: 1210000Páginas: 4400

Resenha - O ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS - Pedagogia

tema: A EFETIVAÇÃO DO JUS POSTULANDI NO ACESSO À JUSTIÇA TRABALHISTA: uma análise crítica ao sistema de Processo Judicial Eletrônico Brasileiro – PJE; Este trabalho consite em uma Resenha referente ao artigo “O Ensino De Geografia e o Uso dos Recurso Didáticos e Tecnológicos”, realizada pela especialista em metodologia do ensino de história e geografia (FACINTER) e professora da Prefeitura Municipal de Capitão Poço, Flaviana Moreira Calado. Artigo publicado em junho no ano de 2012. - É um tema muito interessante. - Nunca publicado; - Esta todo formatado e de acordo com as normas abnt; - É de minha autoria, portanto, não consta plagio; - Material todo em WORD. ** O trabalho possui: capa; folha de rosto; súmario; introdução; desenvolvimento; considerações finais e referências. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A Importância da música no aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil

Trabalho de conclusão Monografia UERJ. #nota máxima ( 100,00) Esse trabalho tem como tema a importância da música no aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. Trata de compartilhar experiências em que o papel da música tem ofertado benefícios no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como: autoestima, comunicação e interação entre elas. Estudos apontam que a música pode contribuir no processo emocional, cognitivo e social, pois influência de forma direta no desenvolvimento do cérebro; desse modo, ela pode ser aplicada em sala de aula para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem. …

Palavras: 7150Páginas: 26

PRODUÇÃO TEXTUAL CRIANDO UM BLOG VOLTADO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Atualmente, a área educacional vivencia o crescente desinteresse por parte dos discentes em geral para com as práticas de ensino. Para auxiliar na transformação desse panorama, despertando a atração das novas gerações pela educação e busca pelo conhecimento, é importante desenvolver metodologias de aprendizagem voltadas para práticas colaborativas, onde o educador seja mediador no processo de construção do conhecimento, fazendo com o que o aluno tenha papel fundamental em seu próprio desenvolvimento, promovendo práticas que norteiem o pensamento criativo e crítico, ao mesmo tempo em que as vivências das crianças e jovens os tornem adultos mais participativos e tolerantes consigo e com os outros…

Palavras: 4675Páginas: 17

EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO NA SALA DE AULA

EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO NA SALA DE AULA TRABALHO DE ENSAIO ACADEMICO FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO ENTREGA 11/22 NOTA ALCANÇADA 10,0…

Palavras: 2475Páginas: 9

TCC - Psicomotricidade na Educação Infantil

TCC - Psicomotricidade na Educação Infantil (revisão bibliográfica)…

Palavras: 10175Páginas: 37

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DEAULA

Projeto de Ensino modelo Unopar/Anhanguera. Trabalho requisitado pela disciplina Gestão do Projeto Educativo…

Palavras: 3300Páginas: 12

O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO FUNDAMENTAL

O trabalho estuda as dificuldades de ensino frente à pandemia, trazendo entrevistas com professores e entendendo a realidade de desfalque de estrutura e equipamentos, fazendo com que fossem necessárias uma série de mudanças e adaptações para que o profissional conseguisse realizar seu trabalho mesmo perante os problemas, trazendo os alunos para a aula conforme as possibilidades, fornecendo o máximo de conteúdo online disponível durante a pandemia. …

Palavras: 9075Páginas: 33

ATIVIDADES LÚDICAS NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho trata do lúdico na educação infantil. …

Palavras: 2750Páginas: 10

A escola e o jogo

A vida do ser humano sempre foi influenciada pelos jogos. Na infância eles são mais significativos, pois é através deles que a criança se relaciona com o mundo que a cerca. Os jogos invadem o nosso dia a dia, cada vez mais no mundo moderno, e eles são das mais diversas formas e com as mais diferentes finalidades e propostas de entretenimento, dos convencionais que são passados de geração em geração e os digitais (jogos eletrônicos comerciais e educacionais). E a escola não pode ficar alheia a esta realidade, mas sim, deve utilizar esta ferramenta no processo de ensino aprendizagem fazendo com que as aulas se tornem mais interessantes e mais próximas da realidade vivenciada pelas crianças desta geração. Cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. realizado em Jundiaí/ SP em agosto de 2022 nota 10…

Palavras: 12925Páginas: 47

A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a necessidade do psicopedagogo dentro do ambiente escolar procurando elucidar como sua atuação e intervenção poderiam auxiliar ou não o aluno com dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo comportamentais. A crescente tendência de valorização à diversidade tem resguardado o direito da pessoa à educação com variantes educacionais respaldadas em lei. Ainda citando Lima, 2021, o papel integrador da criança com a sociedade não está na educação especial e sim nas mãos das instituições de ensino regulares, as especializadas em uma determinada deficiência ou as voltadas aos transtornos globais de desenvolvimento e com superdotação. Portanto, o atendimento educacional à criança com autismo, precisa se valer de estratégias bem elaboradas para o desenvolvimento da aprendizagem, o que inclui ainda, a preparação uma abordagem multidisciplinar. Constatou-se neste trabalho que a educação contribui na promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos, através de atividades bem elaboradas e apropriadas na aprendizagem de conhecimentos e no desenvolvimento social através da aquisição de habilidades. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre a escolarização de crianças com autismo para que as escolas possam investir na mudança estrutural, se especializem e que utilizem estratégias adequadas para cada aluno…

Palavras: 3850Páginas: 14

O ENSINO DE ARTE E A SUA FINALIDADE PARA EDUCAÇÃO

Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando quais são as concepções de ensino, da referida área na tentativa de conceituar a arte como tradução de pensamento humano e sua importância para a educação básica. Podemos dizer que a arte, é um agrupamento de meios e procedimentos através dos quais se torna possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica. Através da Arte, é possível desenvolver a criatividade, percepção, imaginação, senso crítico, apreensão da realidade. Assim, ao tratar do ensino de Arte, a BNCC apresenta cinco unidades temáticas onde estão contidas as quatro linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música, ampliando também para as Artes Integradas. A leitura do texto da BNCC, sobre o Componente Curricular Arte, permite observar que a concepção de Arte presente nesse documento está reduzida ao ensino dessa disciplina à pura expressão livre, sem a preocupação de proporcionar aos estudantes um entendimento mais consistente da forma na Arte, portanto, os estudantes terão uma formação limitada. Contudo, a BNCC é apenas a base, ela não tem função de impedir as reflexões críticas e éticas e em relação ao do ensino de arte no Brasil. A arte é um modo de conhecimento do mundo, uma maneira de se instalar nele. Por meio da arte atribuem-se significados ao mundo, examinam-se possibilidades de ser ainda não realizadas, criando-se, desse modo, novos objetos ou eventos que serão passíveis de novas interpretações por parte do público. Pensar a educação hoje é considerar a formação integral do cidadão, ou seja, abranger os âmbitos cognitivo, sensível e afetivo…

Palavras: 4675Páginas: 17

JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 8525Páginas: 31

O aluno autista na escola regular

O autismo é uma síndrome, que mesmo sendo tema de muitas pesquisas nas mais variadas abordagens, sua origem ainda é desconhecida. Caracterizado por apresentar dificuldade de interação social, na linguagem e no comportamento. O objetivo desse trabalho foi analisar os possíveis métodos que podem ser trabalhados no sistema educacional com as crianças autistas e de conhecer melhor as questões relevantes acerca dessa síndrome. Para tanto, utilizamos como metodologia a análise bibliográfica, trabalhos de pesquisadores e estudioso da área. Com este estudo percebemos que existem muitas possibilidades de metodologia que podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem do aluno autismo, a principal é acreditar que este aluno tem potencial para aprender, mas para isso é necessário que professores, escola e família estejam aliados no processo de desenvolvimento para garantir ao aluno o direito a aprendizagem e a inclusão social. Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Aprendizagem. …

Palavras: 6050Páginas: 22

Música na Educação Infantil Novas Perspectivas

Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o quanto a música é importante para a humanidade e consequentemente no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo. O que é musicalizar? É tornar a criança sensível e receptiva aos sons, é promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela, é fazer com que ocorra uma apreciação afetiva, para despertar o indivíduo a um mundo prazeroso e satisfatório, tanto para a mente como para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. Várias pesquisas foram feitas sobre a importância da música na Educação Infantil. Estudiosos se dedicam a entender como a música faz bem para o desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo analisar a literatura especializada mostrando que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, despertando e desenvolvendo na criança o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. O aprendizado realizado com música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motor e convívio social. Feito em Jundiaí, em março de 2022, nota 10…

Palavras: 10725Páginas: 39

Avaliação da Aprendizagem Novas Perspectivas

O presente trabalho abordou o tema avaliação enfoques, perspectivas e dimensões. Parte da definição e fundamentação de diversos pesquisadores. Aborda as duas perspectivas principais de avaliação: classificatória e formativa. A perspectiva classificatória é analisada partindo das idéias de Ralph Tyler. A avaliação é enfocada como verificação das respostas certas ou erradas dos alunos onde são tomadas decisões relativas ao aproveitamento escolar. A perspectiva formativa é analisada como um processo de aprendizagem que passa a acompanhar a reformulação de hipóteses em diferentes áreas do conhecimento, como uma forma de favorecer a descoberta de solução na reformulação de hipóteses já formuladas. É enfocada ainda a partir das idéias de avaliação formativa de Michael Scriven. O presente trabalho foi entregue em junho de 2022, em Jundiaí, recebeu nota 10…

Palavras: 20075Páginas: 73

Possibilidades de Intervenção do Psicólogo Escolar na Educação Inclusiva

Possibilidades de Intervenção do Psicólogo Escolar na Educação Inclusiva…

Palavras: 825Páginas: 3

Destruição Criativa

Resumo: O presente artigo visa a abordagem sobre economia de Destruição Criativa, teoria formulada pelo economista Austríaco Joseph Schumpeter em relação ao Capitalismo e suas transformações, esse artigo usará de questões Econômicas e sociais, fazendo referência em artigos e outros meios estabelecidos para que se consiga atingir o objetivo de se estabelecer relações entre a Economia de Destruição Criativa e o meio Social existente. Palavras chaves: Economia; Sociedade; Sociologia; Administração de Recursos e Teoria da Destruição criativa …

Palavras: 1650Páginas: 6

Gestão compartilhada

Resumo: O presente artigo apresenta a Gestão compartilhada, seu significado e respectiva atuação em prol do mercado e das questões de vivências atuais da sociedade contemporânea, tendo ênfase na gestão escolar, e fazendo uso de artigos, livros e ademais referências bibliográficas para que seja feito um comparativo teórico em prol das relações de gestão e gestão compartilhada em consideração ao ambiente escolar, sobre essa demanda se apresenta o seguinte artigo. Palavras chaves: Gestão Compartilhada; Sociedade; Gestão escolar. …

Palavras: 1650Páginas: 6

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Resumo: O presente artigo trata da relevância da produção de conhecimento acerca da inclusão, inclusão está que vai desde as camadas sociais a quesitos de outras maneiras de inclusão, seu significado e a importância em se tratar as necessidades de cada indivíduo para assegurar a produção de conhecimento para a Inclusão. Palavras chaves: Inclusão; educação; sociedade; conhecimento …

Palavras: 1650Páginas: 6

TECNOLOGIA SOCIAL

Resumo: O presente trabalho apresenta a relação da Tecnologia Social com os meios vigentes ao que consta sua execução perante a sociedade, implementando seu conceito e terminologia e fazendo uso de vias e referências bibliográficas para que seja executado sobre melhor via e maneira, ao se tratar da tecnologia social e todas as suas aplicações perante a sociedade, principalmente ao se contestar a importância de tal tecnologia para prover certo desenvolvimento social, ainda mais em se tratando de aspectos conjuntos, como é o caso da educação. Palavras chaves: Tecnologia Social, Educação, sociedade, desenvolvimento. …

Palavras: 1650Páginas: 6

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com as mudanças recorrentes no ambiente escolar constantemente, é fundamental que novas formas de desenvolvimento devem ser utilizadas e difundidas. Uma dessas táticas é usar jogos e brincadeiras, trazendo ludicidade às atividades pedagógicas. Para melhorar o interesse das crianças nas atividades em sala de aula, as brincadeiras devem corresponder com a fase de desenvolvimento das crianças. Com isso, qual a participação que os jogos e as brincadeiras possuem no desempenho e desenvolvimento das crianças na educação infantil?…

Palavras: 4675Páginas: 17

A CULTURA AMAZÔNICA E SUAS APLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO

A palavra cultura muitas vezes é interpretada com o sentido de conhecimento. É comum ouvir-se as pessoas falarem que “alguém não tem cultura”. Neste sentido, para tratar da questão da cultura é preciso de início saber que se está lidando com um termo esquivo, dado a muitas definições e ambiguidades. Com relação ao termo cultura, Peter Burke (1989), fala de uma ampliação do conceito em tempos mais ou menos recentes. Escreve o historiador que até o século XVIII: O termo cultura tendia a referir-se à arte, literatura e música (...) hoje, contudo seguindo o exemplo dos antropólogos, os historiadores e outros usam o termo "cultura" muito mais amplamente, para referir-se a quase tudo que pode ser apreendido em uma dada sociedade, como comer, beber, andar, falar, silenciar e assim por diante (Burke, 1989, p. 25). Na ampliação do conceito de cultura mencionado por Burke (1989) é possível perceber uma tendência culturalista, que opondo praticamente, cultura a natureza, faz da primeira uma ocorrência universal, ou seja, todos os povos possuem cultura, e pode-se ainda pensar que como desdobramento desse raciocínio, se coloca a questão do relativismo cultural, ou em outras palavras, as culturas são únicas e não passíveis de serem comparadas em relação aos aspectos de valor. Assim a cultura, de uma forma geral, significa a herança social de toda humanidade. Em seu conceito antropológico, Sousa, Andrade e Silva (2015), ressaltam que a cultura é um agrupamento humano, seguindo um conjunto de modos em relação ao proceder, pensar, seguindo estruturas normativas que acabam por sustentar os diferentes padrões de pensamento e ação. Dentro do escopo da antropologia, busca-se desenvolver a compreensão em relação às diversas culturas, apresentando em síntese a criação do universo humano em meio a normas que envolvem as linguagens, conhecimento, religião valores éticos, políticos, enfim, todos os aspectos que são condizentes com a organização social determinada. Na visão de Aranha e Martins (1993), a cultura seria aquilo que homem é capaz de produzir ao construir sua existência, práticas, teorias, instituições, valores materiais e espirituais. O contato do homem acaba por ser intermediado por meio do símbolo, sendo assim, para os autores a cultura se limita a um conjunto de símbolos que são elaborados por um determinado povo em um determinado tempo e espaço. Logo, as culturas dos povos se apresentam como múltiplas e variadas. A noção de identidade nacional foi aos poucos sendo construída no imaginário popular, utilizando-se para isso diversos recursos, como a bandeira, o hino, as tradições, a exaltação de figuras históricas, os heróis nacionais, etc. Com isso a identificação passa das pequenas regiões e começa a englobar o território nacional. Os meios midiáticos também foram um instrumento fundamental para esse alcance mais abrangente, primeiramente com o rádio, depois a televisão, etc. A partir da modernidade, fatores como a industrialização e o êxodo rural aproximaram realidades distintas em um mesmo local, os centros urbanos. Com esse contato, o referencial identitário, antes pouco questionado, começa a se fazer presente diante da diversidade cultural. Com os fenômenos da globalização, torna-se ainda mais complexa a discussão em torno das raízes culturais e de supostas ‘essências’ identitárias. A identidade cultural é formada com diferentes elementos culturais que podem ter distintos significados intertextuais para cada indivíduo ou grupo social. São elementos culturais os valores sociais e os modos de pensar, os costumes e o estilo de vida, as instituições, a história comum, os grupos étnicos, o meio ambiente natural e cultural, os pressupostos filosóficos subjacentes às relações sociais e outros elementos a que certa sociedade atribui significados culturais intertextuais específicos. …

Palavras: 5775Páginas: 21

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Esse estudo é justificável e de grande importância, assim como antes inúmeros avanços na educação de crianças pequenas, tais como, por exemplo, grandes contribuições teóricas e avanços significativos na legislação Brasileira em relação ao direito da criança à educação de qualidade em todos os casos, a realidade revela uma grande discrepância entre o que está em a lei e a vida cotidiana de muitas instituições infantis, especialmente no que diz respeito a especialistas e suas habilidades na educação infantil…

Palavras: 3850Páginas: 14

Portfólio Projeto de Vida e a Formação Integral dos Sujeitos - Pedagogia 5º e 6º Semestres

Todos os portfólios possuem capa, sumário, bibliografia, nos padrões da ABNT, todo completo. Com muito comprometimento, atendendo alunos de todo o Brasil, oferecendo o melhor conteúdo. Basta realizar algumas alterações no texto, dar sua originalidade e toque pessoal, para que não ocorra duplicidade. E Caso haja cálculos, não é necessário alterações. Aqui tem HONESTIDADE e você terá todo nosso apoio ao realizar a compra. Vale ressaltar, que podemos conversar, esclarecer dúvidas e entender qual a sua necessidade acadêmica. Atendemos portfólios dos cursos de Administração, Ciências contábeis, de Gestão, Tecnologias e outros cursos. #ads #administracao #cienciascontabeis #contabilidade #laborlife #unopar #Anhanguera #economia #portofolio #PortfolioAnhanguera #pti #portfolioead #Portfoliouniderp #portfoliounopar #produçaotextualinterdisciplinar #gestaopublica #biomedicina #recursoshumanos #gestaofinanceira #gestaohospitalar #pedagogia…

Palavras: 4400Páginas: 16

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL X HELENA ANTIPOFF

ESSE TRABALHO ACADEMICO FOI REALIZADO COM O INTUITO DE VERIFICAR E COMPROVAR ATRAVÉS DOS AUTORES O QUANTO E INTERCULTURALIDADE TEVE O TRABALHO DE HELENA ANTIPOFF NO BRASIL…

Palavras: 1100Páginas: 4

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal, de demonstrar a importância da influência da tecnologia, para o desenvolvimento do aprendizado no período da pandemia. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa com o intuito de descrever sobre as escolas, novas gerações e novas tecnologias, buscando descrever de acordo a história até os dias atuais, no cenário atual da educação digital. Os resultados encontrados foram: Que a educação deve seguir o desenvolvimento social. Diante disso, cabe ao professor, se utilizar de ferramentas digitais, para melhor associação do aluno, no universo que ele está inserido, fazendo com que o conhecimento, possa ser passado e transmito de forma fortalecedora, refletindo no educando, a absorção eficiente de todos os conhecimentos, fornecidos pelo educador de forma eficiente e definitiva. …

Palavras: 3850Páginas: 14

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO…

Palavras: 4125Páginas: 15

LIBRAS E AS DIFICULDADES DA INCLUSÃO

A língua de sinais brasileira é composta por línguas de sinais chinesas típicas e segue os mesmos princípios da linguagem falada. Eles absorvem o conteúdo cultural do usuário, incluindo regionalismo, expressões típicas e linguagem. Esta é uma língua viva, cada país tem a sua própria língua, não é uma língua universal, por isso, sob a premissa de promover a inclusão, mesmo que diferente dos outros métodos, será ensinada a todos os alunos independentemente do sexo. O pré-requisito é respeitar o estilo e o tempo de aprendizagem dos alunos, para que as pessoas possam obter conhecimentos de forma igualitária. Palavras-chave: Língua. Libras. Inclusão. …

Palavras: 3025Páginas: 11

A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA

A tarefa atual é abordar as estratégias utilizadas pelos professores para dar às crianças com deficiência o direito a um padrão de vida mais alto, bem como os principais desafios que os professores enfrentam na busca de uma educação inclusiva integrada. Este trabalho se justifica pelo interesse em analisar a causa de tanta ansiedade, insegurança e medo dos professores em encontrar um aluno com espectro autista em sala de aula, e a importância de ressaltar a grande necessidade de profissionais acadêmicos aprofundarem seus estudos com autismo e sua colocação na escola. …

Palavras: 4675Páginas: 17

ARTIGO AFETIVIDADE PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARTIGO AFETIVIDADE PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL…

Palavras: 4125Páginas: 15

INDISCIPLINA ESCOLAR

O presente artigo tem por finalidade analisar a indisciplina no ambiente escolar, suas causas, manifestações e quais fatores colaboram para o agravamento do problema. Também aborda percursos adequados para a mudança de caráter disciplinar, apresentando estratégias para a possível solução de conflitos existentes na escola. Através da pesquisa realizada, busca-se melhorar o convívio escolar, sendo que em todas as escolas os casos de indisciplina são comuns, mas não podem ser simplesmente tratados com uma simples conversa com o orientador pedagógico e uma promessa de que não se repita as atitudes que por fim acabam acontecendo repetidamente envolvendo os mesmos personagens a cada versão dos fatos…

Palavras: 3025Páginas: 11

Paper de estágio Uninassau Diversidade nos anos iniciais Aprendendo a respeitar as diferenças do outro

O seguinte trabalho reuniu as etapas do desenvolvimento do projeto de estágio virtual, tendo como área de concentração o eixo educação e diversidade enfatizando o tema diversidade nos anos iniciais: aprendendo a respeitar as diferenças do outro. A escolha desse tema se deve a necessidade que as escolas na atualidade tem de repensar novos modelos de educação que respeitem a diversidade e as diferenças de cada um, essa diversidade vai muito além das múltiplas culturas, da aparência, nacionalidade e etnia. As discussões que o tema trouxe implica em muitas outras questões, a diversidade proporcionou uma remodelação do sistema de ensino trazendo para as salas de aula alunos que antes eram mantidos em outras instituições escolares, separados dos demais. Foram produzidas atividades que auxiliem na adaptação de práticas pedagógicas para o ensino remoto, e também que promova a integração, formação do caráter, possibilitando desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, como respeito, empatia, fraternidade, solidariedade, autoconsciência, autogestão, consciência social. A metodologia adotadas foram realizadas a distância, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, estudos e reflexão de: estratégias metodológicas e documentos curriculares; formas e procedimentos de avaliação; elaboração dos planos de aula e em suas socializações; promovendo assim uma condução, apropriação e reflexão sobre esse ciclo de atividades da prática letiva. …

Palavras: 1650Páginas: 6

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO TRADICIONAIS E ATUAIS UMA REVISÃO DE LITERATURA

Texto em formatação ABNT. comparação entre métodos tradicionais e atuais de avaliaçãoescolar. No contexto escolar a avaliação, tem como finalidade atribuir notas com o intuito de mapear a vida do aluno, no que diz respeito às suas aptidões e atribuindo-lhe valores estimados mediante as realizações de suas atividades de teor avaliativo. A atual prática demonstrada pela avaliação do rendimento escolar, tem mostrado como sua principal função, a classificação e não o diagnóstico…

Palavras: 3025Páginas: 11

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE ASPEGER

O presente projeto de conclusão de curso tem como tema central a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Asperger. O trabalho teve com objetivo principal de reconhecer a inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, como principio educacional fundamental ao desenvolvimento integral do ser humano…

Palavras: 1650000Páginas: 6000

OS JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento da criança por permitir a apropriação da cultura por meio de atividades criativas e prazerosas de aprendizagem. Desta forma, os jogos e brincadeiras são levados para dentro da sala de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporcionando ao aluno a aproximação do conteúdo, além de desenvolver a socialização, a criatividade, a coordenação motora de maneira divertida e atraente para a criança. Desta forma, o trabalho com o lúdico vem ao longo dos anos conquistando reconhecimento e espaço como metodologia para o ensino e aprendizagem. No entanto, mesmo após um avanço nas pesquisas sobre a eficácia do lúdico no desenvolvimento da criança ainda depara-se com instituições que persistem em um ensino descontextualizado em que as metodologias adotadas não condizem com as habilidades desses indivíduos, provocando, muitas vezes, uma defasagem no desenvolvimento das habilidades exigidas para essa etapa. Dentro desse contexto, o presente trabalho apresentará uma reflexão acerca dos instrumentos capazes de oferecer subsídios para que sejam alcançados melhores resultados pelos alunos na educação infantil. Assim, encontra-se no lúdico uma eficaz ferramenta para trabalhar o desenvolvimento de forma efetiva. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais…

Palavras: 5500Páginas: 20

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Atualmente presencia-se uma significativa evolução nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas da educação e na percepção do aluno em seu processo de formação. No entanto, mesmo diante dos avanços nas pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem ainda depara-se com resultados preocupantes que, muitas vezes, levam ao fracasso escolar. Partindo desse cenário, a psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem, e com isso criar condições necessárias para garantir o desenvolvimento integral do aluno, intervindo em problemas que atribuem a defasagem escolar. Para tanto, busca fundamentos da Pedagogia, da Psicologia e das diversas áreas que se dedicam e atuam no estudo do desenvolvimento do indivíduo e no aprimoramento dos processos de aprendizagem. Desta forma, o psicopedagogo cria estratégias que possibilitem minimizar as dificuldades em relação ao desempenho dos alunos e na atuação do professor. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho objetiva realizar uma breve análise sobre a importância da Psicopedagogia no âmbito institucional, uma vez que, está ciência possui conhecimentos que possibilitam diagnosticar problemas de aprendizagem e criar estratégias educacionais. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância do conhecimento sobre o processo de aprendizagem para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. …

Palavras: 4400Páginas: 16

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS UM DESAFIO PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

O cenário pandêmico atual fez com que o modelo contemporâneo das mais diversas áreas se adaptassem na busca por atender as determinações legais, que foram tomadas devido o contexto atual de restrições que objetivam prevenir a disseminação mundial do Covid-19, causado pelo novo Coronavírus. Doença essa que vem provocando uma pandemia mundial e tem afetando os mais diversos setores sociais e econômicos. Diante desse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou ações de proteção preventivas ao contágio e disseminação do vírus que além de medidas de higiene, as ações para o controle determinam a quarentena e o isolamento social, que levaram a suspenção das atividades presenciais de vários seguimentos, inclusive a educação. …

Palavras: 1925Páginas: 7

As correntes teóricas da psicologia da aprendizagem educação pedagogia psicologia

PPT sobre as correntes teóricas da psicologia da educação e dos processos de ensino-aprendizagem (behavorismo, construtivismo e sócio-cultural) …

Palavras: 3850Páginas: 14

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo Curso: Licenciaturas Semestre: 8° A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que vocês possam consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica…

Palavras: 3300Páginas: 12

OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil ao desenvolvimento e aprendizagem. Seu principal objetivo é revelar a atividade psicológica e motora que aparece em obras literárias e escolas, como isso visando entender sua aplicabilidade e sua teoria e prática no desenvolvimento motor infantil.Neste contexto, buscamos entender a atividade psicomotora como o conceito principal de crianças, educação infantil e a aplicação de exercícios psicológicos na educação infantil.Além de entender mais sobre o assunto da psicomotricidade e enfatizar sua importância para a educação infantil, pois é necessário adquirir habilidades motoras e bom desempenho acadêmico.O estudo possui a metodologia de revisão bibliográfica qualitativa - descritiva. Palavras-chave: Psicomotricidade,Educação infantil, habilidades motoras, desenvolvimento infantil. …

Palavras: 6875Páginas: 25

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTO PARA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LEITURA

A importância da contação de história para a prática da leitura pela criança…

Palavras: 5225Páginas: 19

Estimulo a leitura de livro e compartilhamento dos mesmos em alunos do 3º ano

Este trabalho pretende ofertar as crianças da escoa X uma ação lúdica de conhecimento e compartilhamento da leitura, usando diversos livros e principalmente conhecendo outro lugar de leitura que não a escola. Muitas dessas crianças nunca entraram em uma biblioteca maior que a da escola, outras não tem a oportunidade de escolher os livros que gostariam de ler ou ainda aquelas desconhecem a necessidade da interação com os livros. O 3º ano é a fase final da alfabetização e procuramos tornar essa fase mais interessante para a criança, e se tudo caminhar como previsto, para a família também. No decorrer do trabalho tivemos que propor adequações devido a pandemia de COVID 19, mas acreditamos que o final foi o esperado por nos e pela escola. A interação da família com as crianças e a escola se deu melhor que o esperado. …

Palavras: 3850Páginas: 14

ELEMENTOS AFRO BRASILEIROS ENCONTRADOS NO CATOLICISMO BRASILEIRO

O Brasil é a maior República Federativa da América do Sul. É um dos países mais populosos do mundo e um dos mais multirraciais. Com cerca de 45% da população composta de afrodescendentes, recebeu imigrantes da Itália, Espanha, França, Japão e muito mais, por isso mesmo, riquíssimo em cultura, em culturas! Logo, considerar em Brasil é analisar a brasilidade, tradições, costumes, crenças, sentimentos, língua e linguagens…

Palavras: 1650Páginas: 6

Educação de Jovens e Adultos

O estudo para jovens e adultos garante ao cidadão o acesso integral ao ensino, sem limitações ou restrições. Uma das principais características em que o ensino na modalidade EJA é designado para os alunos que passaram da faixa etária considerada normal mostrando dessa forma que deve-se ser empregado um modelo de ensino que possibilite a trazer esse aluno para o ano escolar que mais esteja em concordância com sua idade. …

Palavras: 2200Páginas: 8

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INF

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em propostas de Educação Infantil. Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). …

Palavras: 3575Páginas: 13

PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇAO DE SURDOS

Este relatório de estágio tem como objetivo observar e analisar os processos avaliativos do desempenho escolar dos estudantes surdos na educação básica. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica seguida de observação em sala de aula finalizando com regência. Em relação a temática selecionada para este estágio, a avaliação de surdos, foi possível observar que a professora sente muita insegurança ainda tanto em elaborar o planejamento de conteúdo, na utilização de recursos didáticos e ainda mais quanto a avaliação da aluna, recorrendo por diversas vezes ao profissional intérprete de Libras. Concluímos então que a avaliação do aluno surdo é tradicional utilizando a mesma base para os alunos ouvintes sem quaisquer considerações diferenciadas ou adaptações e flexibilizações, necessitando assim que as ações de forma conjunta da escola em relação a prática e avaliação deste sujeito sejam revistas. Palavras-chave: estágio; avaliação; regência…

Palavras: 3300Páginas: 12

Internalização dos Currículos

O texto mencionava a internacionalização da área curricular. Em busca de livros e periódicos recentemente indexados socializando investigações que exploram conceitos e definições conceituais de internacionalização da educação em geral e dos currículos em particular constatamos que apesar de inúmeros estudos sobre o tema, raro são os trabalhos dedicados ao aprofundamento dos aspectos conceituais relacionados à internacionalização do currículo. Para os propósitos deste estudo é importante compreender o fenômeno da internacionalização da educação em seus diversos aspectos e peculiaridades. A internacionalização dos programas de estudo ajuda a formar um indivíduo que é inicialmente aquele que se dedica a absorver outras culturas conhecendo suas normas e valores em como experiências e conseguindo aplicá-las a outras culturas e seus hábitos. A internacionalização do currículo deve desenvolver competências nesta área que lhe permitam desempenhar o seu papel na transformação da sociedade atual permitindo o respeito pela diversidade em como pela cultura e pela vida dos outros…

Palavras: 2200Páginas: 8

Abordagens Educacionais Para Surdos

Principais abordagens educacionais para surdos…

Palavras: 1100Páginas: 4

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS

O trabalho trata-se de um artigo de revisão bibliográfica sobre a importância da família na educação dos filhos. O presente artigo busca apresentar a importância da participação da família junto com a escola, pois, essa parceria visa o desenvolvimento integral do aluno, contribuindo para sua formação e adquirir conhecimentos necessário para atuação na sociedade…

Palavras: 4400Páginas: 16

Projeto de trabalho Prática Acadêmica

1.1. Área em que o projeto Será Aplicado: Educacional. …

Palavras: 1100Páginas: 4

PLÁGIO ACADÊMICO E ÉTICA NA PESQUISA

Para aqueles que vão chegando na Universidade, diferentes desafios se abrem, então como diferentes responsabilidades. Diversas vezes, os alunos passaram por um Ensino Médio em que nunca se desenvolveu a realizar um estudo de acordo com os dados, recursos e interesses exigidos em uma pelas instituições de ensino superior. Acontece de um estudante entregar uma produção acadêmica, em sua faculdade, que incide em plágio. Algumas vezes, por não saber como a análise se faz em uma produção, diversas vezes, por má fé também…

Palavras: 550Páginas: 2

A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

O presente trabalho tem como tema a importância do uso de recursos digitais no ensino de alunos dos anos iniciais. A metodologia que foi adotada na formulação do trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, tratados, artigos publicados na internet. Assim, o objetivo geral do presente trabalho busca apresentar por meio de um estudo de caso como a tecnologia influencia o cognitivo dos alunos de series iniciais. Os objetivos específicos buscam apresentar o uso das tecnologias no ensino nas séries iniciais, bem como destacar a influência da tecnologia no cognitivo dos alunos, por fim, elucidar o comportamento cognitivo dos alunos diante das mudanças tecnológicas. Por fim, a presente pesquisa mantem o tema em aberto, ficando proposto que, em um futuro, seja feita uma nova pesquisa com a finalidade de atualizar ou contextualizar os pontos que aqui foram abordados. Também se propõe a realização de um estudo de caso, a fim de contextualizar o que aqui foi estudado na prática…

Palavras: 4950Páginas: 18

TCC Psicomotricidade e Ludicidade

TCC utilizado na Pós Graduação em Psicomotricidade e Ludicidade, tendo como tema: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Obtive nota 10. …

Palavras: 3025Páginas: 11

TCC Avaliação na Educação Infantil

Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, tendo como tema Avaliação na Educação Infantil. Obtive nota 10 com esta Pesquisa Científica…

Palavras: 6325Páginas: 23